Neuromarketing para TI: o que é, como funciona e como aplicar.

Neuromarketing para TI: o que é, como funciona e dicas para aplicar.

Neuromarketing para TI: o que é, como funciona e dicas para aplicar

As técnicas de neuromarketing aumentam a percepção da experiência dos clientes. Saiba como aplicar no setor de TI.

Tempo de Leitura: 4 minutos

Mercados cada vez mais competitivos como o de TI pedem que as Software Houses estejam sempre na vanguarda das práticas para relacionamento e captação de clientes. 

Neste cenário, o neuromarketing entra como um conceito atrativo: é um conjunto de técnicas que explora os instintos mais primitivos dos seres humanos para influenciar sua tomada de decisão na hora da compra. 

De acordo com um artigo de Beth Fontanelli, sócia-diretora de Marketing e Comunicação da KPMG no Brasil e na América do Sul, "as técnicas de neuromarketing, no âmbito de uma estratégia de pesquisa de mercado, melhoram a percepção da experiência dos clientes". 

Ou seja, os resultados são ampliados para outros âmbitos da organização, além do departamento de marketing. Tem interesse no assunto e quer entender como aplicá-lo no mercado tech? Continue lendo!

Participe do TUP4SALES 22

O que é neuromarketing?

Neuromarketing é uma área de marketing que utiliza de um conjunto de técnicas e conhecimentos da neurociência, a fim de estudar, explicar e prever o comportamento do cliente. 

O conceito surgiu dos estudos do professor Ale Smidts, da Erasmus University, e foi amplamente divulgado pelo médico Gerald Zaltman, pesquisador de Harvard, que usou da ressonância magnética para pesquisas de mercado.

As práticas de neuromarketing geralmente se baseiam na medição de sinais fisiológicos e neurais para obter dados sobre as motivações, preferências e decisões do cliente. Depois disso, as informações são usadas para criar publicidades e desenvolver produtos e preços.

Em suma, o objetivo é se aprofundar no subconsciente do cliente para tentar impactar sua tomada de decisão na hora de comprar um produto ou serviço. 

Como funciona e quais as vantagens do neuromarketing?

O cérebro humano pode ser dividido em duas partes: a primeira é a que processa a informação de forma consciente e racional, enquanto a outra processa a mesma informação em um nível inconsciente e irracional. 

As técnicas de neuromarketing são baseadas em dados objetivos que advêm de pesquisas com ressonância magnética, magnetoencefalografia, eletroencefalografia e outros. Tais testes são capazes de medir as reações que ocorrem no lado inconsciente do cérebro humano. Com eles, é possível inferir como elementos como a luz, cores e cheiros podem afetar a nossa tomada de decisão.

Entre as vantagens da aplicação do neuromarketing estão:

  • Aumentar as taxas de conversão: utilize o neuromarketing para otimizar os elementos certos que desencadeiam a compra na sua audiência;
  • Ajustar a proposta de valor do produto ou serviço: seu site e outros canais de comunicação têm apenas alguns segundos para impressionar o cliente. Com as práticas certas, é possível melhorar esta entrega;
  • Otimizar o carrinho de compras: geralmente, as pessoas têm muita ansiedade ao concluir uma compra, e nem sempre ela é aliviada com garantias de devolução do dinheiro ou outros argumentos. Uma das formas de fazer isso é conhecendo as dúvidas inconscientes do cliente. 

Neuromarketing no marketing digital

Agora que você já sabe como a temática é importante, vamos descobrir como aplicá-la no mercado digital.

Atente-se ao seu conteúdo visual

Segundo um estudo do psicólogo Albert Mehrabian, 93% da comunicação entre humanos é não-verbal. Em nosso subconsciente, nosso cérebro processa e converte o conteúdo visual em memórias rapidamente. No fim, o que vemos desempenha um papel fundamental no dia a dia e em nossas emoções.

Dependendo do conteúdo das imagens e das cores que sua marca utiliza, certos sentimentos serão despertados na audiência. Isso também acontece para expressões humanas em fotos ou para tipografias. A cor, em especial, afeta a forma como as pessoas reagem ao conteúdo visual. Vamos explorar isso a seguir.

Use da Psicologia das Cores

Um infográfico de autoria de Neil Patel, especialista em marketing digital, diz que a cor representa 85% do motivo pelo qual compramos um produto específico.

Cada cor tem o poder de transmitir um significado em marketing. Veja exemplos:

  • Azul: significa elegância e confiança. Deixa as pessoas calmas, mas em excesso pode trazer sensação de depressão;
  • Preto: significa poder e autoridade;
  • Branco: ao contrário, transmite pureza, inocência e coisas boas;
  • Vermelho: traz sensação de poder, energia e atenção. Com o tempo, desperta sensação de urgência, pois aumenta a frequência cardíaca;
  • Verde: uma cor relaxante, capaz de tirar o sentimento de ansiedade;
  • Amarelo: é a cor do otimismo, do brilho e da emoção;
  • Roxo: uma cor calma e poderosa, que traz autoridade e sensação de riqueza;
  • Rosa: transmite a impressão de inocência e bondade.

Explore gatilhos mentais e estímulos emocionais

Nossos cérebros são máquinas complexas que processam várias decisões a cada minuto. Algumas delas são inconscientes e automáticas, como, por exemplo, quando mastigamos os alimentos. 

Quando falamos de decisões automatizadas, estamos entrando no campo dos gatilhos mentais ou psicológicos. Estas técnicas foram estudadas por neurocientistas e psicólogos, mas o campo do neuromarketing as trouxeram para a realidade das estratégias de vendas

Gatilhos mentais funcionam como alertas emocionais, provocando sentimentos que fazem as pessoas agirem. Os mais conhecidos são os gatilhos da escassez, urgência, storytelling, autoridade e prova social

Em nossa imersão de Marketing e Vendas, falamos em detalhe sobre eles e como você pode aplicá-los na sua Software House. Assista ao vídeo para conferir: 

Como as técnicas do neuromarketing se relacionam com a tecnologia?

A tecnologia está intimamente relacionada ao marketing e ao neuromarketing quando falamos de ferramentas para pesquisas sobre o comportamento do consumidor. Com o avanço tecnológico, os equipamentos para processamento e análise dos dados facilitaram ainda mais o aprofundamento da área.

As práticas aplicadas para fins mercadológicos e publicitários podem ser divididas em três categorias:

  • Técnicas que registram a atividade fisiológica cerebral do sistema nervoso central;
  • Técnicas que registram outras atividades fisiológicas, como, por exemplo, do sistema nervoso periférico;
  • E outras técnicas que registram comportamentos e condutas.

Uma tecnologia famosa é a de eye tracking, ou rastreamento ocular, que é capaz de medir e registrar os movimentos dos olhos para identificar padrões de olhar das pessoas. Isso é especialmente útil quando falamos da experiência das pessoas usuárias, sobre a forma como elas lêem os textos e reagem aos elementos de um site, por exemplo. 

A técnica também já foi utilizada em estudos para descobrir a melhor disposição de produtos em prateleiras de mercado.

Como levar a neurociência também para a área comercial?

Para introduzir o neuromarketing em sua estratégia de marketing e vendas, veja nossas dicas principais:

  • Use linguagem simples: quanto mais fácil de ler for o seu texto, melhor ele vai funcionar;
  • Conte histórias interessantes: o melhor jeito de entreter seu prospect é contando uma boa história, que faça relação positiva com a sua marca.
  • Ofereça uma quantidade limitada de opções: ter muitas opções de produtos ou serviços pode ser contraprodutivo, porque pode paralisar seu cliente e deixá-lo em dúvida. É menos complicado escolher entre poucas opções.

Se você deseja conhecer mais sobre este e outros assuntos de marketing, junte-se ao fórum da Casa do Desenvolvedor! Lá, você encontra outras pessoas da área de tecnologia da informação, aumenta seu networking e troca conhecimentos para impulsionar ainda mais as vendas da sua empresa.

Se preferir, conheça também nosso blog com dicas especiais de marketing, tecnologia, experiência e muito mais!

Karina Harumi
Karina Harumi
UX Designer, Analista SEO e Analista WEB na TecnoSpeed e Casa do Desenvolvedor, focada em experiência do usuário e performance. Uma boa experiência é tudo. ♡

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo