Entenda o que são táticas de vendas, quando usá-las e as melhores técnicas para aplicar no seu negócio!
Tempo de Leitura: 5 minutos
Estudar e estabelecer táticas de vendas é mais que necessário para garantir sucesso em negociações e o crescimento de qualquer empresa ou empreendimento, seja ele de venda direta de produtos ou de prestação de serviços.
Afinal, com planejamento e técnicas eficientes, fica muito mais fácil transformar um atendimento em uma venda e converter potenciais clientes em clientes. É claro que existem diversos caminhos para isso e é sobre eles que falaremos neste post.
Venha, então, descobrir mais sobre o universo das vendas e aprender sobre a importância e como colocar em prática táticas que irão elevar o poder de persuasão do seu time comercial e te ajudar a conquistar um novo nível nesse sentido dentro do seu negócio!
O que são táticas de vendas?
Tática de vendas nada mais é do que uma estratégia ou conjunto de técnicas e planos para facilitar e potencializar o processo de convencimento de clientes, conduzindo-os à compra.
No entanto, as táticas não são pautadas no objetivo de vender a qualquer custo, mas sim de traçar o melhor caminho para oferecer aquilo que os consumidores precisam, com profissionalismo, qualidade e empatia.
Nesse sentido, elas podem envolver técnicas de marketing, medidas diretamente relacionadas aos produtos comercializados ou serviços oferecidos, assim como aspectos lógicos, relacionais, emocionais, psicológicos e outros.
Quando usar táticas de vendas?
Qualquer negócio, independente do que ele comercializa, seu porte ou área de atuação, não pode ser gerenciado a partir de achismos e improvisos, não é mesmo?
Portanto, estabelecer e usar táticas de vendas é a melhor maneira de direcionar suas ações comerciais e algo válido para toda situação e ocasião.
Além disso, a concorrência é cada vez mais acirrada, considerando o mundo globalizado e digitalizado que vivemos, onde os consumidores têm muito mais voz, acesso e possibilidade de escolha.
Ou seja, adotar táticas de vendas é super interessante para conquistar um diferencial competitivo que vai muito além do preço e obter sucesso em seu propósito e trajetória empresarial.
Táticas de combate no ponto de venda
Outro ponto que é bacana levantarmos, em contraponto à centralização das táticas de vendas digitais que temos visto nos últimos anos, é a boa utilização de táticas mais “agressivas” e criativas para o formato presencial, no ponto de venda.
Existem muitas possibilidades dentro do que chamamos “Marketing de Guerrilha” para atrair, convencer e converter clientes e se tornar impossível de ignorar e resistir. Fica a dica!
Principais técnicas de vendas para você aplicar
E agora que você já sabe o que é uma tática de venda e a importância desse tipo de estrutura dentro do seu negócio, que tal conhecer algumas das técnicas de vendas mais eficientes para você conquistar novos clientes e metas?
1. Venda resultados ao invés de produtos/serviços
Muitas vezes, vendedores, empreendedores ou autônomos focam seus discursos de vendas nos seus produtos e/ou serviços, porém uma venda de sucesso precisa ir além disso.
Não é sempre que o cliente saberá o que ele precisa, mas muito provavelmente terá na ponta da língua onde ele quer chegar, o problema que ele precisa resolver ou o resultado que ele deseja obter.
E é exatamente isso que você precisa focar em vender, a solução das dores dele e não meros objetos ou projetos. Assim, o valor se torna mais real e claro, e sua venda mais provável e assertiva.
2. Ouça e se conecte com o cliente
Além de direcionar melhor a sua comunicação, é preciso, antes, ouvir e entender o seu cliente, para então cruzar informações e traçar o melhor discurso e proposta para atendê-lo. Com empatia e um bom relacionamento, as chances de venda se multiplicam.
Esse processo se inicia antes mesmo do primeiro contato com o prospect, no afunilamento para a captação de leads e pesquisas para entender como você pode ajudar cada cliente potencial.
3. Seja ágil e presente
Depois de iniciar o contato e negociação, é importante se manter na liderança e lembrança dos seus clientes, demonstrando proatividade, disponibilidade e agilidade nos retornos e acompanhamentos. Assim, você reforça a conexão e entrega um diferencial e valor.
4. Inverta os riscos
É muito comum que na hora da venda e negociação, o cliente tenha dúvidas e limites. E como a melhor defesa é o ataque, tenha em mente soluções e respostas para as questões comuns relacionadas às suas ofertas, procure identificar as inseguranças de cada prospect e eliminar, explicar ou minimizar os riscos e impeditivos que eles venham a ter.
5. Conheça, crie e ataque nichos específicos
Quanto mais direcionada for a sua estratégia de vendas, maior a chance dela ser efetiva. Portanto, uma técnica que vale a pena adotar é a de buscar nichos específicos, pouco explorados ou não óbvios e colocar esforços e medidas voltadas para eles.
6. Crie um senso de urgência
Quando o cliente possui a sensação de que vai ganhar alguma vantagem ao fechar o negócio ou deixar de ganhar algo ao não concluir a venda, a negociação tende a ser agilizada e bem sucedida. Isso é o que chamamos de senso de urgência e você pode e deve usar esse gatilho mental para potencializar suas vendas!
7. Demonstre valor com exemplos claros
O seu cliente não tem a obrigação e nem plenas condições de entender exatamente o seu produto ou serviço e é seu papel demonstrar o valor dessas coisas com a maior clareza e didática que você conseguir.
Traçar táticas de vendas com argumentos tangíveis, exemplos do dia a dia, cases de sucesso e outros tipos de exemplos claros sem dúvida irá fortalecer suas conversões.
8. Personalize a proposta
Outra coisa que faz diferença para a grande maioria das pessoas é a sensação de exclusividade. Conectada à tática de ouvir de forma ativa e empática seus clientes, oferecer personalizações é uma excelente forma de se diferenciar e estabelecer uma relação de confiança e valor com seu prospect.
9. Invista em suporte e tecnologia
Uma venda concluída pode sempre gerar novas vendas, então as estratégias de follow-up, suporte, customer success e pós-venda também compõem as suas táticas de vendas - seja por outras demandas de seus clientes antigos ou novas indicações geradas por eles.
E algo que pode te ajudar imensamente no estabelecimento, manutenção e qualidade desses processos é a tecnologia! Automatizações, bancos de dados, dashboards e outras ferramentas são aliadas poderosas desse tipo de estratégia.
10. Mantenha atualizações constantes
Por fim, e não menos importante, é preciso manter as suas técnicas de vendas sempre atualizadas conforme os valores e necessidades da empresa, mudanças e demandas do mercado.
Seu time comercial precisa estar sempre afiado e bem treinado para adotar abordagens certeiras e irrecusáveis para os seus leads e prospects, ok?
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Agora comente abaixo, você já conhecia essas táticas? Tem mais alguma para complementar?
1 Comment
Exeletne dicas.algumas ja tinha mas a maioria e boa