Com a estratรฉgia de prova social รฉ possรญvel gerar mais credibilidade e valor para o seu negรณcio. Entenda tudo sobre e coloque em prรกtica agora mesmo.
Tempo de Leitura: 4 minutos
Vocรช jรก ouviu falar em gatilhos mentais? Essa estratรฉgia รฉ superinteressante, afinal, se baseia no funcionamento do cรฉrebro para assimilar mensagens e tomar decisรตes, e abriga, dentre outros, o gatilho de prova social, que pode ser bastante รบtil para software houses.
Se vocรช tem interesse em saber mais sobre o conceito de gatilhos mentais para aplicar em suas estratรฉgias de conversรฃo, vale a pena conferir a nossa Imersรฃo Marketing e Vendas e todos os insights sobre este tema que trouxemos por lรก!
Agora, se ficou curioso para entender o porquรช e como o gatilho de prova social pode levar seu negรณcio mais longe, รฉ sรณ continuar a leitura que nรณs explicamos tudo sobre ele, seu funcionamento, importรขncia e aplicaรงรฃo a seguir:
O que รฉ prova social?
Sabe quando vocรช se sente mais seguro ou animado para fazer uma compra depois de ouvir a indicaรงรฃo de um amigo ou ler bons comentรกrios sobre a loja ou item online? ร exatamente disso que trata a prova social!
O gatilho mental de prova social diz respeito ร confiabilidade que sentimos quando existe uma aprovaรงรฃo coletiva prรฉvia sobre alguma marca, produto ou serviรงo. Uma validaรงรฃo para a compra รฉ estabelecida em nossas mentes a partir da experiรชncia de outras pessoas. Jรก dรก para imaginar como esse gatilho รฉ poderoso, nรฃo รฉ mesmo?
Como funciona esse gatilho mental?
Legenda: O gatilho de prova social, portanto, funciona como ferramenta de argumentaรงรฃo ou conversรฃo. | Imagem: Unsplash
O termo foi criado por Robert Cialdini, e descrito no livro โAs Armas da Persuasรฃoโ, baseado na ideia de que as pessoas repetem comportamentos de outras em busca de seguranรงa, afirmaรงรฃo e pertencimento.
Antes, em um mundo sem internet, esse processo era conhecido como โboca a bocaโ, mas hoje em dia ele acontece em muitos outros formatos, como depoimentos, comentรกrios, crรญticas e reviews online, bem como o famoso marketing de influรชncia.ย
O gatilho de prova social, portanto, funciona como ferramenta de argumentaรงรฃo ou conversรฃo e pode se dar tanto de forma orgรขnica, com as pessoas espontaneamente deixando provas sociais sobre seus produtos e marca em seu site, redes sociais, por exemplo, ou planejada, com o uso estratรฉgico desse tipo de conteรบdo em seus materiais ou aรงรตes de marketing e venda.
Fatores determinantes da prova social
Alรฉm disso, existem fatores que influenciam como se dรก a absorรงรฃo e validaรงรฃo desse gatilho mental pelos seus potenciais clientes, tais como:
- Escala: quanto mais avaliaรงรตes, mais forte serรก o argumento de uma prova social;
- Similaridades: quanto maior o grau de semelhanรงa entre a fonte da prova social e quem estรก no processo de decisรฃo, maior a chance de conversรฃo;
- Ambiguidades: as pessoas buscam por ambiguidades ao se deparar com provas sociais, mas costumam chegar a decisรตes a partir das impressรตes da maioria;
- Autoridade: refere-se ao nรญvel de autoridade de quem estรก avaliando; especialistas ou pessoas influentes tendem a gerar maior impacto;
- Atraรงรฃo: ligada ร admiraรงรฃo ou proximidade; as pessoas geralmente sรฃo mais influenciadas por pessoas que conhecem e/ou mais se identificam.
Por que a prova social รฉ importante?
