Usar uma rede VNP proporciona muito mais segurança nas conexões. Confira este artigo e entenda mais sobre esta tecnologia.
Tempo de Leitura: 4 minutos
O mundo atual não permite que o imaginemos sem o uso das facilidades que a internet nos oferece. O uso crescente da web também aumenta os riscos e perigos na rede, entretanto, a navegação através de uma conexão VPN é uma boa solução para este problema.
As tecnologias vindas da internet nos permitiram fazer a distância várias coisas que antes só eram imaginadas em obras de ficção científica. Hoje, o uso do internet banking e transações financeiras em tempo real como o PIX, fazem parte do nosso dia a dia.
Com todas estas movimentações financeiras “voando” através do espaço cibernético, não é difícil de imaginar que cibercriminosos surgiriam para tentar tirar proveito de toda esta praticidade.
Esta nova modalidade de delinquentes tenta a todo custo roubar dados pessoais e desviar valores de nossas transações e compras online. Contudo, as empresas de segurança na internet vêm investindo cada vez mais em dispositivos e tecnologias que buscam inibir riscos na web, e a VPN é uma delas.
O que é VPN?
A sigla VPN vem do inglês e significa Virtual Private Network, isto é, Rede Virtual Privada. Ela é justamente um recurso que cria uma navegação privada na internet, na qual é possível omitir vários dados de navegação.
A rede VPN cria uma espécie de túnel criptografado, que torna anônimo os dados de navegação dos usuários que utilizam este tipo de conexão. Em resumo, a rede privada virtual torna o modo anônimo não rastreável.
Existem vários protocolos que podem ser utilizados para criar uma rede VPN. O que muda entre um e outro é o tipo de criptografia. Entre os protocolos mais utilizados estão:
- IKEv2;
- Lightway;
- WireGuard;
- SSTP;
- PPTP, dentre outros.
Para que serve uma VPN?
Como você já deve ter notado, a Virtual Private Network é uma tecnologia que busca dar mais segurança às conexões na internet, preservando os dados das empresas e dos usuários que utilizam esta solução.
Um recurso bem interessante em se fazer uso de uma rede privada virtual é a possibilidade de modificar a localização do IP da sua máquina. Dessa forma, é possível acessar alguns serviços web que só são permitidos em determinadas regiões.
Uma rede VPN também é especialmente útil quando uma empresa precisa estabelecer uma conexão remota segura entre filiais ou entre um funcionário que está trabalhando em home office, por exemplo.
Diferença entre sem e com VPN
Ao navegar de forma convencional, sem VNP, não há a criptografia da conectividade entre a máquina do usuário e a rede. Portanto, os dados da máquina utilizada não são “mascarados”, podendo ser armazenados pelos sites visitados e até mesmo interceptados por cibercriminosos.
Mesmo quando utilizamos a navegação em modo anônimo os nossos dados não são criptografados e o provedor de internet pode armazená-los, caso não utilizemos uma rede VPN.
Sempre que nos conectamos à internet de forma normal, nosso provedor guarda todo o histórico de navegação, o que não acontece quando nos valemos de uma rede privada virtual. Neste caso, o único dado armazenado pelos provedores é o de que estamos conectados a um servidor externo.
Todas as informações trocadas e acessadas nos servidores e sites visitados estarão preservadas através deste túnel criptografado, protegendo os usuários de possíveis invasores.
Quais os benefícios?
Já destacamos alguns dos benefícios vindos de uma rede VPN, mas vale a pena ressaltar alguns pontos de atenção sobre esta vantajosa prática, são eles:
Mais segurança nos trabalhos em home office
Usando uma rede privada virtual, as conexões prolongadas deste tipo de atividade se tornam muito mais seguras. Como os trabalhos em home office são uma tendência mundial, o uso de uma rede VPN é um protocolo a mais de segurança quando os funcionários precisam acessar remotamente o ambiente interno de uma organização.
Mais segurança para os smartphones
Existem soluções de redes privadas tanto para IOS como para o Android, e elas são especialmente úteis quando usamos redes Wi-Fi públicas e desprotegidas.
Desbloqueio de conexões
Através do uso de uma rede privada virtual também é possível desbloquear acesso a servidores e sites que só poderiam ser acessados por determinados países.
Transações financeiras mais seguras
Com o uso de uma rede VPN, os dados financeiros pessoais de uma empresa ficam protegidos contra hackers, graças à criptografia dos dados.
Evitar diferenciação de preços
É uma prática comum de algumas organizações regionalizar os preços dos seus produtos, entretanto, com o uso de uma rede privada virtual, a região do IP de uma máquina é mascarado, logo essa discriminação dos valores se torna inexiste.
Quais são os tipos de VPN?
Existem três tipos de VPN, e cada uma delas têm suas próprias aplicações. Vamos conhecer um pouco sobre cada uma delas:
VPN de acesso remoto
Este recurso é especialmente utilizado entre a matriz e suas filiais para garantir um acesso mais seguro ao ambiente interno de uma empresa. Podem ser utilizados softwares especiais para este tipo de VPN.
VPN pessoal
Parece com uma VPN de acesso remoto, porém, neste modelo um usuário se conecta a um servidor externo para se conectar não apenas a um ambiente restrito, mas a internet toda.
VPN Site a site
Este é um recurso muito utilizado por grandes corporações para garantir a troca de informações de forma segura, acessando remotamente as redes locais umas das outras.
Vamos falar mais sobre segurança?
A segurança da informação levanta muitas discussões no mundo da tecnologia, por isso todos os profissionais ligados a essa área precisam ficar atentos às mudanças constantes neste segmento.
Que tal conhecer o novo tópico do fórum da casa do desenvolvedor voltado exclusivamente para segurança digital? Lá, vários especialistas estão prontos para interagir e tirar suas dúvidas sobre VPN e outros assuntos.
Agora que você entendeu como os dados de sua navegação podem ser interceptados com o uso de uma conexão comum, certamente você usará os benefícios de uma rede privada virtual para garantir a segurança das suas informações.