Qualidade de Vida no Trabalho: O que significa esse conceito?

Qualidade de Vida no Trabalho: Você sabe o que significa esse conceito?

Qualidade de Vida no Trabalho: O que significa esse conceito?

Qualidade de Vida no Trabalho é fundamental para haver um bom clima organizacional na empresa. Saiba mais sobre como funciona esse conceito.

Tempo de Leitura: 7 minutos

Falar sobre qualidade de vida nunca foi tão importante como agora, passando por uma pandemia, certo? É um termo antigo, mas que nos últimos anos ganhou muita força. 

E o termo "Qualidade de Vida no Trabalho", também conhecido como "Quality of Life at Work (QWL)", tornou-se uma questão fundamental tanto para empregadores quanto para empregados. Neste artigo vamos falar sobre o que é esse conceito, sua utilidade e como aplicar na sua Software House. Continue lendo. 

Conheça a Casa do Desenvolvedor

O que é Qualidade de Vida no Trabalho?

Resumidamente, qualidade de vida no trabalho pode ser definida como a qualidade geral do trabalho e vida de um colaborador dentro de uma empresa. 

Mas atenção, não está ligada apenas a colaboradores mais felizes, mas também em melhores resultados para a empresa. Sim, quando a qualidade de vida no trabalho é estável, a produtividade tende a aumentar. O mesmo acontece com o nível de retenção desses colaboradores. Já deu para perceber que beneficia todos os lados certo?

- Origens científicas do conceito de Qualidade de Vida no Trabalho:

Foram anos de reflexão e debate sobre o lugar do colaborador dentro de uma organização, lidando principalmente com formas antigas de trabalho como o taylorismo. E foi nos Estados Unidos que o conceito se consolidou, após o trabalho de Abraham Maslow, psicólogo americano, e as ideias sobre os fatores motivadores dos colaboradores. 

Mas apenas em 1972 o termo Qualidade de Vida no Trabalho - QVT, foi mencionado pela primeira vez numa conferência em Nova York, dando origem a diversas definições do conceito, que se tornaram cada vez mais importantes por conta do interesse coletivo pela saúde e bem-estar do indivíduo no trabalho. 

Qual a importância da Qualidade de Vida no Trabalho para as empresas?

Muito provavelmente você passa a maior parte do seu dia no trabalho, certo? Isso acontece com a maioria das pessoas, seja dentro de uma organização ou em um negócio próprio.

Assim, permanecer em um emprego considerado ruim, com condições inadequadas, que não te faz se sentir acolhida e valorizada, pode desencadear em diversos problemas de saúde física e principalmente, mental. 

No entendo, se engana quem pensa que focar na qualidade de vida no trabalho só irá beneficiar os colaboradores. 

Quando estes se sentem bem no ambiente de trabalho e possuem um bom relacionamento com os demais colaboradores, eles são mais motivados para o trabalho, são mais dedicados e acabam trazendo melhores resultados para a empresa. 

Um colaborador que acredita e sente sua importância dentro da organização, sente que pode evoluir na carreira ali, tende a contribuir mais ativamente para o crescimento do negócio, se esforçando mais para atingir os objetivos organizacionais diariamente. 

E mais, uma organização que promove o bem-estar para os colaboradores transmite uma imagem positiva, que pode destacá-la no mercado de trabalho e fazer com que seja vista como um bom lugar em que se trabalhar, diminuindo também o índice de rotatividade. 

Vejamos então alguns fatores que contribuem para melhorar a qualidade de vida no trabalho de forma holística:

8 maneiras de alcançar uma excelente qualidade de vida no trabalho:

1. Satisfação no Trabalho

O termo "satisfação no trabalho" está ligado ao grau de satisfação de um colaborador com a empresa. Assim, fatores como o ambiente de trabalho, pessoas, segurança no emprego, carga de trabalho e responsabilidades afetam diretamente os níveis de satisfação ou insatisfação do colaborador. 

Com uma melhor satisfação no trabalho, vem uma melhor qualidade de vida no trabalho. Quando um funcionário está satisfeito com sua posição na empresa tem maior probabilidade de fazer um bom trabalho, assim, consequentemente, é provável que quando insatisfeito, os colaboradores reduzem seu engajamento e aumenta assim, as taxas de rotatividade. 