Legenda: Ela traz seguranรงa para os consumidores e gera credibilidade para as marcas e produtos. | Imagem: Unsplash
A prova social รฉ importante por diversos motivos e em diferentes cenรกrios e segmentos. Porรฉm, de forma geral, ela traz seguranรงa para os consumidores e gera credibilidade para as marcas e produtos.
Segundo uma pesquisa da Lett, 52,5% dos consumidores consideram as avaliaรงรตes e comentรกrios de um produto determinantes para a sua decisรฃo de compra online, e esse tipo de dado nรฃo รฉ nenhum pouco surpreendente, nรฃo รฉ mesmo?
O fato รฉ que ninguรฉm quer gastar dinheiro com algo que nรฃo vale a pena e, por meio de uma estratรฉgia de prova social, seu negรณcio pode se tornar mais transparente, aceito e atrativo diante do mercado, ampliando sua taxa de conversรฃo e autoridade.
Alรฉm disso, para obter e poder usufruir do gatilho de prova social, รฉ necessรกrio primeiro se dedicar a oferecer uma boa experiรชncia ao cliente, o que, sem dรบvidas, jรก trarรก diversos benefรญcios para a sua empresa e suas vendas. Uma coisa leva a outra e vice-versa!
Como utilizar a prova social em vendas?
Aqui estรฃo algumas formas de explorar o gatilho de prova social nas suas estratรฉgias de vendas e marketing:
Desenvolva cases de sucesso
Um case de sucesso รฉ uma prova social poderosa que pode ajudar significativamente suas vendas, afinal, gera identificaรงรฃo, traz comprovaรงรตes de que sua soluรงรฃo funciona e pode ser compartilhado de diversas formas e em diversos canais para chegar atรฉ seu pรบblico.
Compartilhe feedbacks positivos nas redes sociais
As redes sociais sรฃo parte das nossas vidas e รฉ raro quem nรฃo esteja em pelo menos uma delas todos os dias. Por isso, divulgar provas sociais positivas sobre o seu negรณcio ou produtos nas suas redes รฉ uma excelente forma de atraรงรฃo para uma futura venda.
Use os nรบmeros ao seu favor
Os nรบmeros sรฃo mais um gatilho mental poderoso que, ao serem associados com as provas sociais, podem levar suas conversรตes ainda mais longe. Isso porque eles geram confianรงa, impacto e sรฃo facilmente assimilados.
Destaque seus produtos mais vendidos
Essa organizaรงรฃo aparentemente nรฃo intencional que aparece em alguns e-commerces tambรฉm รฉ uma estratรฉgia de prova social. Uma categoria ou pรกgina de produtos mais vendidos comunicam que vรกrias pessoas jรก consumiram aqueles itens e, sรณ por isso, eles merecem pelo menos aquela famosa โolhadinhaโ.
Aplique no seu pitch de vendas
Sim, a prova social tambรฉm pode (e deve!) ser usada como argumento de venda. Compartilhar a experiรชncia de um outro cliente รฉ uma รณtima forma de gerar identificaรงรฃo, valorizar todos os pontos fortes e resultados da sua soluรงรฃo e converter mais negociaรงรตes.
Prova social para gerar conversรฃo
Legenda: Sim, a prova social tambรฉm pode (e deve!) ser usada como argumento de venda. | Imagem: Feepik
Viu sรณ quantas formas diferentes de aplicar a prova social no seu negรณcio? E falando especificamente do segmento de softwares, onde os clientes nem sempre compreendem o lado tรฉcnico ou conseguem visualizar de forma direta o valor das suas soluรงรตes, esse tipo de estratรฉgia pode fazer toda a diferenรงa para a conversรฃo.ย
Quer aprender mais sobre esse gatilho mental e outras estratรฉgias e prรกticas que podem levar sua software house ainda mais longe? Entรฃo, venha transformar suas vendas com o Programa Software House de Sucesso:ย
Sรฃo dezenas de conteรบdos valiosos para o seu negรณcio que jรก ajudaram e continuam ajudando os desenvolvedores e gestores de software house da nossa comunidade a conquistar resultados memorรกveis! Vai ficar de fora dessa?