Analista de Dados e sua importância para Software Houses

Analista de Dados e sua importância para Software Houses

Analista de Dados e sua importância para Software Houses

A análise de dados é fundamental e os analistas são peças-chave nesse processo. Conheça mais sobre essa carreira e sua atuação.

Tempo de Leitura: 5 minutos

A era da informação trouxe consigo a necessidade de análise de dados para a tomada de decisões assertivas. E, nesse contexto, o analista de dados assume papel fundamental nas empresas, principalmente as de tecnologia, como as software houses.

Talvez você não tenha notado, mas, diariamente, geramos uma grande quantidade de dados, seja em nossas navegações, jogando ou em nossas visitas às redes sociais. Este aglomerado de conteúdo, quando analisado, gera uma informação relevante, é aí que o Analista de Dados tem o seu papel.

Imagine só a quantidade de informações processadas por servidor de um e-commerce, tudo parece meio nebuloso sobre como é ofertado o produto que estamos procurando.

Tudo isso acontece por trás da cortina da ciência de dados, que tem como responsável o analista. Ele transforma vários padrões e estatísticas isoladas em informações preciosas para as empresas. Vamos descobrir mais sobre esta intrigante carreira de TI.

Conheça nosso manifesto

O que é Análise de Dados?

A análise de dados é uma técnica que envolve a coleta, tratamento e interpretação para obter insights usados para tomar decisões em uma empresa. Essa técnica se baseia em dados estatísticos e matemáticos, sendo aplicada em diversas áreas, como marketing, finanças, saúde, entre outras.

Tipos de Análise de Dados

 Como existe uma infinidade de tipos de dados, muitas aplicações e finalidades para estas informações, foi convencionado a divisão deste estudo em grupos, são eles:

Descritiva - Este tipo de análise refere-se ao que aconteceu, examinando o histórico de dados para buscar a resposta de uma questão.

Diagnóstica - Busca entender como aconteceu, busca descobrir a relação entre os dados.

Preditiva - Esta está ligada ao que irá acontecer, estudando dados recorrentes para tentar predizer acontecimentos futuros.

Prescritiva - Refere-se ao estudo do que fazer, aplicando a modelagem de dados para uma melhor tomada de decisões.

O que faz um Analista de Dados?

O analista de dados é o profissional responsável por coletar, organizar e analisar informações para identificar oportunidades de melhoria e tomada de decisões na empresa. Esse profissional deve possuir conhecimento técnico em programação, banco de dados e estatística para conseguir interpretar os dados coletados e transformá-los em informações úteis.

A rotina e responsabilidades de um analista de dados

O trabalho do analista de dados geralmente pode ser cooperado com outros funcionários de um negócio, como o engenheiro e o cientista de dados. 

Nesse sentido, a rotina deste profissional é analítica, extraindo e aplicando a análise de dados para obtenção das informações desejadas e depois exibir os resultados.

Contudo, é necessário utilizar um conjunto de habilidades, técnicas (matemáticas e estatísticas) e ferramentas para alcançar o resultado.

Habilidades necessárias para ser um analista de dados

Como todo profissional da ciência de dados, algumas habilidades-chave são essenciais para este tipo de especialista. A saber, tanto hard skills quanto soft skills.

Hard Skills

Hard Skills representam habilidades mais técnicas necessárias para o desempenho da atividade do analista de dados. Dentre elas: 

Conhecimentos em matemática e estatísticas - São acima de tudo habilidades fundamentais para qualificar e realizar a análise de dados;

Planilhas eletrônicas - Apesar de usar ferramentas específicas para a análise, é necessário ter um bom conhecimento em Excel e outras planilhas eletrônicas para migração dos dados e a sua manipulação; 

Conhecimento em programação - Mesmo que não seja o foco do analista de dados, conhecer o mínimo de programação vai ajudar muito na autonomia deste profissional. Por exemplo, no momento da extração de informações de um banco de dados. 

Soft Skills

Apesar de serem habilidades mais abstratas e comportamentais, o conjunto de soft skills é indispensável para formação e desempenho de um bom analista de dados. Dentre estes atributos, destacam-se:

Comunicação - É de suma importância que o analista de dados tenha uma boa comunicação escrita e verbal, para que ele consiga tanto solicitar os dados corretos das fontes, como também elaborar relatórios precisos sobre as informações consolidadas;

Resolução de problemas - Outro elemento muito relevante para este profissional é o pensamento crítico, pois leva ao entendimento correto dos problemas que uma análise de dados deve resolver, desta forma, os resultados serão muito mais precisos.