2. Estresse no local de trabalho

Lembre-se: o estresse é um assassino silencioso. A pressão em partes é benéfica, mas, por outro lado, pode sem extremamente prejudicial para o colaborador e a empresa. Funcionários que sentem níveis extremos de pressão e estresse são afetados na sua saúde física, mas também no seu bem-estar emocional. 

De acordo com o stress.org, o estresse nos locais de trabalho, são geralmente resultados dos seguintes fatores:

  • Para 46% dos colaboradores, a carga de trabalho é o principal fator de estresse. 
  • Em segundo lugar, com 28%, a relação com as pessoas dentro da empresa. 
  • Para 20%, o equilíbrio (ou melhor, a falta de equilíbrio) entre a vida profissional e pessoal. 
  • Já para 6%, a falta de segurança no emprego é o fator maior de estresse. 

Então, a organização precisa se atentar a qualidade de vida do funcionário para não perdê-lo!

3. Salário Compatível e reembolso financeiro.

O objetivo por trás de qualquer trabalho é obter uma renda substancial em troca. 

Assim, recompensas, pagamentos e benefícios melhoram a QVT. Com uma remuneração melhor e justa, os colaboradores ficam mais envolvidos com seu trabalho. 

Depois de obter uma boa remuneração, os funcionários são mais propensos a encontrar satisfação no trabalho e mais comprometidos em alcançar os objetivos da empresa.

4. Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

 

Horários de trabalho rígidos são um grande não para as novas gerações. O trabalhador moderno quer equilibrar sua vida no trabalho com a sua vida pessoal, isso significa, mais trabalho remoto, comunicação assíncrona e horários de trabalho flexíveis. 

Esse equilíbrio é um fator importantíssimo na qualidade de vida no trabalho. Dividir tempo, energia e recursos já é um desafio, agora adicione à isso, longas horas de deslocamento, compromissos familiares e longas jornadas de trabalho. Deu para imaginar o estresse né?

Para melhorar a qualidade de vida no trabalho, é preciso também se atentar ao fato de que nem todos buscam o mesmo tipo de equilíbrio entre vida pessoal e profissional. É vital que os gestores tenham um canal de comunicação aberto com seus colaboradores para entender o que cada funcionário prioriza para sua qualidade de vida. 

Aqui estão alguns fatores que ajudam na qualidade de vida no trabalho:

- Horários Flexíveis: Isso não significa o funcionário entrar às 8h e sair às 18h. Significa sim, que os funcionários são livres para trabalhar nas horas que mais se sentirem confortáveis e produtivos. 

- Home-Office: Sejam 100%, 50% ou mesmo que seja 1x na semana, a iniciativa de trabalhar em casa é comprovado que aumenta a produtividade e bem-estar. 

- Trabalho Remoto: O trabalho remoto refere-se a quando um funcionário trabalha fora do ambiente de trabalho tradicional. Ou seja, eles preferem trabalhar em um local externo. Esta forma de estilo de trabalho está vendo muito interesse nos últimos anos.

5. Condições de trabalho / Ambiente de trabalho

É necessário entender o real valor de um ambiente de trabalho agradável para o aumento da eficácia organizacional. O ambiente afeta diretamente a vida no trabalho, o humor, o desempenho e a motivação. 

Assim confira algumas condições essenciais:

- Iluminação:

Sim, uma boa iluminação faz uma enorme diferença no desempenho e na atitude dos funcionários. Pesquisas afirmam que a exposição à luz natural melhora a energia, o humor, o foco e a produtividade. 

- Conforto:

Faça um esforço para proporcionar condições de trabalho confortáveis, fornecendo cadeiras ergonômicas, plantas, salas de descanso e lanches rápidos. Faça um local de trabalho que seja agradável e confortável de se estar. 

- Respeito e Justiça. 

Todo funcionário merece se sentir respeitado, pertencente e ser tratado com justiça, independente da sua raça, gênero, sexualidade ou função no trabalho. O funcionário que se sente livre para ser que ele é, claro, respeitando os demais, se sente acolhido e motivado. 

