Descrição de cargo: importância, onde aplicar, como fazer e exemplos.

Descrição de cargo: descubra a importância dessa definição e como fazer a sua.

Descrição de Cargo
 

Descubra porque toda organização precisa de uma descrição de cargo, o que um bom job description tem e como fazer o seu passo a passo!

 

Tempo de Leitura: 4 minutos

O sucesso de um processo de seleção e contratação começa na elaboração de uma boa descrição de cargo. O job description é a porta de entrada para candidatos qualificados e também para um bom desenvolvimento dos colaboradores dentro da empresa.

Exatamente por isso, as descrições de cargos não podem ser tratadas como algo banal ou uma mera formalidade. Elas podem servir como ferramentas poderosas para recrutadores e fazer toda a diferença dentro da área de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas.

Quer saber mais sobre o assunto e descobrir como fazer uma descrição de cargo clara, completa e agregadora? É só continuar a leitura. E trouxemos também exemplos para te inspirar ao criar as suas e dicas de onde aplicá-las e publicá-las. Vem ver!

Conheça a Casa do Desenvolvedor

O que é uma descrição de cargo?

Se considerarmos que um cargo é a determinação de um conjunto de atividades e responsabilidades que devem ser desempenhadas dentro de uma empresa, uma descrição de cargo é justamente o detalhamento dessas responsabilidades somadas às atribuições necessárias para desempenhá-las, seu nível hierárquico e de autonomia na organização.

Ou seja, um job description é uma espécie de mapa para os profissionais executarem suas tarefas de forma satisfatória e visando atingir os objetivos estratégicos da empresa em que estão inseridos.

Qual é a importância de uma descrição de cargo bem feita?

A grande importância de elaborar uma descrição de cargo clara e completa é garantir que a comunicação entre a organização e seus colaboradores (atuais ou futuros) tenha o mínimo de ruído possível. 

A descrição é o que vai estabelecer os requisitos e oportunidades na oferta de uma vaga, assim como guiar os profissionais para cumprirem suas funções da forma esperada pela empresa. Ela é importante pensando em organização, clareza e otimização de tempo!

Basicamente, quanto mais bem estabelecida for a descrição de cargos dentro de uma empresa, melhor ela funcionará. A gestão se torna mais fácil e eficiente, as expectativas são alinhadas, as pessoas têm mais ciência de suas responsabilidades e direitos, e ambos os lados da relação ganham em segurança, transparência e produtividade.

Como fazer uma descrição de cargo?

Para ser efetiva, a descrição de cargo precisa ser o mais clara e concisa possível, ao mesmo tempo que deve ser dinâmica para acompanhar as demandas que podem surgir internamente ou frente ao mercado. 

Além disso, é importante lembrar que uma descrição de cargo é sempre única e específica, ou seja, depende do contexto e realidade de cada função e organização. Cada empresa terá suas exigências, estruturas e estratégias que irão guiar a elaboração de suas job descriptions.

Exemplo de descrição de cargo

Com os pontos acima em mente, vamos conhecer a estrutura básica de uma descrição de cargo? Ela contempla os seguintes tópicos e dados:

  • Identificação: o nome completo e específico do cargo;
  • Organograma: a posição hierárquica da função - superiores e subordinados;
  • Missão do cargo: o objetivo principal do cargo dentro da organização;
  • Atividades: a lista detalhada das responsabilidades que contempla;
  • Experiência: tempo de atuação na área ou função exigidos para ocupá-la;
  • Formação acadêmica: o tipo e nível de instrução mínimo exigido à função;
  • Competências: habilidades técnicas e comportamentais para o cargo;
  • Treinamentos: preparações obrigatórias que o profissional deve ter ou obter.

Em alguns casos, os tópicos Experiência, Formação Acadêmica, Competências e Treinamentos são agrupados em “Requisitos”. E para anúncios de vagas, também é importante incluir tópicos apresentando a organização e os benefícios e salário da oferta.

Quais canais possíveis para publicar as vagas?

Por falar em vagas, essas descrições de cargos podem ser publicadas em diferentes canais, como por exemplo:

LinkedIn e outras redes sociais

O LinkedIn se tornou uma ótima ferramenta para contatos profissionais e recrutamento, e possui inclusive recursos específicos para você dispor a descrição de cargo das vagas que estiver anunciando. De forma mais abrangente, as demais redes sociais das empresas podem servir de canal de divulgação para oportunidades de emprego.

Portais de vagas

Existem também plataformas online de divulgação de vagas que contribuem para o processo de recrutamento e seleção. Elas geralmente têm um alcance mais amplo, porém menos refinado de candidatos, o que torna essencial contar com uma boa descrição de cargo nos seus anúncios.

Casa do Desenvolvedor

A Casa do Desenvolvedor possui um Portal de Empregos especializado no mercado de TI, em que recrutadores podem anunciar suas vagas na área e os melhores profissionais podem encontrar excelentes oportunidades. Fica a dica!

Onde mais posso aplicar a descrição de cargos?

Que a descrição de cargos é útil e, mesmo, essencial para o processo de recrutamento e seleção, já deu para perceber, né? No entanto, ela também pode ser aplicada para:

Análises de desempenho

Com uma descrição de cargos bem definida, gestores e RH conseguem realizar análises acuradas das competências e do desempenho dos colaboradores e identificar pontos de melhoria, habilidades que podem ser valorizadas e outros tipos de oportunidades. 

Plano de carreira e ações de desenvolvimento

Conectado ao tópico anterior, as descrições permitem uma visão clara entre o que é esperado dos profissionais e o que eles realmente possuem ou entregam, servindo para o estabelecimento de ações de desenvolvimento, como treinamentos e planos de carreira.

Auditorias e certificações

Por fim, a descrição de cargos também é uma padronização e documentação exigida para determinadas certificações e padrões técnicos, como a ISO 9001. Então, ao traçar job descriptions para suas funções internas, as empresas podem conquistar reconhecimentos valiosos.

Resumindo: as descrições de cargos são ferramentas de extrema importância para a organização e sucesso de qualquer instituição, e ainda mais essencial dentro dos processos de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas. 

Agora que você já sabe da importância, vamos divulgar suas oportunidades de trabalho na área de TI no nosso portal de empregos? Acesse o link abaixo!

Temos certeza que os nossos conteúdos vão te ajudar a valorizar seu capital humano como ninguém 😉 

Deixe sua opinião nos comentários. 

Karina Harumi
Karina Harumi
Analista de Marketing e Inovação. Responsável pelo Fórum e pelo Blog da Casa do Desenvolvedor da TecnoSpeed, a comunidade de fortalecimento do desenvolvimento de software no Brasil e uma apaixonada pelo universo do UX/UI Design. Uma boa experiência é tudo. ♡

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.