SaaS (Software como Serviço): Confira nosso guia completo.

SaaS (Software como Serviço): vantagens e transformação na entrega de software

Descubra como o SaaS transformou o cenário digital e junte-se à nossa comunidade para trocar experiências com diversas pessoas do mundo tech!

Tempo de Leitura: 4 minutos

No mundo da tecnologia atual, o SaaS (Software como Serviço) já transformou a forma como usamos software. Empresas e pessoas estão usando este modelo de negócios para melhorar o trabalho, aumentar a eficiência e criar experiências mais agradáveis para os usuários

Neste artigo, vamos explorar o que é o SaaS, seus benefícios, como ele é usado em diferentes áreas e porque é tão importante no cenário tecnológico atual das software houses. Acompanhe!

Conheça nosso manifesto

O que é SaaS (Software como Serviço)?

SaaS é a sigla para “Software as a Service”, um modelo de negócios de software baseado na nuvem. Com ele, as aplicações de software são hospedadas e gerenciadas por um fornecedor terceirizado para serem disponibilizadas às pessoas usuárias. Normalmente, você pode acessar um SaaS pelo navegador ou por um aplicativo de celular. 

Para você entender melhor, veja abaixo alguns SaaS conhecidos no mercado, como:

  • Salesforce: plataforma de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM);
  • Google Workspace: conjunto de ferramentas de produtividade, incluindo Gmail, Docs e Sheets;
  • Zoom: plataforma de videoconferência;
  • Dropbox: plataforma de compartilhamento de arquivos;
  • Slack: plataforma de comunicação em equipe.

Vantagens do SaaS

Se você está procurando uma maneira de entregar software aos seus clientes sem se preocupar com instalação e manutenção, então o SaaS é uma ótima opção. É uma forma escalável, segura e econômica de disponibilizar software aos seus usuários. Confira todos os benefícios:

Baixos custos iniciais

Os provedores de SaaS geralmente cobram uma taxa de assinatura mensal ou anual, que pode ser muito menor do que o custo de compra e manutenção de um software local. Isso ocorre porque, no modelo SaaS, você não precisa investir em hardware ou licenças de software, e pode distribuir o custo de desenvolvimento e manutenção entre inúmeros usuários.

Escalabilidade

As aplicações SaaS podem ser facilmente escaladas conforme a necessidade da empresa, permitindo que ela aumente sua base de usuários ou carga de trabalho sem precisar mexer em sua infraestrutura, pois os SaaS são hospedados na nuvem.

Segurança

Geralmente, provedores de SaaS têm medidas robustas de segurança para proteger os dados de seus clientes, como criptografia, firewalls e sistemas de antivírus. Isso porque eles são responsáveis pela segurança do software e também dos dados que armazenam. 

Manutenção

Para que as empresas não precisem se preocupar em manter e atualizar o software, as empresas que disponibilizam o SaaS é que são responsáveis por isso. Como consequência, os clientes podem se concentrar em suas competências principais e evitar os riscos e custos associados à manutenção de software.

Como resultado desses benefícios, o SaaS está se tornando uma ferramenta cada vez mais importante para empresas de todos os tamanhos. Falamos disso em mais detalhes a seguir…

Importância do SaaS

O Software as a Service é um divisor de águas na forma como as empresas usam os aplicativos hoje em dia. Em vez de comprar softwares caros de forma definitiva, as empresas podem simplesmente fazer uma assinatura e pagar conforme o uso. 

Caso o software não se encaixe nos processos da organização, basta trocá-lo sem grandes preocupações. Muitos dos SaaS, inclusive, oferecem versões trial justamente para garantir este teste antes da decisão de compra.

Ou seja, para grandes empresas ou startups, este modelo ajuda na colaboração entre equipes, rapidez de processos e menos preocupações com custos. 

SaaS vs. Modelos Tradicionais

O modelo de negócios tradicional para softwares é aquele que a gente já conhece: comprar as licenças e instalá-las na máquina local, um processo caro e demorado, e também difícil de escalar à medida que a empresa cresce. 

Nesse sentido, o SaaS seria como alugar um software online em vez de comprá-lo e instalá-lo em seu computador. A grande diferença entre o SaaS e os modelos tradicionais é que o SaaS é mais flexível, pois você pode usá-lo de qualquer lugar com internet, enquanto o software tradicional está geralmente limitado a um único dispositivo. 

Para entender melhor a diferença entre os dois modelos, vamos pensar na seguinte analogia: é como escolher entre alugar um carro quando precisa ou comprá-lo e lidar com a manutenção, estacionamento e demais custos continuamente.

Exemplos de aplicação do SaaS

Quer entender como você também pode aplicar o SaaS na sua software house? Então, confira alguns tipos de SaaS e exemplos de empresas que os utilizam:

Gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM)

SaaS que são CRMs gerenciam interações com os clientes, rastreiam oportunidades de vendas e automatizam campanhas de marketing. Exemplos populares de aplicações CRM SaaS incluem Salesforce, Zoho CRM e HubSpot CRM.

Planejamento de recursos empresariais (ERP)

O ERP que funciona como SaaS serve para gerenciar as finanças, o estoque e as operações de uma empresa. Exemplos conhecidos de aplicações ERP SaaS são: SAP Business One, Oracle NetSuite e Microsoft Dynamics 365.

Gestão de capital humano (HCM)

Já aplicações HCM (Human Capital Management) SaaS são usadas para gerenciar os funcionários de uma empresa, incluindo recursos como folha de pagamento, benefícios e recrutamento. Exemplos de HCM SaaS: Workday, SuccessFactors e Oracle HCM Cloud.

Sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS)

As aplicações CMS (Content Management System) SaaS são usadas para criar e gerenciar sites e aplicativos web. Exemplos muito usados de aplicações CMS SaaS são: WordPress, Drupal e Joomla.

Esses são apenas alguns exemplos de como o SaaS está sendo aplicado no mundo dos softwares. À medida que o mercado de computação em nuvem continua a crescer, o SaaS se torna uma ferramenta cada vez mais importante para empresas de todos os tamanhos. 

E aí, depois de ler este artigo você quer mergulhar ainda mais fundo no mundo da tecnologia, desenvolvimento e inovação? Então junte-se à nossa comunidade hoje e conecte-se com pessoas desenvolvedoras e software houses de todo o Brasil: 

Em resumo, o SaaS é uma peça fundamental no mundo digital de hoje, oferecendo vantagens e aplicações diversas. Venha fazer parte da Casa do Desenvolvedor e vamos continuar trocando conhecimentos sobre esse e outros assuntos do mundo tech!

Casa do Desenvolvedor
Casa do Desenvolvedor
Somos a Casa do Desenvolvedor, uma comunidade que tem como propósito, fortalecer o desenvolvimento de software no Brasil. Faça parte você também dessa comunidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo