Growth Marketing B2B: Estratégias para impulsionar sua empresa!

Growth Marketing B2B: estratégias e táticas para impulsionar o crescimento empresarial

Descubra como implementar o Growth Marketing B2B para ajudar sua empresa a crescer de forma sustentável e otimizar seus esforços de marketing!

Tempo de Leitura: 6 minutos

No cenário de negócios altamente competitivo, as empresas B2B estão constantemente em busca de maneiras eficazes de impulsionar seu crescimento. Uma abordagem que tem ganhado destaque e se mostrado eficaz nesse sentido é o Growth Marketing B2B. 

Neste artigo, exploraremos o que é o Growth Marketing no contexto B2B, porque ele é importante e estratégias e dicas para as empresas implementarem essa abordagem para alcançar resultados notáveis. Acompanhe e confira!

Conheça nosso manifesto

O que é Growth Marketing B2B?

O Growth Marketing, marketing de crescimento em português, é uma abordagem cujas ações estratégicas têm como objetivo a expansão do negócio. Portanto, falar em Growth Marketing B2B é falar em estratégias que visam impulsionar o crescimento sustentável das empresas que vendem para outras empresas. 

Para isso, essa abordagem combina conceitos e segmentos fundamentais do marketing com a busca constante por oportunidades de crescimento. É muito mais do que uma mera técnica ou tática; é uma mentalidade que coloca o cliente no centro e se baseia em suas necessidades e em dados para avaliar e garantir o sucesso dos esforços.

O Growth Marketing também está ligado à ideia de movimento, de agir de forma rápida e eficiente, principalmente dentro do contexto de TI que cresce e muda em um ritmo acelerado e constante. 

Nesse sentido, esse tipo de estratégia é indicado para diferentes organizações que atuam no mercado tech e B2B. As startups, por exemplo, precisam saber o que está ou não funcionando imediatamente e melhorar. Já empresas estabelecidas podem usar o Growth Marketing para testar novas iniciativas de marketing e fugir da estagnação, mas sem destruir o que construíram.

A importância do Growth Marketing B2B

Existem diversas razões pelas quais o Growth Marketing é crucial para as empresas B2B, dentre elas:

Escalabilidade sustentável

Philip Kotler, um dos principais teóricos de marketing, argumenta que o crescimento sustentável é essencial para a longevidade das empresas. E isso é ainda mais crucial no cenário competitivo das empresas B2B.

O Growth Marketing, se aplicada corretamente, permite que as empresas expandam suas operações de forma constante, evitando os altos e baixos frequentemente associados a estratégias de marketing tradicionais.

Isso porque a estratégia tem como pilares criar relacionamentos sólidos com os clientes, acompanhar e atender as demandas específicas do público-alvo do negócio e se adaptar rapidamente às mudanças do mercado. 

Maior eficiência de marketing

O Growth Marketing prioriza o uso eficiente dos recursos de marketing e as estratégias que oferecem o maior retorno sobre o investimento, tornando os esforços de marketing mais econômicos e os resultados mais expressivos. 

Além disso, é uma abordagem data driven, em que dados variados são combinados utilizados como guia para tomar decisões mais rápidas, assertivas e eficientes.

Foco no cliente ideal

Identificar e atender ao cliente ideal é um dos pilares do Growth Marketing. Isso resulta em estratégias mais direcionadas, que aumentam a relevância e eficácia das campanhas. Ou seja, com esse recorte as empresas são capazes de chegar mais longe em menos tempo e com menos esforço.

Aumento da receita

É claro que o aumento da eficiência das estratégias de marketing e o enfoque no crescimento da marca traz como resultado o aumento da receita. O que também é importante para garantir a continuidade dessa expansão. 

Adaptação às mudanças

O mercado B2B está em constante evolução. O Growth Marketing capacita as empresas a se adaptarem rapidamente a essas mudanças e a aproveitarem novas oportunidades. E esses dois fatores são fundamentais para a sobrevivência a longo prazo, retroalimentando este ciclo de crescimento do Growth Marketing B2B.

Estratégias de Growth Marketing B2B

Agora que compreendemos a importância do Growth Marketing B2B, vamos explorar as estratégias essenciais que as empresas podem adotar para impulsionar seu crescimento de forma eficaz:

Identificação do cliente ideal (ICP)

O primeiro passo para o sucesso do Growth Marketing B2B é definir claramente o Perfil do Cliente Ideal (ICP). Isso envolve identificar as características demográficas, comportamentais e de compra do cliente ideal. 

Uma vez que você tenha essa compreensão, pode adaptar suas estratégias de marketing para atender às necessidades da sua buyer persona e encontrar novas oportunidades de crescimento.

Geração de leads qualificados

A geração de leads qualificados é fundamental para o crescimento das empresas B2B. Portanto, o Growth Marketing também deve envolver a criação de estratégias de marketing que atraiam leads com potencial real de conversão. 

Aqui, é possível e importante empregar diferentes táticas para alcançar esse objetivo, como marketing de conteúdo, SEO e mídia paga. Um exemplo interessante de estratégia de geração de leads qualificados com foco em crescimento é oferecer avaliações gratuitas.

Nutrição de leads

Além de captar novos públicos e prospects para o negócio, a nutrição de leads é outra estratégia essencial do Growth Marketing. 

Esse processo de construir relacionamentos com leads ao longo do tempo pode ser feito por meio do fornecimento de conteúdo relevante que os guie em direção à conversão, descontos e recompensas, além de ações de sucesso do cliente. 

