Tendências do Marketing B2B: O Que Esperar em 2024?

8 tendências do Marketing Digital B2B para 2024 que devem fazer parte das suas estratégias

Imagem: Um grupo diversificado de profissionais está reunido em uma sala de reuniões, discutindo estratégias de marketing.

Vem descobrir e aprender sobre o futuro do marketing digital B2B para elevar o nível das suas campanhas em 2024!

Tempo de Leitura: 6 minutos

O mercado de empresas que vendem para empresas é marcado pela alta competitividade e, diante disso, investir em marketing digital B2B é fundamental. Mas qual a melhor maneira de fazer isso e se destacar da concorrência?

Um bom caminho para chegar a essa resposta é acompanhar as últimas tendências de marketing e estudar maneiras de incorporá-las em suas estratégias de promoção e vendas. E com a chegada do fim do ano, é mais do que propício explorar as previsões para o ano seguinte para começar seu planejamento estratégico com o pé direito.

Pensando nisso, preparamos este guia de tendências do marketing digital B2B para 2024. Acompanhe a leitura até o final para conferir o que vai estar em alta nos próximos meses e você não poderá deixar de fora das suas ações de marketing!

Conheça nosso manifesto

A Evolução do Marketing Digital B2B

O cenário do marketing digital B2B tem passado por uma evolução marcante nos últimos anos, moldada pela interseção de tecnologias avançadas e mudanças no comportamento do consumidor corporativo. 

Além disso, a pandemia global acelerou ainda mais a transformação digital no marketing B2B, forçando uma adaptação rápida a ambientes predominantemente online. 

Anteriormente centrado em abordagens mais tradicionais, o marketing B2B foi impulsionado para uma nova era com a ascensão das redes sociais, automação de marketing e personalização de conteúdo.

Neste contexto, a análise de dados se torna o alicerce do marketing B2B, permitindo uma compreensão mais profunda do cliente e fornecendo insights valiosos para aprimorar estratégias. 

A inteligência artificial e o machine learning se somam a isso, possibilitando prever tendências e comportamentos, personalizar experiências e otimizar campanhas. Outros destaques são a automação, o conteúdo interativo, e a transparência e a conexão genuína com o público. Tudo colaborando para uma estratégia mais autêntica e robusta!

Por que é tão importante sua empresa estar atenta às tendências de marketing?

As tendências um dia se tornam regras. E quanto mais nos adiantamos com relação a elas, mais podemos ganhar a partir das suas possibilidades. Quem se atualiza, se planeja e investe em inovação, sai na frente e lucra mais em termos financeiros e de reconhecimento de marca. 

É por isso que ficar por dentro das tendências de marketing é tão importante: esse conhecimento direciona suas estratégias e potencializa seus resultados de vendas, crescimento, atração e fidelização. Vamos mergulhar nas tendências mais atuais dessa área, então?

O que está por vir no marketing digital B2B em 2024?

A seguir, confira as 8 principais tendências para o setor B2B em termos de marketing digital:

1. Personalização baseada em IA para B2B

Se nos últimos anos vivemos a era da personalização, 2024 trará a hiperpersonalização para as estratégias de marketing, sem deixar de fora o cenário do marketing digital B2B.

E como isso será possível? Com a ajuda da inteligência artificial, é claro!

Recursos e aplicações de IA, cada vez mais, serão usadas para gerar análises preditivas das interações, compras e comportamentos dos consumidores, antecipar as necessidades de cada cliente e criar experiências hiperpersonalizadas a partir dessas informações.

Dentro do cenário do marketing digital B2B, isso irá remodelar a forma como as empresas se conectam com seus públicos, estruturam seu atendimento, planejam e distribuem seu conteúdo e muito mais. Afinal, a abordagem se tornará muito mais proativa e as recomendações e interações muito mais eficientes e ressonantes.

Esse nível de personalização permite transformar dados em insights acionáveis, aumentar as chances de conversão e manter os clientes engajados e satisfeitos. A partir dessa tendência, veremos o uso de chatbots para atendimento e suporte, e a integração da IA ​​nos sistemas de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) crescer significativamente.

2. Otimização da pesquisa por voz

Já faz alguns anos que a pesquisa por voz se tornou uma possibilidade e, agora, com a forte adesão dos dispositivos habilitados por voz, como assistentes virtuais, alto-falantes inteligentes, smartphones, smart TVs, etc, esse formato deve ganhar ainda mais força. 

A consequência disso é que os conteúdos das marcas precisarão ser otimizados para esse modelo de busca. A pesquisa por voz tende a carregar muito mais as marcas da oralidade (frequentemente, seguem um padrão interrogativo) e envolver as chamadas palavras-chave de cauda longa, que são mais específicas e formadas por três ou mais palavras.

Nesse sentido, um ponto a se considerar na sua estratégia de marketing digital B2B é adaptar seus textos e conteúdos (antigos e novos) para uma linguagem mais natural, a fim de obter visibilidade mesmo em pesquisas por voz. 

A alteração pode ser sutil, mas os resultados serão expressivos, então, faça o esforço de escrever como se fala e estabelecer uma comunicação mais próxima e direta com seu público e consumidores.

3. Experiências imersivas com AR e VR

Ultrapassando as fronteiras dos jogos, as tecnologias de AR (realidade aumentada) e VR (realidade virtual) também estão entre as tendências do marketing digital B2B para 2024. Elas poderão ser usadas para criar experiências imersivas e interativas que irão diferenciar seu negócio da concorrência e ajudar a converter seus leads em clientes.

Na prática, elas podem render testes e demonstrações virtuais, anúncios 3D interativos, treinamentos e outras maneiras inovadoras de envolver os consumidores.

4. Evolução do marketing de vídeo

O vídeo não deve recuar no próximo ano e continuará dominando o cenário do marketing digital. No contexto B2B, o formato audiovisual é um formato poderoso para transmitir mensagens (até mesmo as mais complexas), se conectar com o público, educá-lo e fidelizá-lo.

Não há limites com relação à plataforma, a duração ou o objetivo desses vídeos, desde que a linguagem converse com o público, o visual seja atrativo, o storytelling inteligência e diverso, e o conteúdo compreensível. 

No entanto, se quiser algumas ideias inovadoras e com grande potencial para aplicar aos seus vídeos, podemos citar vídeo de 360 ​​graus e transmissões ao vivo para eventos, demonstrações e lançamentos de produtos.

5. O crescimento do marketing de influência para B2B

O marketing de influência evoluiu e mudou significativamente nos últimos anos. Principalmente depois da ascensão do TikTok, as pessoas têm buscado por autenticidade e preferido confiar e consumir a partir da influência de criadores mais “reais”, cuja produção é menos elaborada e o conteúdo mais nichado – microinfluenciadores é como são chamados.

Essa mesma movimentação deve ser aplicada no cenário B2B e se tornar ainda mais intensa. Portanto, os negócios deverão buscar micro e até mesmo nanoinfluenciadores que se conectem verdadeiramente com seus produtos e marcas para traçar estratégias autênticas, confiáveis e eficazes nesse sentido. Alinhamento é e continuará sendo a chave para o sucesso!

Em paralelo, temos a crescente prática do conteúdo UGC (gerado pelos usuários), que é um reflexo dessa diminuição da confiança em influenciadores e a preferência por “conteúdo feito por gente como a gente”. 

Nessa estratégia, é preciso buscar pelo melhor dos dois mundos: autenticidade e qualidade. Conteúdo UGC não é sinônimo de obter conteúdo gratuito dos seus próprios consumidores, ainda precisa haver esforço, estratégia, curadoria e alinhamento por parte da empresa para que ele gere os resultados esperados. 

6. Marketing focado na privacidade

O mercado B2B tem a confiança como um de seus pilares. Por isso, outra tendência do marketing digital B2B é um foco na privacidade. Além de garantir a segurança dos dados e a privacidade dos seus clientes e demais stakeholders, esses esforços podem e devem estar contidos na sua comunicação.

Então, estabeleça políticas de privacidade e tratamento seguro de dados; e fale sobre ela de forma transparente, atrativa e confiável. Explore recursos visuais, textuais e externos que transmitam seu compromisso com essa demanda e garantam a eficácia das práticas adotadas.

7. E-commerce B2B: facilitando a aquisição de produtos e serviços

A hiperpersonalização do marketing digital B2B também se aplica ao e-commerce desse setor. A ideia é explorar ao máximo as possibilidades da inteligência artificial e dos dados para antecipar os interesses e demandas do consumidor, e facilitar a aquisição de produtos e serviços. 

Em outras palavras, o nível da experiência de compra para ele deve se tornar mais robusto a partir dos recursos de personalização e da análise de dados como plano de fundo. E os recursos de realidade virtual, criptografia, tecnologia bancária e marketing de vídeo se somam a esse objetivo de potencializar a jornada do cliente no e-commerce B2B.

8. Diversificação do marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo não ficará de fora das tendências de marketing digital B2B, no entanto, ele surge de forma muito mais diversificada. Isso inclui tanto os tipos de conteúdo a serem produzidos quanto os canais de entrega e formatos. 

Essa variedade que deve marcar presença nas estratégias de conteúdo é importante pensando em B2B, pois a jornada de compra é mais complexa e longa que em outros setores. Muitas vezes, não basta atrair, encantar e informar, o consumidor precisa ser educado e descobrir as soluções e vantagens que sua empresa pode oferecer.

Nesse sentido, conteúdos diversificados são mais do que bem-vindos. Para além do blog, das ofertas de valor, das redes sociais e do YouTube, vale explorar formatos ao vivo e interativos, como webinars, podcasts e workshops online. Tudo para gerar não apenas vendas, mas uma comunidade e plataforma de comunicação e colaboração.

Gostou de conhecer as tendências do marketing digital B2B para 2024? Então, agora é só se organizar para colocá-las em pauta e em prática no seu planejamento estratégico para o próximo ano! Caso queira ir além e continuar aprendendo:

Por lá, temos artigos interessantíssimos como esses sobre Growth Marketing B2B, Martech e Marketing Humanizado. Acesse e confira!

Giovanna Siqueira
Giovanna Siqueira
Formada em Publicidade e Propaganda. Atual responsável pela Casa do Desenvolvedor, a comunidade focada para desenvolvedores de software.

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