O POO é um conceito de programação que revolucionou a forma criar softwares e mudou a vida dos desenvolvedores. Entenda mais sobre neste artigo!
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Quem desenvolve softwares sabe o quanto o trabalho pode ser desafiador. Afinal de contas, programar é trazer soluções para os problemas dos clientes utilizando algoritmos em uma linguagem de programação. Sendo assim, a programação orientada a objetos criou uma nova visão sobre este assunto.
Com o surgimento do conceito do POO, muitas linguagens de programação foram desenvolvidas sobre esta visão inovadora, e o mundo da programação aprendeu formas mais dinâmicas e inteligentes de desenvolver os seus programas.
Portanto, a programação orientada a objetos representou grande agilidade não só no desenvolvimento de novos programas, como também reduziu o tempo para identificação e correção de erros de programação, revitalizado como um todo o paradigma da programação.
O que é Paradigma de Programação?
O paradigma de programação refere-se justamente a parte conceitual das respostas criadas para solucionar os problemas dos clientes. É justamente conceituar através de modelos o desenvolvimento de um software.
É muito comum criar fluxogramas durante o paradigma de programação. Dessa forma, através dos fluxos, é possível visualizar como a solução vai agir efetivamente resolvendo as dores dos usuários.
Ao passo que a linguagem de programação transcreve as soluções criadas para os códigos de desenvolvimento, o paradigma de programação trata dos modelos conceituais que a equipe de desenvolvimento se baseia para escrever os códigos, que também são úteis no caso de correções ou melhorias.
O que é Programação Orientada a Objetos?
Ao se programar deve-se escolher uma linguagem de programação para escrever o código. Elas podem ser de dois tipos, programação orientada a objetos e programação estruturada. Sendo assim, vamos entender como cada uma delas interage com o desenvolvimento de softwares.
Diferença entre programação orientada a objetos e programação estruturada
A Programação Orientada a Objetos é um paradigma de programação que trabalha com sistemas de entidades e objetos, organizando o código com as interações entre estes dois termos.
Por meio do seu conceito, podemos entender, por exemplo, um software desenvolvido para uma universidade, o qual uma turma será uma entidade e os alunos serão objetos, instâncias de classes definindo os dados contidos em um objeto e como manipulá-los.
Quando programamos em POO pensamos mais em como manipular e conectar os objetos estabelecendo relações entre eles.
Já a Programação Estruturada possui um código estruturado com um começo e um fim, onde os eventos vão ocorrendo em uma ordem pré-determinada, seguindo a sintaxe da linguagem escolhida.
Ou seja, os softwares produzidos através da programação estruturada são organizados para processar os dados na entrada, até entregar a informação desejada na saída.
Conforme um software produzido vai se tornando mais complexo, este tipo de abordagem costuma se tornar bem mais problemática e trabalhosa, se comparada a programação orientada a objetos.
4 Pilares da Programação Orientada a Objetos POO
Por sua natureza de manipulação dos objetos e entidades criadas em seus códigos, a programação orientada a objetos tem seus 4 pilares. São eles:
Abstração
O POO tenta ao máximo retirar as entidades e objetos do mundo real da forma mais literal possível e abstrair estes itens nos códigos. Graças a este pilar, a programação orientada a objetos consegue simular com mais exatidão instâncias da realidade nos softwares.
Encapsulamento
Este é um conceito que busca garantir a associação exclusiva de determinados objetos e a alteração dos atributos dele. Desse modo, quando os atributos estão encapsulados, eles estão “bloqueados” para alteração de outros elementos do código.
Herança
A herança é um recurso do POO que economiza o trabalho do programador, uma vez que evita a repetição de atributos, pois caso uma entidade possua os mesmos atributos, eles podem ser compartilhados, sem a necessidade de reescrevê-los no código.
Polimorfismo
Esse pilar na programação orientada a objetos diz respeito, diretamente, quando queremos criar “exceções” das heranças de características recebidas de classes ancestrais. Este é outro recurso que garante muito menos trabalho para os programadores, mesmo quando eles estão trabalhando com códigos complexos.
A importância do POO
A programação orientada a objetos representa um grande avanço nas tecnologias de desenvolvimento de softwares. Por isso, uma das mais singulares contribuições que este conceito carrega é a abstração, porque consegue representar com maior exatidão a programação estruturada das situações reais, criando softwares mais versáteis.
Outro fator que também contribui bastante para o mundo do desenvolvimento é a herança, que possibilita reduzir os tamanhos dos códigos e, por consequência, o trabalho dos programadores.
Exemplos de Linguagens Orientadas a Objetos
Várias linguagens foram criadas pensando na praticidade do POO. Dentre elas, as principais são:
- Java – é uma linguagem criada na década de 90 pela empresa americana Sun Microsystems, e é uma das principais linguagens de programação orientada a objetos;
- C# - também é uma linguagem bem popular, usado principalmente em softwares para ambiente Windows;
- C++ - é derivada do C e um pouco mais primitiva;
- Python – está cada vez mais em evidência, atuando fortemente na indústria de softwares em geral e dos games.
Vantagens do POO
Conheça agora algumas vantagens do POO:
Confiança
A segurança de um código utilizando a programação orientada a objetos é conferida devido a sua “clareza”, derivada principalmente da abstração fiel do mundo real para os códigos.
Assertividade
Devido à modelagem pré-programação, os softwares produzidos com POO são muito mais coerentes nas soluções dos problemas propostos.
Prático
Com a programação orientada a objetos, a identificação de problemas nos códigos e as suas correções se tornam bem mais práticas de serem executadas.
Adaptabilidade
Graças ao polimorfismo e as heranças, é muito mais fácil adicionar e modelar novos recursos em softwares já existentes.
Reutilizável
Como os códigos produzidos em POO são direcionados a orientação de objetos, trechos inteiros podem ser reutilizados na criação de outros softwares.
Fidelidade aos detalhes
Graças a abstração e a modelagem inicial, os programas escritos com a programação orientada a objetos são muito mais intuitivos às necessidades dos usuários.
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O POO dinamizou o mundo do desenvolvimento criando novos caminhos e novas possibilidades para os desenvolvedores e as softwares houses. Portanto, utilizar a programação orientada a objetos é garantir menos trabalho e mais praticidade para as equipes de desenvolvimento.