6. Invista em programas de bem-estar.

Como falamos no começo, estamos numa pandemia e isso com certeza, afetou a saúde mental da maioria das pessoas, assim, a empresa pode oferecer aos colaboradores parcerias com locais e profissionais especializados, disponibilizar atividades como, meditação, yoga, massagem, exercícios ergonômicos e até mesmo parceria com academias, grupos de corrida e ciclismo. 

Promova também campanhas de conscientização sobre alimentação saudável, controle de drogas, câncer (outubro rosa e novembro azul, por exemplo), sedentarismo, estresse e muitos outros. Não existe um modelo único de programa de bem-estar, ele precisa se adequar ao perfil dos colaboradores da empresa, cultura e localização. O importante é estimular as pessoas para que adotem hábitos saudáveis para fortalecer a qualidade de vida. 

7. Ofereça benefícios flexíveis:

Com o aumento do trabalho remoto, muitas empresas começaram a contratar pessoas dos mais diversos locais do Brasil e do mundo.

Assim, oferecer benefícios mais flexíveis como, por exemplo, acesso às academias em diversas cidades, dando a liberdade do colaborador fazer os exercícios onde quiserem ou até como quiserem, já que muitas academias oferecem além da musculação, aulas de dança, alongamento e outros. 

Foi comprobado que empresas que oferecem benefícios assim, reduziram os índices de sedentarismo, colesterol, IMC, doenças cardíacas e obesidade, e consequentemente, diminuindo os gastos da empresa com planos de saúde. 

8. Reconheça seus colaboradores: 

Investir em cursos e treinamentos mostra a preocupação da empresa com o desenvolvimento dos seus colaboradores, e assim, quando os funcionários estão mais preparados, eles fornecem resultados superiores à concorrência. Além de aumentar a motivação e satisfação deles.

Ações que evidenciam o investimento nos colaboradores diminuem a rotatividade, atraem e retêm talentos, além de aumentar a percepção do colaborador sobre o alto valor agregado dos benefícios proporcionados pela empresa.

E ofereça feedbacks contínuos aos seus colaboradores, dê retorno sobre o desempenho, alinhado às expectativas da função, constantemente e consistente. Esse tipo de ação é muito valiosa para gerenciar uma equipe de trabalho e um grande estimulador para a motivação do colaborador. 

Por fim, além deses itens, é importante trabalhar a comunicação interna, focado em sempre ser o mais claro e transparente possível. E também, focar em ser uma boa liderança, diversos estudos apontam que muitos colaboradores abandonam as empresas devido à sua liderança. Procure ser um bom líder, capaz de motivar, engajar e ser um bom exemplo para sua equipe, e também, promover um ambiente agradável de se trabalhar. 

Conclusão sobre Qualidade de Vida no Trabalho:

Como podemos ver, proporcionar uma qualidade de vida no trabalho pode contribuir em diversos fatores e grande parte da mudança depende da empresa e seu sistema organizacional. Como é aí na sua empresa? E você gestor de Software House, o que tem realizado para a qualidade de vida no trabalho dos seus colaboradores? Deixe sua resposta nos comentários! 

Faça parte também da nossa comunidade, troque ideias, experiências e conhecimentos com outras Software Houses e empresas de tecnologia. Acesse agora clicando no botão abaixo. 

Karina Harumi
Karina Harumi
UX Designer, Analista SEO e Analista WEB na TecnoSpeed e Casa do Desenvolvedor, focada em experiência do usuário e performance. Uma boa experiência é tudo. ♡

3 Comments

  1. João Neves disse:

    Tenho um software (Clipper5.1 – 1902) específico para Indústria, onde atendia várias empresas, que hoje me pedem o mesmo programa om visual gráfico, optei por C# e SQLServerCE, puro direto com PrintReport, ou seja sem Cristal Report e sem Report Viewer, porque depois de alguns anos o sistema MS-DOS ficou em desuso, e o com a fato da Nota fiscal eletrônica ficou inviável, estou tentando migrar mas está muito moroso meu aprendizado, queria montar uma equipe de desenvolvedores para tal, uma vez que meus clientes estão ficando impacientes, querendo essa nova versão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo