Principais tipos de indicadores para uma gestão estratégica
Fóruns de TI: uma excelente oportunidade de crescimento para DEVs
Fóruns de TI: uma excelente oportunidade de crescimento para DEVs
28/10/2021
Intenda como as parcerias e Software Houses podem beneficiar seu negócio!
Parcerias e Software Houses: como beneficiar seu negócio?
12/11/2021

Principais tipos de indicadores para uma gestão estratégica

Utilizar o melhor indicador na hora de traçar um planejamento estratégico é essencial para obter controle e estabelecer metas. Neste artigo vamos te mostrar quais os principais indicadores e suas vantagens!

Tempo de Leitura: 5 minutos

 

Compreender e saber lidar com cada indicador é fundamental para obter sucesso no desempenho de sua software house. 

Os indicadores podem ser a bússola que sua empresa precisava para se orientar. Pois, eles podem te ajudar na tomada de decisão para evitar possíveis erros. Mas talvez se pergunte, o que são e quais são esses tipos de indicadores?!

Saiba mais, continue a leitura! 

O que são indicadores?

Mais conhecidos como KPI (Key Performance Indicator), os indicadores são as chaves para um excelente gerenciamento, são aqueles que mostram e auxiliam na tomada de decisão, dados usados para medir resultados de processos, de projetos e ações. 

Ou seja, eles mostram o efeito das ações que estão sendo executadas, mas para isso existem uma série de indicadores de planejamento estratégico. 

Indicadores e Planejamento Estratégico 

Os indicadores normalmente andam lado a lado com o planejamento estratégico, pois, assim como este método demanda monitoramento e processos, os indicadores trazem os resultados e analisa. 

Os indicadores auxiliam para saber se o planejamento estratégico está evoluindo, qual é a metas e se as decisões colocadas em prática estão colaborando para alcançar os objetivos.

 É importante ter uma boa compreensão de que o planejamento estratégico está relacionado aos indicadores, no sentido de ter um controle se o planejado está fluindo ou não.

Principais tipos de indicadores

Que utilizar indicadores é extremamente necessário para seu negócio, você  já sabe, mas para conseguir de fato mensurar os resultados e ajudar a organizar as metas e objetivos a serem atingidos, é preciso utilizar o indicador ideal para cada momento de sua software house. 

Abaixo listamos os principais e mais utilizados no planejamento estratégico. Continue a leitura!

Indicador de produtividade

Este é um dos indicadores mais utilizados, em geral. Servem  para medir a produtividade dos funcionários dentro da sua empresa.

Indicador de qualidade

Uma das partes fundamentais tanto para o ambiente de trabalho quanto para os concorrentes é medir e comparar a qualidade, as falhas do software e os bugs. 

O que permite a partir disso, elaborar melhorias durante o processo produtivo.

Indicador de capacidade

Determina a agilidade e competência em que uma equipe em determinado setor realiza um trabalho em um certo tempo.

A entrega realizada é comparada com as demandas e o tempo previsto.

Indicador estratégico

São mais macro, ou seja, em geral, tem a capacidade de absorver uma grande quantidade de informações Oferecem uma visão sobre o cenário atual da empresa x onde se quer chegar.

Exemplo: Um KPI estratégico de faturamento, neste caso pode ser composto por uma série de outros indicadores que vão medir se o faturamento está dando certo ou não 

Os KPIs são os indicadores chaves de performance, tem a função de mostrar diversos aspectos para a gente, com  as escolhas feitas corretamente, conseguiremos ter um agrupamento de indicadores que vão dar uma boa visão de organização.

Indicadores de desempenho operacional

Os indicadores operacionais ou mais conhecidos como OPIs são aqueles que dão informações diárias e servem para ajustes mais rápidos. Um exemplo é a quantidades de atendimentos que são feitas no dia, e aí vai acompanhando para ver se tudo está pontual.

Indicadores de impacto

Exemplo: um indicador de faturamento em relação a um de cancelamento, para entender o impacto é preciso entender qual é o resulatdo do faturamento e impacto no crescimento.

