Descubra como 10 negócios se beneficiam da recorrência. Receita previsível, fidelização de clientes e crescimento do negócio. Leia agora!
Tempo de Leitura: 4 minutos
Adotar a economia recorrente no seu negócio traz a vantagem de uma receita previsível e fidelização de clientes. Veja como se beneficiar com esse modelo de negócio.
A recorrência é um modelo de negócios que consiste em vendas repetidas para os mesmos clientes. Esse modo de cobrança é antigo e cada vez mais empresas têm enxergado a oportunidade de aproveitar as vantagens de garantir recebimentos constantes e prever um faturamento desejável.
Se você tem dúvidas se esse modelo de cobrança se encaixa no seu negócio, leia este artigo e descubra como você pode se beneficiar com as vendas recorrentes.
1- Instituições de ensino
O principal tipo de negócio que se beneficia com as cobranças automáticas recorrentes são as instituições de ensino, sejam faculdades, cursos livres, escolas ou cursos de idiomas. As cobranças automáticas facilitam muito a gestão dos clientes, reduzindo falhas nas operações e ajudando a manter os pagamentos em dia.
A recorrência ajuda a organizar os pagamentos, que podem contemplar os valores de matrícula, materiais didáticos, taxas de serviços e certificados e a própria mensalidade do curso. Entretanto, uma ferramenta que muitas instituições deixam de utilizar é a régua de cobrança, que é uma grande aliada no combate à inadimplência.
2- Academias
Muitas academias como Smartfit e Bodytech já adotaram o modelo de cobrança recorrente, da qual costumam retirar grande parte de seu faturamento. Um dos maiores atrativos para os alunos é o fato de que, diferentemente de uma compra parcelada, a recorrência não compromete o limite total do cartão de crédito.
Já para os donos de academias, a grande vantagem é que, caso o aluno deixe de efetuar o pagamento das mensalidades, seu acesso ao serviço é bloqueado, o que ajuda a inibir a falta de pagamentos em dia.
3- Proteção veicular
A proteção veicular é uma alternativa menos burocrática e mais barata do que os seguros privados para resguardar proprietários de veículos contra roubos, furtos, indenizações e outros tipos de sinistros.
Esse tipo de serviço funciona por meio do rateio — pagamento mensal de parcelas que formam um fundo do qual são retirados os recursos para cobrir as despesas dos associados. Para facilitar esse tipo de pagamento, a cobrança automática é uma boa estratégia.
4- Escritórios jurídicos
Escritórios de advocacia também podem garantir a previsibilidade de seus lucros oferecendo serviços que podem ser cobrados com a recorrência, como monitoramento do nome ou do CNPJ de clientes e serviços de atualização de processos via WhatsApp.
Com a plataforma de meios de pagamentos, é possível fazer a integração com sistemas jurídicos, cobrando periodicamente pelo acesso aos processos.
5- Barbearias
A barbearia curitibana John Six foi a pioneira no país ao lançar um clube de recorrência para os cuidados com cabelo e barba. A ideia é que o cliente pague um valor fixo por mês e tenha a liberdade de manter a imagem pessoal alinhada, utilizando o serviço quantas vezes desejar, conforme o plano escolhido.
Os membros do clube de assinatura ainda contam com a vantagem de receberem descontos na compra dos produtos comercializados na barbearia e no consumo de bebidas durante o atendimento. Essa é uma estratégia excelente tanto para garantir a previsibilidade do fluxo de caixa quanto para garantir a fidelização dos clientes.
6- Salão de beleza
Os cuidados estéticos são serviços que necessitam de manutenção periódica, e é inegável que um atendimento de qualidade garante a fidelização das clientes. Nesse caso, por que não aderir à recorrência no seu salão de beleza?
É possível criar planos e pacotes de serviços que envolvem cuidados com cabelos, depilação, manicure e pedicure, entre outros. Outra vantagem em aderir à recorrência no salão de beleza é dispensar as taxas de serviços cobradas pelas maquininhas de cartão.
Com o pagamento integral do pacote de serviços, as tarifas são debitadas apenas uma vez por mês. E, caso você tenha muitas clientes optando pelos pacotes de serviço, ainda consegue descontos, pagando taxas personalizadas sobre as cobranças emitidas.
7- Clínicas odontológicas
A recorrência diz respeito à prestação de serviços contínuos, o que se encaixa muito bem no contexto dos tratamentos odontológicos. No caso de um cliente que precisará passar por um tratamento durante seis meses, pode ser gerada uma cobrança recorrente dentro da plataforma de pagamentos configurada para esse prazo.
Entre os benefícios em adotar a recorrência em clínicas odontológicas estão a otimização das cobranças, por meio de relatórios financeiros detalhados, a redução de custos adicionais com a impressão de boletos e comodidade para os pacientes, que recebem lembretes para realizarem seus pagamentos em dia.
8- Clubes de assinatura
Roupas, artigos para animais de estimação, clube de vinhos, clubes literários, assinaturas de cosméticos, de cafés especiais, de artigos da cultura geek, seja qual for o segmento, certamente existe um clube de assinatura para o que você procura!
Esse tipo de negócio, que é totalmente baseado na economia de recorrência, oferece estabilidade de receita e possibilidade de crescimento, oferecendo uma experiência de compra exclusiva para os clientes com um investimento mínimo para a retenção.
9- Imobiliárias
Com a recorrência, as imobiliárias e os locadores facilitam o recebimento dos valores no prazo correto, solucionando o atraso nos pagamentos dos aluguéis e ajudando na cobrança dos clientes inadimplentes com a régua de cobrança inteligente. Além de organizar as cobranças, esse sistema permite que sejam embutidos nas faturas os valores referentes a multas e juros pelo atraso, o que ajuda a reduzir os prejuízos da empresa.
10- SaaS
Os SaaS (softwares como serviço) consistem na assinatura periódica de produtos e serviços digitais para empresas ou usuários. No caso das SaaS, um grande benefício ao adotar o modelo de recorrência é aumentar as chances de atrair a atenção de potenciais investidores, uma vez que é possível obter métricas visíveis de crescimento com a cobrança recorrente, garantindo maior segurança para quem deseja investir no segmento.
Como você viu, a recorrência é um modelo de negócios que pode ser aplicada aos mais diversos segmentos e, entre suas maiores vantagens, estão a possibilidade de garantir a previsibilidade de caixa, de escalar o faturamento e aumentar os lucros, permitindo o crescimento do negócio.
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