O CES - Customer Effort Score รฉ uma mรฉtrica valiosa na hora de avaliar e buscar a satisfaรงรฃo e fidelizaรงรฃo de clientes. Confira tudo sobre ela neste artigo!
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Vocรช sabe o que รฉ Customer Effort Score, ou CES para encurtar? Essa mรฉtrica de experiรชncia รฉ uma das mais importantes quando o assunto รฉ medir o nรญvel de satisfaรงรฃo do cliente.ย
Ela estรก ligada ao esforรงo que o consumidor precisa fazer para interagir com seu produto, serviรงo ou marca e ter sua demanda solucionada. Jรก dรก para imaginar o quanto esse indicador pode ser crucial para otimizar suas estratรฉgias voltadas para experiรชncia, nรฃo รฉ?
Portanto, vamos logo entrar nesse assunto e entender o que รฉ Customer Effort Score, sua histรณria, importรขncia e indicaรงรตes? Tambรฉm ensinamos como calcular o CES e interpretar seus resultados, alรฉm de dicas para melhorar a pontuaรงรฃo do seu negรณcio. Acompanhe e confira!
O que รฉ o Customer Effort Score?
Customer Effort Score, traduzindo, รฉ a Pontuaรงรฃo ou รndice de Esforรงo do Cliente. Na prรกtica, ela รฉ uma mรฉtrica que tem como foco medir e entender o nรญvel de esforรงo dos consumidores.ย
Ou seja, ela serve para mensurar o quรฃo trabalhoso foi para um usuรกrio e cliente resolver seu problema ou necessidade junto de uma marca e seus produtos ou serviรงo. E, a partir disso, a organizaรงรฃo pode pensar em formas de diminuir este esforรงo e facilitar a jornada do cliente.
O Customer Effort Score pode ser medido em diferentes etapas da jornada de compra e avaliar diversas interaรงรตes do consumidor com a marca, como atendimento, troca, devoluรงรฃo, instalaรงรฃo, montagem, atualizaรงรฃo, suporte, e por aรญ vai.
A pesquisa para se chegar atรฉ o CES รฉ qualitativa e baseada em uma simples e รบnica pergunta que costuma ser algo como:
- Quรฃo fรกcil foi realizar a troca da sua compra?
- Quanto vocรช se esforรงou para solucionar o seu problema?
- Como vocรช avalia o nosso processo de compra?
- Qual o nรญvel de dificuldade que vocรช teve para instalar o nosso produto?
- Este atendimento foi รบtil e resolveu seu problema?
As respostas sรฃo sempre coletadas a partir de um tipo de escala. As opรงรตes disponรญveis e suas diferenรงas explicaremos mais adiante, junto do cรกlculo do CES.
No entanto, se percebe pelas perguntas que o CES tem relaรงรฃo direta com a satisfaรงรฃo dos clientes e com a complexidade dos processos de uma marca. Por isso รฉ uma mรฉtrica que ganhou popularidade e adeptos desde o seu surgimento.
Breve histรณria sobre o surgimento do CES
Se vocรช gosta de saber a origem das coisas e ficou curioso para saber de onde surgiu o conceito de Customer Effort Score, a gente te conta jรก!
Ele foi citado pela primeira vez lรก em 2010, na revista Harvard Business Review. Mais especificamente no artigo โStop Trying to Delight Your Customersโ (โPare de tentar encantar seus clientesโ) escrito por Matthew Dixon, Karen Freeman e Nick Toman.
Nele, esses trรชs estudiosos e autores discutem como a ideia de โagradar e encantarโ os clientes foi tรฃo internalizada e reproduzida pelos negรณcios e profissionais que raramente รฉ questionada. E, entรฃo, eles se propรตem a fazer exatamente isso.ย
Ao fim, eles chegam ร conclusรฃo de que o esforรงo em superar as expectativas dos clientes nรฃo รฉ tรฃo significativo quanto ajudรก-los a resolver seus problemas da forma mais rรกpida e fรกcil que for possรญvel em termos de fidelizaรงรฃo.
E justamente para ajudar os empresรกrios e gestores a facilitar a vida de seus consumidores que eles apresentam a mรฉtrica de Customer Effort Score.ย
CES x NPS
Talvez tenha surgido na sua mente a pergunta: e o NPS? Ele tem alguma relaรงรฃo com o CES? Qual a diferenรงa entre essas mรฉtricas e metodologias de avaliaรงรฃo?
Bom, ambas estรฃo ligadas ร satisfaรงรฃo do cliente e consistem em pesquisas que visam mensurar um parรขmetro qualitativo a partir de uma sistematizaรงรฃo de 1 pergunta e 1 escala. No entanto, cada uma direciona a resposta do cliente de uma forma.
A pesquisa NPS รฉ focada na satisfaรงรฃo e chances de recomendaรงรฃo de uma marca/produto/serviรงo. O CES tem seu foco no esforรงo do cliente.ย
Assim, o NPS costuma envolver mais fatores subjetivos e ser ligeiramente mais amplo que o CES. Ao responder ร pesquisa de CES, o cliente normalmente consegue pensar em critรฉrios mais racionais e definidos para sua resposta.
Por isso, o CES acaba rendendo um retorno mais transacional e preciso, alรฉm de servir tanto para coletar e identificar experiรชncias negativas quanto positivas. No entanto, a possibilidade de combinar o CES e o NPS tambรฉm รฉ bastante interessante.
Uma forma de fazer isso รฉ aplicar o NPS primeiro para classificar os consumidores por grau de satisfaรงรฃo e, entรฃo, usar o CES para obter a percepรงรฃo de esforรงo em cada um dos grupos.
Por que e quando utilizar o CES?
Legenda: O CES pode ser usado para avaliar a satisfaรงรฃo e esforรงo dos clientes. | Imagem: Unsplash
O CES pode ser usado para avaliar a satisfaรงรฃo e esforรงo dos clientes em diferentes pontos de contato e etapas. Isso vai depender do seu objetivo e tambรฉm de onde estรฃo as principais crรญticas e gargalos do seu negรณcio.
Entretanto, um detalhe importante sobre essa coleta e anรกlise รฉ o seu timing. O Customer Effort Score deve ser coletado logo depois da aรงรฃo a ser medida. Ou seja, imediatamente apรณs a conclusรฃo da compra, um processo de devoluรงรฃo, uma entrega ou um chamado de suporte.
Isso รฉ fundamental para garantir a precisรฃo das respostas e aumentar as chances de engajamento dos clientes na pesquisa. Quanto mais tempo passar entre o processo ou interaรงรฃo e a pesquisa, menos confiรกvel se tornarรก o CES.
Falando sobre o porquรช vale utilizar o CES, ele รฉ uma forma simples de reunir informaรงรตes valiosas para qualquer negรณcio.ย
Entendendo o nรญvel de esforรงo de seus clientes รฉ possรญvel medir a eficiรชncia de seu UX, CTAโs, recursos e prรกticas de atendimento e muito mais. E, consequentemente, otimizar suas estratรฉgias de customer success e indicadores como LTV, churn, taxa de conversรฃo e CAC, por exemplo.
Alรฉm disso, como jรก falamos, o CES estรก ligado ao รญndice de satisfaรงรฃo e fidelidade dos clientes. A pesquisa que originou essa mรฉtrica revelou que 96% dos clientes com experiรชncias de alto esforรงo se tornam desleais ร s empresas que as proporcionaram.ย
Por outro lado, somente 9% dos consumidores com experiรชncias de baixo esforรงo se tornam infiรฉis. Viu sรณ como ficar de olho no esforรงo dos seus clientes รฉ interessante? Sarah Dibble, consultora executiva da Gartner, defende que โse vocรช puder medir apenas uma รบnica coisa, deveria ser o esforรงoโ.
CES 1.0 e CES 2.0
Logo quando foi criado, em 2010, o CES era medido a partir de uma escala de 1 a 5. Nela, o 1 era referente a โPouco esforรงoโ e o 5 a โMuito esforรงoโ, e os demais nรบmeros as variaรงรตes deste intervalo.
No entanto, essa versรฃo, conhecida como CES 1.0, acabou sendo atualizada por gerar dรบvidas e dificuldades de interpretaรงรฃo.ย
Em 2013, portanto, surgiu a versรฃo CES 2.0. Nela, a escala passou a ser de 1 a 7 e oferecer nรญveis de concordรขncia/discordรขncia, rendendo uma interpretaรงรฃo e resposta mais clara e direta.
Como calcular o CES?
