Emprego em TI: panorama do mercado e dicas para trabalhar na área

Emprego em TI: um panorama do mercado e como conseguir uma boa oportunidade na área

Confira o panorama dos empregos na área de Ti!

Buscar um emprego em TI e encontrar um bom profissional da área são dois grandes desafios. Neste post a gente te dá a solução para ambos!

Tempo de Leitura: 4 minutos

Na área da tecnologia, quando o assunto é empregabilidade, oportunidades não costumam faltar. Isso porque as atuações e empregos em TI são cada vez mais relevantes no mundo globalizado e digital em que vivemos.

Porém, há sempre uma preocupação que acompanha tanto os trabalhadores quanto os recrutadores nesse contexto. Para os desenvolvedores, a questão é encontrar boas oportunidades. Para quem recruta, é encontrar profissionais capacitados.

E é sobre esses desafios que falaremos hoje! Venha entender mais sobre como vai o mercado de TI, as possibilidades de atuação e o perfil de um desenvolvedor e como é possível se dar bem nessa área, seja contratando ou buscando emprego!

Conheça a Casa do Desenvolvedor

Empregos na área de TI estão em alta?

Se formos olhar pela perspectiva geral, o mercado de tecnologia é um dos que mais cresce e tende a crescer nos próximos anos. A expectativa divulgada pela Brasscom é de que 420 mil novas vagas de emprego na área sejam criadas até 2024.

Além disso, o crescimento que já era previsto para o ano de 2020 foi ainda mais expressivo considerando as consequências da pandemia da COVID-19 e do isolamento social, tanto no cenário mundial como no brasileiro, como faremos mais a seguir.

Por outro lado, o setor da Tecnologia da Informação também enfrenta o desafio de formar profissionais e conseguir suprir toda essa demanda. Infelizmente, o número de formados na área não é proporcional ao seu crescimento e ainda existem muitas lacunas em demandas gerais e específicas.

O mesmo levantamento da Brasscom, por exemplo, prevê a formação de 70 mil profissionais ao ano até 2024, o que representa um déficit de pelo menos 260 mil profissionais para as vagas que irão surgir nesse período. Isso sem levar em consideração as habilidades e o nível de especialidade exigido nessas ofertas.

Mas o que faz um Dev, afinal?

Desenvolvedor, ou “Dev” para encurtar, é o profissional responsável pela programação, validação e manutenção de um software, o qual pode ter diversos formatos e finalidades. Nesse sentido, existem várias especialidades dentro da área do desenvolvimento, como web, mobile, front e back-end, full stack, sistemas, jogos, banco de dados e muitas mais.

Qual o perfil geral de um Dev no Brasil?

  • mais de 90% têm formação superior
  • 59% são brancos e asiáticos
  • somente 20% são mulheres
  • full stack, front-end e back-end são as áreas de maior interesse por parte dos desenvolvedores
  • mais de 75% das empresas buscam profissionais plenos ou seniores

Segundo o LinkedIn, as competências técnicas mais buscadas na área foram: Git, Unity, JavaScript, React.js, Scrum, design de experiência do usuário, SQL, design de interface do usuário, Cascading Style Sheets (CSS) e o Node.js que inclusive é utilizado aqui na TecnoSpeed.

E aqui na TecnoSpeed, por exemplo, nós sempre procuramos talentos de nodeJS. Ou seja, há necessidade de diferentes profissionais, também variando de acordo com a software house.

A mesma pesquisa também apontou São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Curitiba como as principais localidades de contratação, ainda que 20% das vagas ofertadas fossem para funções remotas.

Dentre os cargos comuns registrados pelos usuários estão: engenheiro(a) de software, desenvolvedor(a) de back-end, desenvolvedor(a) de jogos, desenvolvedor(a) de front-end, designer de interface do usuário, desenvolvedor(a) web e analista de segurança cibernética.

Aumento do número de vagas em TI na pandemia

A pandemia levou praticamente tudo para o digital: o trabalho, a escola, o mercado, o restaurante, o shopping, os encontros… as empresas precisaram se adaptar, novos negócios surgiram nesse contexto, tendências foram aceleradas e tudo isso criou novas demandas para o mercado de tecnologia.

E essas demandas somadas à mobilidade possibilitada pela área de TI, à familiaridade de muitos profissionais com o modo de trabalho remoto e home office e ao cenário já favorável do segmento digital e tech fizeram as vagas em TI explodirem. 

Como conseguir emprego em TI?

Como você viu, vagas de emprego em TI não faltam, mas, como conseguir uma boa colocação na área? Pode ter certeza que não é porque está sobrando vaga que essa missão é fácil de ser completada. 

Para isso, você precisará cumprir dois passos principais: buscar uma qualificação (ou várias!) para se diferenciar no mercado e se conectar com as vagas disponíveis para não deixar nenhuma oportunidade bacana passar. Vamos às dicas?

É preciso se qualificar

O mercado de TI está carente de mão-de-obra, mas não só isso, está precisando de mão-de-obra especializada, de profissionais capazes de fazer a diferença em suas áreas.

Para conseguir um emprego em TI, portanto, é essencial se qualificar e ir além do básico. O que não necessariamente quer dizer que você precisa investir em uma especialização acadêmica. Na área tech, as comunidades, cursos online, fóruns e o autoaprendizado são elementos muito fortes e eles realmente podem te ajudar a se destacar e crescer na área. 

Confira mais sobre os empregos na área de TI, no vídeo abaixo:

E como a TecnoSpeed está há 15 anos no mercado com a missão de fortalecer o desenvolvedor de software nacional, nós resolvemos ampliar nossa atuação e lançamos A Casa do Desenvolvedor, um ambiente totalmente focado no universo do desenvolvimento de software e na conexão de empresas, parceiros e profissionais da nossa rede.

Nessa plataforma, entre outras coisas, você vai poder conquistar essa qualificação, seja trocando conhecimento em nossos fóruns ou realizando uma de nossas capacitações gratuitas no ambiente que chamamos de HUB da Casa do Desenvolvedor.

Se interessou? Então você precisa saber também que nossas formações são ricas e capazes de ajudar de juniores a especialistas. Confira a nossa lista completa de cursos e venha para a nossa comunidade, basta clicar no bitão abaixo!

Sem dúvidas, a escassez de mão-de-obra em TI afeta tanto os desenvolvedores quanto as software houses e o mercado como um todo, mas a Casa do Desenvolvedor pode te ajudar a enfrentar esse cenário em todas as perspectivas. Vamos juntos mudar essa realidade?

Casa do Desenvolvedor
Casa do Desenvolvedor
Somos a Casa do Desenvolvedor, uma comunidade que tem como propósito, fortalecer o desenvolvimento de software no Brasil. Faça parte você também dessa comunidade!

1 Comment

  1. […] mercado de TI é um dos que mais crescem atualmente, demandando uma grande qualidade de profissionais […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo