Marketing Comercial: o que é e como aplicar em 5 passos.

Marketing Comercial: o que é e como aplicar essa estratégia?

Marketing Comercial: o que é e como aplicar essa estratégia em 5 passos
 

Você sabe como o marketing comercial pode ser vantajoso e essencial dentro de um negócio? Entenda tudo sobre o tema e comece a aplicar a estratégia já!

 

Tempo de Leitura: 4 minutos

Marketing é o processo de criação, comunicação e entrega de valor a clientes, sociedade e outros stakeholders. Mas e o marketing comercial, o que é e qual a diferença dele para o marketing social, por exemplo? Para entender melhor sobre isso, acompanhe o artigo a seguir!

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O que é o marketing comercial? 

Marketing comercial é todo o esforço ou atividade que visa promover e vender produtos ou serviços de forma lucrativa. Aqui, o ponto focal é o lucro, ao contrário do marketing social – que busca educar os consumidores sobre questões sociais e não tem fins lucrativos.

Para obter lucro, as organizações analisam as necessidades e demandas do público-alvo, além das concorrências de mercado. Tudo isso é feito por meio de pesquisas e benchmarking. Dessa forma, elas conseguem desenvolver estratégias de marketing adequadas e criar o produto certo pelo preço certo, além de promovê-lo com mais eficácia e no melhor local possível.

Diferenças entre Marketing Comercial e Marketing Social

Como falamos, a principal diferença entre o marketing comercial e o social está na busca pelo lucro ou não. Na verdade, o marketing social até usa princípios de marketing comercial, mas sem fins lucrativos. Veja as definições de cada um:

Marketing Comercial

  • Quem usa? Empresas;
  • Objetivo: lucrar com a venda de produtos ou serviços;
  • Público-alvo: consumidores que querem comprar produtos ou serviços para satisfazerem suas necessidades e desejos;
  • Estratégia: foca totalmente em conseguir receita com o menor custo possível.

Marketing Social

  • Quem usa? Instituições de caridade e outras organizações ou coletivos sem fins lucrativos. No mais, empresas socialmente responsáveis também utilizam da estratégia para atender às demandas do mercado;
  • Objetivo: influenciar o comportamento dos consumidores e educá-los sobre questões sociais e coletivas, como sustentabilidade e equidade;
  • Público-alvo: pessoas que queremos influenciar e alterar o comportamento, como por exemplo fumantes ou sedentários;
  • Estratégia: baseada na ética e nos valores morais, seu foco é o impacto social.

Em ambas as estratégias, a pesquisa de mercado está presente, assim como a segmentação da audiência e o estudo dos 4P's de marketing (preço, praça, promoção e produto).

Vantagens do Marketing Comercial

O marketing comercial procura converter potenciais clientes em pessoas que compram e se relacionam com o produto e a marca. Para isso, profissionais de marketing comercial criam campanhas que ajudam as pessoas a entenderem por que um determinado produto ou serviço pode beneficiar sua vida. Conheça as vantagens de apostar em marketing comercial:

Aumentar o reconhecimento da marca

Com a estratégia, sua empresa pode aumentar a receita ao ter mais clientes conhecendo seu produto ou serviço. Para isso, são usadas táticas de publicidade para alcançar uma nova base de clientes ou atingir uma segmentação específica de pessoas. 

Melhorar as vendas

Se o seu trabalho de marketing comercial for bem feito, mais clientes entenderão por que devem comprar da sua empresa, o que leva a mais vendas e faturamento. Você também pode utilizar a estratégia para se distinguir dos concorrentes, criando uma vantagem competitiva sobre eles e mostrando como seu produto é superior.

Acelera o ciclo de vendas

Quando você impulsiona seus clientes a entenderem que seu produto ou serviço atende a uma necessidade deles, é muito mais fácil vender. Seus leads já chegarão nutridos e preparados para comprar da sua empresa, o que facilita ainda mais o processo de vendas

Passos para aplicar o Marketing Comercial

E como aplicar o marketing comercial? Existem diversas estratégias que podem ajudar seu negócio a influenciar o comportamento do consumidor e direcioná-lo para a compra. Se você deseja colocar o conceito em prática agora, acompanhe os passos a seguir:

1. Desenvolva um produto que atenda a uma necessidade de mercado

É importante que o seu produto ou serviço esteja atendendo a uma demanda de mercado. Do contrário, de que vai adiantar vendê-lo? Mais à frente, vamos entender sobre as pesquisas de mercado e como elas ajudam a identificar as dores de seus potenciais clientes.

2. Identifique seu público-alvo

Seu público-alvo é o conjunto de clientes ideais para o qual o produto ou serviço do seu negócio é atraente. Para determiná-lo, pense em quais necessidades seu produto atende e em quais grupos elas estão mais latentes. Considere informações demográficas como idade, sexo, localização, religião, comportamento de compra e grupo socioeconômico.

3. Conduza uma pesquisa de mercado

Realizando uma pesquisa de mercado, você prepara seu produto e tem mais chances de ser bem-sucedido com ele. O processo envolve coletar e analisar dados para definir seu público-alvo, a demanda atual pelo produto e os possíveis concorrentes da sua marca. 

Para isso, você pode utilizar de grupos focais, entrevistas, pesquisas primárias e secundárias, além de testes para validação. Todo esse material é usado para desenvolver e ajustar o produto ao consumidor e atingir as expectativas dos stakeholders da companhia.

4. Desenvolva uma estratégia de marketing

Pense em quais técnicas de marketing comercial você vai usar para atingir sua meta de vendas. Isso inclui publicidade em redes sociais, marketing de influência, SEO, e-mail marketing ou mídias off-line como outdoors e cartazes. Após definir como será feita a promoção, é só iniciar o lançamento do seu produto ou serviço.

5. Monitore os resultados e ajuste o que for necessário

Sua campanha não acaba depois de ir para o ar! Continue monitorando as estratégias de marketing criadas após o lançamento inicial do produto ou serviço. Isso vai ajudar a identificar e entender melhor as tendências nos números de vendas, o comportamento dos consumidores no site ou e-commerce, e quais táticas e técnicas estão dando mais resultado.

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Giovanna Siqueira
Giovanna Siqueira
Formada em Publicidade e Propaganda. Atual responsável pela Casa do Desenvolvedor, a comunidade focada para desenvolvedores de software.

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