Software house: estratégias de marketing e aquisição para 2024

Empresas de Software: top estratégias de marketing e aquisição para 2024

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Descubra as estratégias de marketing que as empresas de software devem priorizar para diversificar seus canais de aquisição e maximizar seu retorno.

Tempo de Leitura: 5 minutos

 

O mercado de software está cada vez mais competitivo, e as empresas de software precisam cada vez mais adotar estratégias eficazes para conquistar novos clientes e se manterem relevantes. 

Segundo a pesquisa Panorama da Software House 2024, realizada pela Casa do Desenvolvedor junto de toda a rede da TecnoSpeed, 49% das Software Houses ainda dependem significativamente de referências boca a boca, enquanto 24% estão expandindo suas vendas por meio de revendas e parcerias. 

Neste artigo, vamos explorar os principais canais de aquisição de clientes utilizados pelas empresas de software e entender onde estão sendo direcionados os investimentos para maximizar o seu retorno. Confira e repense suas estratégias de marketing para este ano e os próximos!

Conheça nosso manifesto

Diversificação dos canais de aquisição

Antes de nos aprofundarmos no estudo, é importante frisar que a diversificação dos canais de aquisição é uma estratégia essencial para as empresas de software que desejam crescer e se destacar no mercado. 

Depender de um único canal pode limitar o alcance e aumentar os riscos, enquanto a diversificação permite alcançar diferentes segmentos de mercado e maximizar as oportunidades de crescimento. 

Principais estratégias de marketing e canais de aquisição para empresas de software em 2024

Agora que você já sabe a importância de diversificar, vamos entender as principais estratégias que as empresas de software estão priorizando para impulsionar seu crescimento, conforme o Panorama da Software House 2024. Confira:

Programa de indicação boca a boca

O boca a boca sempre foi um poderoso canal de aquisição de clientes, especialmente para empresas de software que dependem de recomendações e relações de confiança já estabelecidas. A pesquisa revela que o boca a boca é a fonte primária de conversão para 51,8% das software houses

Contudo, a previsão para 2024 é que as empresas diversifiquem o investimento para buscar uma autonomia da estratégia de indicação boca a boca.

Revendedores e parceiros

Vendas por meio de revendedores e parcerias estão ganhando destaque como um importante foco de investimento. Afinal, elas permitem ampliar a base de clientes sem a necessidade de expandir diretamente a equipe de vendas. 

Segundo o panorama, 25,1% das empresas de software utilizam revendedores, canais e parcerias como estratégias de aquisição, o que destaca a eficácia dessas estratégias para ampliar a base de clientes e acessar novos mercados. Sem contar que os revendedores podem agregar valor ao oferecer suporte técnico local, treinamento e serviços adicionais que complementam a oferta de um sistema. 

Software houses que investem nesse modelo de aquisição podem ver uma melhora significativa na satisfação e retenção de clientes, pois esses parceiros têm um entendimento profundo das necessidades e desafios específicos dos seus mercados, e expertises que talvez o seu time não tenha e nem precise ter.

Inbound sales

O inbound sales é um canal vital para atrair e converter leads de maneira orgânica. Ao contrário das abordagens tradicionais de outbound, o inbound foca na criação e distribuição de conteúdo relevante e valioso que atrai naturalmente os potenciais clientes. 

Segundo o relatório, o inbound marketing é o terceiro maior canal de aquisição de clientes, utilizado por 10,5% das empresas de software. Além disso, 81,4% das organizações destacam a demanda de aumentar a carteira de clientes como um dos principais desafios enfrentados.

Estratégias eficazes de conteúdo para venda incluem: 

  • Blogs
  • Whitepapers
  • Webinars 
  • Vídeos
  • Infográficos
  • Podcasts
  • Campanhas de e-mail marketing

Dica: o uso de SEO (Search Engine Optimization) ajuda a aumentar a visibilidade nos motores de busca e garantir que o material alcance a audiência desejada. E a personalização do conteúdo pode melhorar significativamente a taxa de conversão. 

Nesse contexto, ferramentas de automação de marketing permitem segmentar a audiência e oferecer conteúdo relevante baseado em comportamento e preferências do usuário. Isso não só atrai leads qualificados, mas também os nutre ao longo da jornada do comprador.

Outbound Sales

Embora o inbound marketing tenha ganhado destaque, as estratégias de outbound sales ainda são relevantes na geração de interesse e conversão de novos clientes. Ele representa 7,3% dos canais de aquisição das empresas de software, de acordo com a pesquisa.

Técnicas de outbound incluem:

  • Cold calling 
  • E-mail marketing direcionado 
  • Campanhas de publicidade pagas 

Essas abordagens podem ser especialmente eficazes para alcançar empresas que ainda não estão ativamente procurando por soluções de software, mas que podem se beneficiar a partir delas.

As campanhas de outbound sales devem ser cuidadosamente planejadas e executadas para evitar a percepção negativa associada a abordagens invasivas. 

Pense sempre em segmentar a audiência e personalizar a comunicação. Fora isso, a integração de dados de CRM com ferramentas de outbound pode ajudar a identificar prospects mais qualificados e, assim, aumentar a eficiência das campanhas.

Feiras e eventos

Participar de feiras e eventos também continua sendo uma boa estratégia para conquistar novos clientes. A pesquisa revela que 5,3% das empresas de software utilizam feiras e eventos offline como um de seus principais canais de aquisição.

Esses eventos oferecem oportunidades de networking, demonstração de produtos e construção de marca. Também permitem que as empresas de software se posicionem como líderes com know-how no setor, compartilhando insights e tendências com uma audiência qualificada.

Para maximizar o retorno em feiras e eventos, considere:

  • Ter uma estratégia clara, definindo objetivos específicos, como geração de leads, construção de marca ou estabelecimento de parcerias;
  • Realizar um acompanhamento pós-evento, visando converter leads gerados durante o evento em clientes reais;
  • E usar ferramentas de CRM e automação de marketing para gerenciar esse processo de forma eficiente.

Investimentos em canais de aquisição para 2024

De acordo com o nosso levantamento, as empresas de software estão planejando aumentar seus investimentos em diversos canais de aquisição para maximizar seu retorno e seus resultados em 2024. Confira no gráfico a seguir:

Para ter sucesso nessa diversificação dos canais, busque apostar em boas ferramentas, processos e tecnologias. Entenda:

Ferramentas e tecnologias

A adoção de ferramentas de automação de marketing e CRM (Customer Relationship Management) está crescendo, com o objetivo de otimizar os processos de aquisição de clientes

Nesse sentido, ferramentas de automação são extremamente interessantes, pois permitem a personalização em escala, ajudando a gerenciar campanhas de marketing complexas e a nutrir leads de forma eficiente. 

Por outro lado, sistemas de CRM facilitam a gestão de relacionamento com os clientes, fornecendo insights valiosos sobre o comportamento e as necessidades do público.

Métricas e avaliação de desempenho

Medir a eficácia dos diferentes canais de aquisição é o que vai ajudar a ajustar estratégias conforme necessário. 

Algumas das principais métricas a serem monitoradas incluem o custo por lead (CPL), taxa de conversão, ticket médio, valor do tempo de vida do cliente (LTV) e retorno sobre investimento (ROI).

A análise contínua dessas métricas permite identificar quais canais estão gerando os melhores resultados e onde os recursos devem ser alocados para maximizar o impacto.

Leia o nosso Guia de Marketing para Software Houses e confira outras métricas e dicas importantes para monitorar na sua empresa de software! 

Painéis de desempenho

Uma boa ideia para acompanhar essas métricas é usar painéis de desempenho — pois eles oferecem uma visão centralizada e em tempo real das métricas de marketing e vendas. 

Ferramentas de visualização de dados e BI permitem criar dashboards personalizados que monitoram o desempenho de campanhas, canais de aquisição e KPIs (Key Performance Indicators). 

Esses painéis ajudam as equipes de marketing e vendas a tomar decisões baseadas em dados e a ajustar suas estratégias rapidamente.

Se quiser uma ferramenta de ponta e descomplicada para contar nesse sentido, conheça e conte com as soluções do PlugDash da TecnoSpeed!

Explore ainda mais insights no Panorama da Software House 2024

Investir estrategicamente em canais de aquisição diversificados é essencial para o crescimento das empresas de software em 2024. A análise e o investimento informado em canais específicos podem elevar significativamente o seu ROI. 

Foi para te ajudar nesse entendimento que a TecnoSpeed, em conjunto com a Casa do Desenvolvedor, conduziu a pesquisa "Panorama da Software House 2024", com insights valiosos para otimizar não só suas estratégias de marketing e venda, mas de toda a sua empresa.

Aproveite a oportunidade para baixar o material completo da pesquisa gratuitamente e obter uma visão aprofundada sobre o mercado e as empresas de software:

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Daniela Giannini
Daniela Giannini
Jornalista por formação e especialista em Marketing de Conteúdo, é uma apaixonada por transformar ideias em histórias que engajam e geram resultados.

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