Como melhorar a performance nas vendas B2B no pós-pandemia? Continue conosco neste artigo e descubra.
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A pandemia da covid-19 impactou fortemente a economia. Nas vendas B2B, inclusive, percebia-se uma crescente nos resultados que mudou radicalmente no pós-pandemia. Para se adaptar e seguir crescendo comercialmente suas vendas B2B, as empresas tiveram que investir fortemente em digitalização e acelerar seu processo de modernização.
As empresas com um processo de vendas mais tecnológico foram as que obtiveram melhor desempenho durante a pandemia. E, agora que a pandemia tem dado sinais de amenização, é preciso saber como o mercado pode reagir a essas mudanças e como se preparar para as principais tendências.
Quer saber tudo sobre o impacto da pandemia e como melhorar a performance nas vendas B2B no pós-pandemia? Continue conosco neste artigo e descubra.
Como era o cenário de vendas B2B antes da pandemia?
Antes da pandemia, apesar de a transformação digital ser uma preocupação da maioria dos negócios, o seu ritmo de implementação era muito menos acelerado do que o se deu durante a pandemia. Cerca de 60% dos negócios B2B se davam sobretudo offline, e foram justamente esses negócios que mais sofreram com os efeitos da pandemia. Poucos estavam preparados para atender de forma 100% online.
B2B durante a pandemia
A pandemia foi muito dura e exigiu muita adaptação em diversas áreas, inclusive na de vendas B2B. Além das consequências econômicas, os impactos de não se poder estar presencialmente fazendo vendas foi muito intenso. Para responder à crise, os investimentos em digitalização foram altos, e foi preciso ter uma aprendizagem muito mais rápida nas empresas que quiseram amenizar os efeitos da covid-19 em seus negócios.
Por onde começar a pensar nas vendas no pós-pandemia?
Muitas pessoas descobriram o mundo digital durante a pandemia, e não querem deixar de ter essas facilidades quando toda essa crise acabar. As vendas digitais devem continuar sendo muito importantes para os negócios B2B e, por isso, continuar o processo de transformação digital e de ferramentas tecnológicas em suas vendas é indispensável para manter os bons resultados.
No B2B os compradores estão online?
Muitos podem se perguntar sobre a presença de compradores B2B online, já que antes eles estavam muito mais presentes em feiras, eventos e exposições. A resposta é sim! Eles estão online, e esperam uma experiência tão boa quanto a de pessoas físicas que estão comprando online.
Experiência online
Empresas que negociam suas vendas B2B online e que apostaram na digitalização da experiência do cliente para seu sucesso têm encontrado um bom mercado. Os clientes B2B esperam uma experiência tão boa quanto a de empresas que vendem diretamente para o cliente final. Por esse motivo, investir em digitalização para a experiência online do cliente B2B é fundamental.
Content Driven
Diferentemente das vendas físicas, em que é importante ter uma localização e estrutura física bacanas, na experiência B2B online o que se espera são conteúdos interessantes, ou seja, são clientes contente driven. Ao produzir conteúdo, você descobrirá que há, sim, muitos clientes B2B online.
Dicas para sua equipe de vendas performar ainda mais no pós-pandemia
A crise econômica causada pela covid-19 já dá sinais de queda, e é importante estar preparado para as tendências em vendas B2B no cenário pós-pandemia. As mudanças causadas pela pandemia, sobretudo a digitalização das empresas, são irreversíveis. Por mais que haja mudanças em como as pessoas vão lidar com o digital, ele segue indispensável para os negócios.
Confira abaixo algumas dicas para se desenvolver no cenário pós-pandemia.
Seja “customer centric”
O nível de serviço sempre foi importante em vendas, e no pós-pandemia ele é ainda mais importante. Por essa razão, é importante construir uma cultura “customer centric”, ou seja, centrada no cliente. Os processos devem ser focados em proporcionar ao cliente a melhor experiência possível, pensando desde a qualidade até a agilidade da experiência dele.
A experiência digital é importante
Não basta estar online: é preciso ter as ferramentas certas para que a experiência digital do cliente seja de excelência. Você pode se destacar pela facilidade com que o cliente B2B consegue fazer os seus pedidos, ter acesso a suporte e conseguir efetivar a venda pela experiência digital que oferece. Portanto, destaque-se com uma experiência digital bem elaborada, prática e funcional.
Atualize sua estratégia de marketing em alinhamento com a de vendas
A estratégia de marketing e a de vendas devem estar bem alinhadas. A estratégia go-to-market, de forma simples, foca na estratégia de inserção de um produto em um mercado específico para atingir o resultado esperado. Logo, ela deve estar bem alinhada com sua estratégia de vendas B2B, além de estar atualizada com as novas tendências de mercado para ajudar suas vendas a seguirem crescendo.
Principais tendência dentro do meio B2B pós-pandemia
Existem diversas tendências no meio B2B que devem ser levadas em consideração neste momento. Para começar, o já citado go-to-market é muito importante para o sucesso de vendas. Trata-se de um conhecimento profundo do nicho em que se quer inserir um determinado produto, entendendo como as vendas podem ser amenizadas.
Além disso, é preciso entender as novas dinâmicas em que o digital segue sendo uma tendência das vendas B2B, tornando necessário o investimento contínuo em uma experiência digital de qualidade.
A velocidade dos processos é também uma tendência irreversível, sendo o e-commerce uma das ferramentas para tal. A pessoalidade nos atendimentos, uma cultura baseada na experiência do cliente e ferramentas de qualidade são muito importantes para a excelência no atendimento e para melhores resultados em vendas B2B.
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A pandemia alterou profundamente as vendas B2B, acelerando sua digitalização e tornando a experiência do cliente cada vez mais importante. Acompanhar as tendências do pós-pandemia é indispensável para saber em quais ferramentas investir e como manter-se em crescimento no mercado.