Seu networking fica ainda melhor com o fórum da Casa do Desenvolvedor!

Seu networking em TI pode ficar ainda melhor com o fórum da Casa do Desenvolvedor!

Seu networking em TI pode ficar ainda melhor com o fórum da Casa do Desenvolvedor

Saiba como melhorar seu networking em TI e aumentar seu leque de oportunidades na área.

Tempo de Leitura: 4 minutos

No atual mercado de trabalho, as habilidades técnicas não são suficientes para aproveitar as oportunidades na área de TI, além da capacitação profissional, é preciso se dedicar à construção de networking em sua área de atuação. Mas, afinal, o que é networking e porque é tão importante?

O networking é um termo do inglês que significa rede de contatos. É o relacionamento que você desenvolve com profissionais da sua área, conhecendo quem está inserido em seu mercado, de modo a manter-se atualizado sobre as novidades, oportunidades e mudanças do segmento. É também uma excelente forma de conseguir empregos, parcerias e de desenvolver diversas formas de interação com outros profissionais.

Na área de TI, ter um bom networking é fundamental para estar por dentro de tudo o que ocorre nesse universo. Portanto, é extremamente importante desenvolver boas relações, o que você fará facilmente seguindo as dicas deste artigo.

Conheça a Casa do Desenvolvedor

Networking na área de TI

O networking em TI é importante em todas as áreas, mas quando se trata de tecnologia da informação, esse aspecto com certeza se sobressai. Isso porque muitos profissionais preferem trabalhar por projetos, havendo necessidade constante de contratação. Além do mais, habilidades técnicas podem te colocar apenas na posição de vários outros candidatos a oportunidades, sendo o contato com as pessoas certas, o diferencial para se destacar nesse mercado.

Por esse motivo, é preciso estar sempre atento às diversas formas de networking e saber aproveitar cada uma delas. Seja em eventos presenciais ou online, conhecer pessoas é sempre uma boa ideia para estar à frente das oportunidades que surgirem na área de TI. O Fórum da Casa do Desenvolvedor é um excelente canal de networking, onde diversos profissionais e empresas da área já fazem parte e compartilham ideias, dúvidas, oportunidades e crescem juntos como profissionais altamente qualificados.

Por que o Networking é tão importante?

O Networking é fundamental para destacar o profissional no mercado, principalmente, quando se trata de um segmento altamente competitivo. É o networking que apresentará as melhores oportunidades ao profissional de TI e o conectará com as pessoas certas. 

Além disso, ser reconhecido por seus pares é indispensável para o profissional de TI, pois cria uma rede de confiança capaz de gerar oportunidades mais atrativas, que tornarão as experiências do profissional muito mais significativas.

Dicas para criar networking em TI

Criar uma rede de contatos não precisa ser difícil. Confira algumas dicas práticas para você construir uma rede sólida de contatos na área de TI e se destacar no mercado:

Participe de eventos de sua área

Como já diz o ditado, quem não é visto, não é lembrado. Por isso, participar de eventos em sua área é muito importante para fazer um bom networking em TI e saber o que há de novidade em sua área de atuação. Os eventos podem ser palestras, conferências ou até mesmo pontos de encontro em que os profissionais costumam ir em sua região.

Use as redes sociais a seu favor

O LinkedIn é a maior rede social profissional, abuse dela e aproveite ao máximo essa ferramenta, complete o seu perfil e dedique-se em compartilhar suas experiências e interagir com seus contatos. Tenha um perfil atrativo e que mostre muito mais que as suas habilidades técnicas. 

Você também pode usar outras redes sociais como o Facebook e Instagram para divulgar seu trabalho, quantificar seus projetos e demonstrar suas soft skills, além de ampliar o alcance de suas publicações. Trata-se de uma boa estratégia para fazer contatos, construir parcerias e fortalecer o networking em TI. 

Faça parcerias para projetos

Novos projetos são sempre bem-vindos, e fazer parcerias vai enriquecer ainda mais o seu portfólio, são excelentes oportunidades de construir networking e fortalecer relacionamentos com colegas da área, os quais vão te conhecer, entender sua forma de trabalhar, suas habilidades e te indicar para outros projetos, experiências e oportunidades.

Produza seu próprio conteúdo

Uma das melhores formas de começar uma interação e gerar engajamento e networking é gerando seu próprio conteúdo. Isso porque as pessoas vão começar a te reconhecer como autoridade na área e irão comentar, compartilhar e interagir com você, de modo a aumentar o prestígio e fomentar sua rede de contatos.

Saiba quem são as pessoas estratégicas em sua área e conecte-se a elas

Fazer muitos contatos é bom, mas fazer contatos qualificados é melhor ainda. Você pode identificar fóruns, locais estratégicos e até mesmo redes que mostrem as pessoas mais influentes na área, aquelas que estão presentes em mais projetos, programas, apresentando cursos, etc. Essas pessoas são ideais para uma aproximação e integrar sua rede de contatos.

Fórum da Casa do Desenvolvedor

A Casa do Desenvolvedor é um ambiente ideal para encontrar informações atuais sobre o universo de desenvolvimento de software. Desde capacitação e conhecimento para sua força de trabalho até a formação de parcerias que podem mudar o patamar da sua carreira. 

Especialmente reconhecida por seu fórum, no qual é possível tirar dúvidas, compartilhar conteúdos e construir networking em TI com profissionais sensacionais, a Casa do Desenvolvedor tem sido o ponto de encontro mais querido da área. É um excelente lugar para fazer contatos com profissionais altamente qualificados, permitindo que haja uma interação espontânea, natural e que certamente renderá bons frutos.

Além disso, você tem a oportunidade de conhecer pessoas incríveis e talentosas, com as quais pode realizar projetos e criar um relacionamento sólido para troca de conhecimentos, experiências e oportunidades. 

Os melhores profissionais de TI já se comunicam no fórum da Casa do Desenvolvedor!

Faça parte dessa rede e tenha um networking sólido que vai te aproximar dos profissionais da sua área. Conheça o fórum agora mesmo e se relacione com quem pode fazer a diferença na sua carreira!

Conclusão

O Networking é realmente fator fundamental para o profissional que deseja se destacar no mercado, sobretudo na área de TI. Fazer uma rede sólida de contatos, estabelecendo um bom relacionamento com seus pares e conhecendo pessoas estratégicas é a melhor forma de conseguir oportunidade, além de permitir que o profissional conheça novas pessoas, técnicas e formas de participar do mercado com qualidade.

O fórum da Casa do Desenvolvedor é ideal para aqueles que querem se aprimorar, conhecer pessoas e criar networking em TI, aumentando suas possibilidades e se desenvolvendo na área.

Karina Harumi
Karina Harumi
UX Designer, Analista SEO e Analista WEB na TecnoSpeed e Casa do Desenvolvedor, focada em experiência do usuário e performance. Uma boa experiência é tudo. ♡

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo