SSO: O que é e por que adotar esse sistema na sua empresa.

SSO: O que é e por que adotar esse sistema na sua empresa.

 

O SSO é uma ótima ferramenta para fortalecer a segurança da informação nos sistemas web. Entenda como esta tecnologia facilita a vida dos usuários e das empresas!

 

Tempo de Leitura: 4 minutos

Sistemas de segurança como o SSO são essenciais para os cadastros e funcionamentos de software na internet. Devido às consequências do COVID, muitas pessoas que não eram adeptas das tecnologias online, não tiveram escolha, e se renderam às aplicações a distância.

Muitas empresas começaram a ocupar o seu espaço na web. E as que já possuíam os negócios online como estratégias, expandiram e lucraram ainda mais com a crescente demanda dos últimos anos.

Da mesma forma que as transações e operações na internet aumentaram como um todo, os perigos virtuais também. Nesse cenário, ferramentas como o SSO são fundamentais para maximizar a segurança da informação e proteger as atividades na rede.

Conheça a Casa do Desenvolvedor

O que é sistema de gestão de SSO?

Frequentemente, ao realizar um novo cadastro em uma loja, ou site, existe a opção de se cadastrar usando uma conta Google ou Facebook. Certo?

Nestes casos a tecnologia SSO entra em ação e facilita o seu trabalho. Desta forma, todo, ou parte do cadastro no novo site será dispensado.

O novo sistema utilizará informações contidas no Google ou Facebook para garantir acesso ao seu sistema. Assim, alguns campos do formulário cadastral utilizaram informações já cedidas, sendo necessário apenas completar pontos específicos.

Esta é a tecnologia SSO (Single Sign On), a qual funcionará como uma chave mestra para esses tipos de cadastro. Vale a pena esclarecer que apesar de existir um relacionamento, os dois sistemas se mantêm independentes e com suas próprias regras e gestão.

Por que um login único?

Graças a tecnologia SSO muitas empresas não precisam mais se preocupar em armazenar as senhas e dados de acessos dos usuários. É um modo eficaz para minimizar os riscos de manter estas informações. Além de facilitar a vida dos usuários, pois eles terão uma senha a menos para se preocupar.

Como funciona o SSO

O funcionamento do SSO é relativamente simples. A solução cria uma conexão entre duas aplicações, estabelecendo uma relação de confiança entre os sistemas envolvidos. Tudo isso validado com um certificado, para que a segurança e integridade dos mútuos acessos seja assegurada.

Caminho de um fluxo de SSO?

Entender o fluxo do SSO é muito importante para desenvolver aplicações em que esta tecnologia esteja envolvida. Vamos ver resumidamente o passo a passo do fluxo desta solução:

  • O site com a tecnologia é visitado pelo usuário;
  • Um token com as informações do usuário é enviado para o SSO fazer a autenticação;
  • O Single Sign On valida a autenticidade da identidade da operação;
  • O sistema verifica se o usuário está logado, caso contrário, é solicitado o nome do usuário e senha para autenticação;
  • Após a confirmação das informações pelo SSO, um token é enviado para o provedor;
  • É realizada a validação do token recebido de acordo com o certificado e o acesso é liberado.

É um fluxo bem simples, mas que garante a segurança da informação de ambos os sistemas. Esse é um dos motivos pelo qual essa tecnologia está cada vez mais presente em sites e sistemas web.

SSO e a experiência do cliente e dos usuários?

Os usuários buscam cada vez mais praticidade em suas atividades na web. Devido a isso, as tecnologias que aprimoram a experiência desses usuários na rede estão ganhando maior evidência.

Para entender como a experiência do usuário pode ser aprimorada com o uso do SSO, basta imaginar todas as operações que envolvem a compra em um e-commerce, e todas as atividades que o cliente pode utilizar em um portal de comércio eletrônico.

Comprar, consultar entrega, abrir chamados, cancelar, etc, são muitas opções, e se em cada vez que o usuário precisasse realizar uma dessas ações, também tivesse que fazer toda a autenticação, não seria nada prático, não é mesmo? Neste sentido o SSO faz parte das boas práticas para uma boa experiência do usuário.

SSO e o impacto na home office

O termo home office se tornou a realidade das organizações de todos os portes. E o SSO também influenciou positivamente as operações dos usuários deste tipo de trabalho, exigindo apenas uma senha para o acesso aos sistemas. 

Dessa maneira, não importa se as aplicações estão na nuvem ou em servidores locais, o usuário consegue usufruir de facilidade e agilidade no login. 

Outra grande vantagem do Single Sign On é a gestão do horário dos trabalhos dos colaboradores. Através da tecnologia é possível permitir que o acesso a determinada aplicação ocorra apenas em determinado período.

Principais benefícios

Existem vários benefícios que podem ser alcançados com o uso do SSO, dentre eles podemos exemplificar:

Agilidade 

Como já foi visto, um dos pontos fortes desta tecnologia é justamente o ganho de tempo do usuário. A ferramenta compartilha as senhas entre sistemas garantindo muito mais praticidade, principalmente quando ele utiliza várias aplicações com esta função.

Independência 

O usuário pode ficar despreocupado com a gestão e memorização de senhas com o acesso através de um login único.

Segurança

Com o uso de apenas uma única senha é possível criar um password forte, pois só é necessário memorizar ele para o acesso de múltiplos sistemas, dificultando o acesso de hackers.

Gestão simplificada 

Uma única senha de acesso para vários sistemas. Assim, fica muito mais fácil para os usuários e para o TI de uma empresa controlar e guardar os códigos de acessos.

Como implementar o SSO

Alguns passos são necessários para a implementação do SSO, dentre eles:

  • Verificar a compatibilidade entre os sistemas e a tecnologia;
  • Analisar com cuidado a procedência da empresa que vai implementar a solução;
  • Pesquisar se a solução ofertada utiliza protocolos de segurança adicionais, para garantir a segurança.

O SSO é uma das principais tecnologias que facilitam a vida dos usuários na web, aqui demonstramos um pouco sobre as suas potencialidades.

Vamos continuar a conversa sobre segurança da informação lá no fórum? Clique no botão abaixo:

 

Conhecer mais sobre esta e outras tecnologias de ponta que envolvem aplicações na internet e nas organizações, é fundamental para manter um desenvolvedor atualizado, capaz de oferecer as melhores soluções para os seus clientes.

Casa do Desenvolvedor
Casa do Desenvolvedor
Somos a Casa do Desenvolvedor, uma comunidade que tem como propósito, fortalecer o desenvolvimento de software no Brasil. Faça parte você também dessa comunidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.