Os indicadores são relacionados.

Indicadores de saúde 

Esses indicadores podem ser de diversas áreas, são eles que independente da estratégia do ano, precisa ser acompanhada para entender a saúde da empresa, deve-se ter um acompanhamento constante independente da estratégia utilizada pela sua software house

Importância de se utilizar indicadores em sua software house!

Avaliar seu desempenho e produtividade é essencial para o sucesso de sua empresa e operações. E também conseguir refletir sobre o que está acontecendo no cenário da empresa. 

Por isso, a importância dos KPIS estão em fazer com que seu negócio obtenha um índice constante de crescimento conforme suas metas e objetivos traçados em curto, médio e longo prazo ou durante uma data estipulada.

Como utilizá-los  para o crescimento do meu negócio?

Vale lembrar que os indicadores são considerados fundamentais para a definição do seu ritmo de crescimento.

Como observamos anteriormente, os kpis são fundamentai e devem sempre nortear as tomadas de decisão em diversos ambientes. 

Separamos as 5 maneiras de aplicar os indicadores de forma clara:

1-Definição dos objetivos e metas

Através dos KPIs, fica mais fácil esclarecer e estipular metas para sua equipe, com metas tanto no geral da empresa quanto as individuais. 

Sempre sendo bem definidas, objetivas e realista conforme a situação da empresa e dos concorrentes no mercado.

2-Incentivo a equipe

Saber reconhecer os esforços dos funcionários e as metas alcançadas também é um passo muito importante, estipular premiações pode ser uma alternativa muito boa.

Oferecer este tipo de incentivo, por mais simples que seja, trará para sua equipe e empresa, uma motivação e um auto desempenho. 

3-Acompanhamento dos negócios

Essa é uma das etapas de bastante atenção!

Após uma boa meta estabelecida, precisa-se de constante análise. Pois, deste modo será mais fácil acompanhar o desenvolvimento e identificar o que está sendo executado de forma eficiente e o que não está dando certo precisam ser analisados diária, semanal e mensalmente. Assim, a empresa é capaz de acompanhar seu desenvolvimento de forma regular.

4-Identificação das  falhas e erros

Está fase é um complemento da citada anteriormente. Pois, através do acompanhamento e gerenciamento, fica se mais fácil identificar o real motivo pelo qual suas metas e objetivos estão apresentando falhas.

Sem uma constante análise, e devido à rotatividade do mercado, pode ser possível que suas metas e objetivos apresentem falhas e mau desempenho durante a execução.

5-Melhoria contínua

Essa última fase, mas não menos importante é o momento de revisar e estipular algumas melhorias a serem desenvolvidas. Sempre tornando os processos cada vez mais otimizados. 

Após uma análise assertiva será mais fácil estabelecer novas e melhores estratégias. Aí é só manter um constante cuidado para sua software house alcançar o sucesso!

Obtenha sucesso na sua Software House!

A Casa do Desenvolvedor oferece cursos diversos e conteúdos exclusivos para encarar o mercado e seus desafios.

Obtenha acesso gratuito a cursos, treinamentos, workshops e eventos criados especialmente para desenvolvedores, gestores e empresários de software!

Amplie suas oportunidades com o programa “Software House de Sucesso”. Juntos podemos fazer muito mais!

Conclusão

Ao realizar o planejamento estratégico, algumas pessoas cometem o erro de colocar indicadores demais porque acham que só o indicador do planejamento importa e se torna algo massante e pesado, ou elas tentam fazer algo muito sucinto e assim, acabam negligenciando a saúde da empresa.

É muito importante entender e ter em mente que o planejamento estratégico, os indicadores utilizados para metas e desafios da organização são um conjunto, por isso, temos que utilizar os indicadores para medir os setores e saber se a empresa está no caminho correto.

Depois de definidas as metas e os objetivos, os indicadores são um dos passos mais importantes para seu alcance e sucesso!

Maristela Mendes
Maristela Mendes
Estagiária de Marketing da Casa do Desenvolvedor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.