O Customer Effort Score pode ser calculado de diferentes formas, mas tudo se inicia com a escala da pesquisa. Existem trรชs tipos que podem ser utilizados:
Escala Likert
A Escala Likert รฉ a mais utilizada, pois dรก match com o teor qualitativo da pesquisa de CES. Ela รฉ justamente aquela escala de 7 pontos de concordรขncia/discordรขncia que comentamos ali em cima. Olha sรณ:
fonte da imagem: xgen.com.br
ย
Existem variaรงรตes dela com 9 e 4 pontos, portanto, vale adaptar conforme for mais interessante e proveitoso para seu negรณcio. Tambรฉm รฉ bacana incluir elementos grรกficos, cores e descriรงรตes para facilitar a interpretaรงรฃo da escala.
Escala Numรฉrica
O CES tambรฉm pode ser medido a partir de uma escala numรฉrica, caso ache mais fรกcil e didรกtico para vocรช e seus clientes. Aqui, os elementos visuais e textuais de apoio sรฃo igualmente bem-vindos para evitar dรบvidas e erros de interpretaรงรฃo.
Escala de emoticons
Por fim, hรก a possibilidade de adotar uma abordagem mais lรบdica e ilustrar as opรงรตes da sua escala com emoticons. Eles tornam a pesquisa mais amigรกvel, leve e atrativa, alรฉm de trazerem um reforรงo visual. Mas demanda atenรงรฃo ao pรบblico para ser eficiente.ย
Depois de definir a escala, aplicar a pesquisa e coletar os resultados รฉ hora de calcular o CES do processo em anรกlise.
Neste ponto, a escala numรฉrica garante uma vantagem, pois รฉ possรญvel chegar a um nรบmero mรฉdio do seu CES a partir de uma mรฉdia ou mรฉdia ponderada das respostas.
Jรก ao optar pela Escala Likert ou de emoticons, vocรช pode trabalhar com as porcentagens de cada opรงรฃo de resposta ou atribuir um nรบmero a cada nรญvel de resposta e fazer o cรกlculo da maneira que sugerimos para a escala numรฉrica.
Interpretando os resultados
Legenda: A interpretaรงรฃo dos resultados vai depender da metodologia de cรกlculo utilizada. | Imagem: Freepik
A interpretaรงรฃo dos resultados vai depender da metodologia de cรกlculo utilizada, no entanto, o objetivo รฉ sempre gerar o mรญnimo de esforรงo para os clientes.ย
No caso de um cรกlculo e anรกlise mais qualitativa, ter mais respostas positivas do que negativas jรก รฉ um bom sinal. E quanto maior for essa diferenรงa, melhor.
Jรก no caso de uma anรกlise numรฉrica e quantitativa, o ideal รฉ obter e manter uma pontuaรงรฃo acima de 5 โ considerando uma escala de 7 pontos. Quanto maior sua mรฉdia, menor o esforรงo; e quanto menor o esforรงo, melhor.
Dicas para melhorar a pontuaรงรฃo CES
Obteve a sua pontuaรงรฃo CES e nรฃo estรก satisfeito? Entรฃo, รฉ hora de arregaรงar as mangas para diminuir o esforรงo dos seus consumidores.
Existem inรบmeras formas de fazer isso e, novamente, depende do processo que vocรช estiver analisando e das particularidades do seu negรณcio.
Em muitos casos รฉ necessรกrio buscar dados mais aprofundados e detalhados sobre as dificuldades enfrentadas pelos clientes antes de implementar uma melhoria. Entรฃo, essa jรก รฉ uma primeira dica.ย
Alรฉm disso, vale ficar de olho nos comentรกrios dos clientes, analisar as mรฉtricas e desempenho das suas pรกginas (no caso de interaรงรตes digitais) e fazer testes para validar versรตes otimizadas.
Seu foco รฉ em experiรชncia? Temos muito mais conteรบdo para vocรช!
Quer encontrar mais dicas e trocas valiosas sobre a รกrea de experiรชncia do cliente? Nรฃo se preocupe, temos uma editoria recheada de artigos superinteressantes e รบteis para vocรช explorar:
E se quiser uma sugestรฃo de por quais comeรงar, sugerimos nosso guia do NPS 3.0 e o artigo sobre as vantagens do Customer Care e como implementar essa estratรฉgia!ย