Entendimento do nicho em que atua - Cada mercado possui suas peculiaridades, é responsabilidade do analista de dados desvendar os pequenos detalhes do negócio em que atua, para apresentar informações personalizadas e ainda mais relevantes.

Como se tornar um analista de dados e qual a base salarial?

Para ingressar nesta carreira de TI é necessário, além do conjunto de técnicas e conhecimentos apresentados, se atualizar sobre a temática de banco de dados e a extração destas informações. Existem várias graduações e cursos de especialização nas áreas de computação, matemática, estatística e engenharia que podem ser apropriadas para a formação de um analista de dados.

Aliás, devido ao aumento da sua importância nos últimos anos, a remuneração relacionada a análise de dados teve um acréscimo de 40% somente entre os anos de 2019 e 2021, com profissionais chegando a ganhar até 12 mil reais por mês.

Por que toda empresa precisa de ter um analista de dados?

Empresas de diversos setores necessitam destes profissionais para que através das suas análises sejam traçadas tendências e planos de ação de investimentos mais exatos. Empresas de tecnologia, desenvolvimento e de marketing são as que mais consomem esses especialistas.

Como o analista de dados pode otimizar a gestão em Software Houses?

A análise de dados pode ser utilizada em Software Houses para otimizar a gestão de projetos, aprimorar o relacionamento com o cliente e aumentar a eficiência de processos internos. Assim, seguindo essa análise, é possível identificar padrões de comportamento do cliente, prever demandas futuras e entender melhor as necessidades dos usuários, ajudando a desenvolver soluções mais adequadas e melhorar a experiência como um todo. Além disso, a análise de dados pode ser utilizada para identificar gargalos nos processos, tornando-os mais eficientes e reduzindo custos.

Então, para otimizar a gestão em Software Houses, é possível utilizar dashboards em ERPs. Esses painéis de controle fornecem informações em tempo real sobre diversos indicadores de desempenho, como tempo de desenvolvimento de um projeto, número de bugs encontrados, taxa de conversão de vendas, entre outros. Com essas informações em mãos, os gestores da Software House podem tomar decisões melhor embasadas e rápidas.

O uso de dashboards tem se mostrado uma ferramenta importante para a aplicação de ciência de dados, permitindo a visualização e análise de dados de forma clara e objetiva. É fundamental escolher as métricas certas para tornar os dados acessíveis e compreensíveis para a equipe que irá trabalhar com eles. Empresas podem usar dashboards para melhorar suas estratégias de negócios, aumentando a eficiência e a tomada de decisão.

Um pouco mais sobre ciência de dados, carreiras de TI e o mundo das Softwares Houses

Vamos continuar e aprofundar nossa conversa sobre estes temas? Se você está interessado em ingressar no universo da tecnologia, precisa conhecer a ciência de dados, carreiras de TI e o papel das Softwares Houses. 

Em resumo, a análise de dados é fundamental para as Software Houses, uma vez que essas empresas trabalham com soluções tecnológicas e precisam oferecer aos seus clientes produtos inovadores e eficientes. O analista de dados é o profissional responsável por coletar, organizar e analisar informações para identificar oportunidades de melhoria e tomada de decisões na empresa. Além disso, a ciência de dados tem se tornado cada vez mais importante para empresas que buscam inovar e melhorar seus processos.

Assim, ao utilizar a análise de dados em conjunto com os dashboards em ERPs, é possível otimizar a gestão em Software Houses e tornar a empresa mais eficiente e competitiva no mercado. Dessa forma, investir em profissionais qualificados e ferramentas de análise de dados é uma estratégia fundamental para o sucesso de uma Software House.

Por fim, para as pessoas que desejam embarcar na área de Tecnologia da Informação, a profissão de analista de dados representa uma grande oportunidade em uma carreira de TI em ascensão para os próximos anos. 

Casa do Desenvolvedor
Casa do Desenvolvedor
Somos a Casa do Desenvolvedor, uma comunidade que tem como propósito, fortalecer o desenvolvimento de software no Brasil. Faça parte você também dessa comunidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo