O que é recorrência e quais as vantagens desse modelo de cobrança?

O que é recorrência e quais as vantagens desse modelo de cobrança?

O que é recorrência e quais as vantagens desse modelo de cobrança?

A economia de recorrência tem crescido a cada ano em diversos segmentos do mercado. Conheça algumas ideias para alavancar seu negócio e as vantagens de aderir a esse modelo de cobrança!

Tempo de Leitura: 5 minutos

A recorrência tem se popularizado como modelo de cobrança no Brasil desde 2011, apresentando resultados muito positivos. Segundo um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), os clubes de assinatura, por exemplo, já movimentaram mais de R$ 1 bilhão de reais por ano.

Neste artigo, você vai entender melhor o que é e como funciona a recorrência, quais as principais vantagens desse modelo de negócio e descobrir ideias para implementá-la em seu negócio e potencializar seus lucros. Acompanhe a leitura para saber mais!

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O que é recorrência e como funciona

Recorrência é o modelo de cobrança no qual o cliente realiza pagamentos periódicos (semanais, mensais, semestrais ou anuais, por exemplo) para ter acesso a determinado produto ou serviço.

Esse modelo de cobrança se popularizou com o surgimento de serviços de streaming, porém ele não é novo. Os antigos serviços de entrega de jornais e assinatura de revistas já eram um antigo exemplo da comodidade dos serviços recorrentes para os clientes e também da redução de custos, previsibilidade e estabilidade de receita.

Principais vantagens da recorrência

Não é à toa que o modelo de cobrança recorrente tem faturado cada vez mais nos últimos anos: a estratégia de cobrança realmente traz uma série de vantagens para os empreendedores que adotam o modelo.

Veja, a seguir, alguns benefícios do modelo de recorrência para o seu negócio.

Escalabilidade do negócio

A recorrência definitivamente é uma peça-chave para quem deseja ter um negócio escalável. Isso porque, para ter escalabilidade, é preciso ter a possibilidade de replicar sua produção ou oferta de serviços em larga escala.

A recorrência é a maneira mais rápida de tornar um negócio escalável.

Nesse sentido, a recorrência permite a distribuição contínua, aumentando a frequência das vendas e tornando o serviço viável e acessível a muitos clientes, sem onerar para o vendedor.

Praticidade nas cobranças

A principal vantagem da cobrança recorrente é o fato de ela ser automática, o que torna o processo de cobrança muito mais prático e eficiente. Basta cadastrar a primeira cobrança do cliente e configurar a periodicidade dos pagamentos para que sejam repetidos automaticamente, conforme o prazo definido.

Fidelização de clientes

Diferentemente de uma compra parcelada, que ocupa todo o limite do cartão, dividindo-a em parcelas menores, a compra com recorrência é realizada independentemente do limite disponível. E para os clientes que não utilizam cartão, a recorrência também funciona por meio de boletos ou via Pix.

Redução da inadimplência

A inadimplência é um problema frequente na sua empresa? Pois saiba que a recorrência é um mecanismo eficaz para ajudar a reduzir a inadimplência, já que as cobranças são realizadas praticamente de maneira automática. Isso aumenta as chances do recebimento dos pagamentos dentro do prazo correto.

Receita previsível

Para ter mais segurança na hora de empreender, é um alívio poder ter uma estimativa dos pagamentos que serão recebidos ao longo dos meses. A previsibilidade de receita permite um planejamento mais eficiente dos investimentos no negócio, garantindo um fluxo de caixa constante.

Ideias para lucrar em negócios com recorrência

A recorrência é uma excelente estratégia para ter ganhos constantes com lucros potencializados e redução dos custos nas operações. Se você pretende investir na economia recorrente, confira algumas sugestões de segmentos que estão em alta e que podem trazer bons retornos.

Produtos para animais de estimação

A tendência é que os casais tenham cada vez menos filhos e se dediquem mais aos animais de estimação. É o que aponta a pesquisa Radar Pet de 2021, realizada pela Comissão de Animais de Companhia (Comac) do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal (Sindan), onde foi constatado que 31% dos donos de cães de estimação os consideravam como filhos, preferindo ter pets a filhos biológicos.

O mercado de produtos para pets é um segmento bastante promissor e tem crescido a cada ano, conforme pesquisa levantada pelo Instituto Pet Brasil. Apenas em 2021, o setor apresentou um faturamento de R$ 51,7 bilhões, revelando um aumento de 27% em relação ao ano anterior.

Produtos de beleza e cuidados pessoais

Já para o público feminino, as beauty techs têm feito sucesso ao trabalhar com a experiência dos clubes de assinatura de produtos de beleza, com o fornecimento de caixas surpresa mensais que reúnem diversos produtos cosméticos e de cuidados pessoais.

O destaque vai para o uso de recursos de machine learning, com análise de dados das usuárias possibilitando o oferecimento de serviços cada vez mais personalizados.

Suplementos nutricionais

Os atletas e praticantes de crossfit e academia também podem ser muito bem atendidos pela recorrência. Isso porque já existem assinaturas mensais exclusivas para esse tipo de público, com caixas de produtos que incluem diferentes suplementos, snacks, peças de vestuário e acessórios do mercado fitness todos os meses.

Os clientes de assinaturas de suplementos nutricionais podem receber ainda vantagens exclusivas e descontos em compras, além de economizar nos produtos recebidos mensalmente, com praticidade e comodidade. Mais um ponto positivo para garantir a fidelização!

Livros

Para incentivar o hábito da leitura, também existem clubes de assinatura de experiências literárias, que enviam todo mês alguns exemplares para seus clientes e até mesmo alguns brindes. A escolha passa por uma curadoria, selecionando obras renomadas e com edições exclusivas e de alta qualidade.

O grande diferencial desse tipo de serviço é a experiência do cliente, que tem toda a expectativa de esperar para receber o livro em sua casa, sem saber qual será a próxima leitura, em vez de simplesmente comprar um exemplar em uma livraria física.

Roupas e acessórios

Peças de vestuário e acessórios também podem ser comercializados via recorrência, com o envio de peças selecionadas para a casa dos clientes, sem que eles precisem despender tempo para ir em busca de novos looks.

Tanto para moda masculina quanto para moda feminina, a assinatura de roupas e acessórios pode trazer facilidade para os clientes ao só precisarem pagar pelas peças que gostarem e ter uma política de trocas e devoluções facilitada para as demais peças. Mais uma vez, o ponto forte desse tipo de negócio é a exclusividade de contar com uma curadoria selecionada de peças e comodidade ao recebê-las em casa.

3 passos para começar a empreender com recorrência em 2023

Após conhecer todas as vantagens de implementar a recorrência em seu negócio e descobrir quais são os segmentos em alta no momento, está na hora de colocar em prática e começar a mudar a realidade do seu faturamento.

Confira três passos necessários para começar a empreender com recorrência ainda em 2023!

Estabeleça padrões

Após selecionar um segmento de mercado que funciona bem com recorrência e cuja entrega do produto ou serviço pode ser feita periodicamente, está na hora de estabelecer regras e padrões para a sua recorrência.

Nesse momento, não se esqueça de embutir no valor da assinatura todos os gastos extras, como frete, e também de oferecer incentivos para a assinatura dos planos mais avançados, que podem garantir uma margem maior de lucro.

Organize as cobranças

Para ser bem-sucedido, um negócio com potencial para escalar rapidamente precisa, principalmente, de organização. Por isso, é importante contratar uma plataforma capaz de gerenciar clientes, produtos, vendas e cobranças, de forma automática. Observe se ela conta com recursos extras, como notificações de cobrança, que ajudam os clientes a manterem os pagamentos em dia.

Estruture a logística

Um dos pontos principais para quem oferece serviços de entregas recorrentes é a logística. Você não pode correr o risco de entregar os produtos com atraso para seus clientes. Por isso, tudo dever ser programado criteriosamente e acordado com fornecedores de confiança para que o serviço entregue seja de excelência.

Como você viu, a recorrência é uma forte estratégia para fidelizar clientes, manter a previsibilidade dos recebimentos e tornar as cobranças mais práticas. Para gerar recorrência de forma segura e eficiente, o ideal é contratar uma plataforma de pagamentos que ofereça modalidades diversificadas de pagamentos, como boleto recorrente e Pix e ferramentas extra como notificações de cobrança. Assim, fica fácil gerir as finanças e receber com eficiência no seu empreendimento.

Quer descobrir como nossas ferramentas de recorrência podem ajudar seu negócio a ter mais previsibilidade de receita e a combater a inadimplência? Então, entre em contato conosco para saber mais.


Artigo originalmente postado aqui.

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