Aqui, a automação de marketing pode ser um investimento valioso, pois permite um acompanhamento consistente e personalizado das estratégias adotadas. 

Retenção de clientes

A retenção de clientes é tão importante quanto a aquisição de novos. Um cliente novo custa mais caro e envolve mais esforço do que convencer um cliente que já conhece a marca e teve uma experiência positiva com ela a comprar novamente ou manter a parceria. 

Pensando nisso, as estratégias de Growth Marketing devem incluir ações direcionadas à satisfação do cliente e manutenção do engajamento e relacionamento cliente-marca.

Experimentação e otimização

O Growth Marketing B2B envolve a mentalidade de aprendizado contínuo. Isso significa que as empresas devem estar dispostas a experimentar diferentes abordagens e otimizar suas estratégias com base nos dados e nos resultados obtidos. 

Como já falamos, a análise de dados desempenha um papel crucial nesse processo, pois abre as portas para testes e melhorias rápidas e constantes. 

Assim, o Growth Marketing também pode (e deve!) trazer estratégias criativas, experimentais e inovadoras, capazes de gerar otimizações e, claro, crescimento. E isso se aplica a toda a jornada do cliente, do primeiro contato até o pós-venda.

Dicas para implementar o Growth Marketing B2B

Se você está considerando implementar o Growth Marketing B2B no seu negócio, aqui vão algumas dicas para ter sucesso:

Cultive uma cultura de crescimento

Para adotar uma estratégia de Growth Marketing B2B é necessário, antes, adotar uma mentalidade focada no crescimento. Crescer precisa ser uma meta internalizada e perseguida por todos da equipe, além de um dos valores e pilares da cultura organizacional da empresa.

Só assim, todos poderão falar a mesma língua e trabalhar em prol desse objetivo em comum sem se apegar aos riscos, erros e contratempos. 

Na verdade, uma cultura de crescimento depende justamente de aceitar os fracassos e se concentrar em entendê-los, capitalizá-los, contorná-los e aprender com eles. A ideia é trilhar um caminho rumo ao topo, mas, independente disso, sempre seguir em frente.

Conheça seu ICP

Aprofunde-se na pesquisa e compreensão do seu Perfil do Cliente Ideal (ICP). Quanto mais você souber sobre seu público-alvo, mais eficazes serão suas estratégias de marketing. 

Para isso, vale realizar pesquisas de mercado, monitorar as métricas do seu site e redes sociais, analisar seus concorrentes, coletar feedbacks e analisar seus atuais clientes e tudo mais que puder contribuir com a definição de quem é ou são os consumidores ideais da sua marca.

Assim, você poderá identificar os desejos e as necessidades dos seus clientes, bem como os canais de comunicação usados por eles. E, então, planejar, desenvolver e testar ações com mais assertividade e personalização. 

Invista na geração e nutrição de leads

Desenvolver uma estratégia sólida de geração de leads que atraia leads de alta qualidade é essencial, mas não basta. Além disso, é fundamental se certificar de nutri-los ao longo do tempo, oferecendo conteúdo relevante e personalizado, e novas oportunidades de compra ou motivos para a retenção. Ainda mais dentro do B2B.

Do mesmo modo que qualquer relacionamento, a relação com leads e clientes precisa ser cultivada a partir de estratégias de venda, relacionamento e fidelização. É uma estratégia robusta de geração e nutrição de leads que vai criar o alicerce para você colocar em prática outras estratégias de marketing de crescimento.

Adote recursos de automação de marketing

Usar as ferramentas certas é fundamental para implementar estratégias bem-sucedidas e explorar as possibilidades do Growth Marketing B2B de forma otimizada e eficiente. Nesse sentido, os recursos de automação de marketing podem ser não só interessantes, mas indispensáveis.

Afinal, ferramentas de automação de marketing são extremamente úteis para simplificar processos, acompanhar leads e personalizar interações com os clientes em larga escala. O que ajuda a economizar tempo e aumentar a eficiência das ações.

Estabeleça a colaboração entre Vendas e Marketing

A colaboração eficaz entre as equipes de vendas e marketing também é fundamental. As estratégias de Growth Marketing B2B devem ser desenvolvidas em conjunto para garantir que todos estejam alinhados em relação aos objetivos e à execução, e possam gerar a melhor experiência para o cliente e os melhores resultados para a empresa.

Refine a análise de dados

Ainda que o Growth Marketing seja ágil e criativo, ele está pautado em números e fatos. Portanto, é impossível implementar o Growth Marketing B2B sem adotar processos e recursos de coleta e análise de dados. 

Ferramentas de monitoramento como Google Analytics, testes A/B, pesquisas de satisfação, mapas de calor, métricas, dados, dashboards… tudo isso faz parte do core de uma estratégia de Growth Marketing e é justamente o que garante os resultados expressivos dessa abordagem. 

Gostou de aprender sobre o conceito e as oportunidades do Growth Marketing B2B? Então, é hora de colocá-lo em prática! Para ir além, continue explorando o nosso blog:

Dentre as publicações que você pode gostar de conferir, estão o nosso Guia de Lead Scoring B2B e nosso artigo sobre Big Data e Marketing B2B!

Karina Harumi
Karina Harumi
UX Designer, Analista SEO e Analista WEB na TecnoSpeed e Casa do Desenvolvedor, focada em experiência do usuário e performance. Uma boa experiência é tudo. ♡

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