Linguagem de Programação: Fique de olho nas tendências para 2022!

Linguagem de Programação 2022: veja em quais linguagens você deve ficar de olho!

Carreira de Desenvolvedor FrontEnd

Linguagem de programação 2022 - Quer saber mais sobre o assunto e garantir as melhores oportunidades como profissional desenvolvedor? Então vem com a gente!

Tempo de Leitura: 4 minutos

Os profissionais de TI deparam-se com diversas oportunidades no atual mercado de trabalho, por essa razão, estar por dentro da linguagem de programação 2022 é fundamental para se destacar e conquistar os melhores trabalhos como desenvolvedor. 

A demanda por aplicativos e soluções tecnológicas cada vez mais inteligentes força as empresas a desejarem e recrutarem o profissional ideal, o qual precisa estar sempre atualizado sobre as linguagens de programação mais importantes para a construção de software. 

Conheça a Casa do Desenvolvedor

Por que falar de linguagem de programação 2022?

As linguagens são muito importantes para cada tipo de projeto. Por esse motivo, em cada período, as tecnologias que estão em alta e os tipos de softwares que se pretende desenvolver são os principais fatores que influenciam as linguagens que serão destaque.

Em 2022, a importância do conhecimento sobre linguagens de programação permanece em evidência. Apesar de haver uma grande procura por desenvolvedores, muitos profissionais não são qualificados para desenvolver as soluções necessárias em uma linguagem predeterminada e consequentemente acabam não se destacando no mercado.

Por essa razão, é importante estar sempre atento às linguagens e tendências do momento, além de investir em networking para se comunicar com outros profissionais da área para trocar ideias e experiências que possam contribuir para a formação de um profissional cada vez melhor e mais completo. 

O que vem mudando na linguagem de programação?

Muitas das linguagens já consagradas, continuam em destaque quando falamos da linguagem de programação 2022, pois o decorrer dos anos não impactaram suas características. 

Apesar de possíveis mudanças na sintaxe das linguagens que vão surgindo, por exemplo, muitas das alterações que se observa referem-se ao tipo de aplicação que ganha maior destaque no mercado com o passar do tempo.

As aplicações práticas que facilitam o nosso dia a dia podem mudar, por isso, é importante estar atento às funcionalidades que cada linguagem possui.

Quais tipos de linguagem de programação vem bombando?

Sobre linguagem de programação 2022, descubra agora quais são as mais demandas e utilizadas pelos desenvolvedores. 

Typescript

Bem similar à linguagem mais utilizada (o Javascript), o Typescript possui algumas funções adicionais. Sua linguagem pode ser utilizada em diversas funcionalidades, além de ter uma complexidade menor do que outras, como o Java, por exemplo. O que a diferencia é o seu ambiente de desenvolvimento, que permite dar maior produtividade ao desenvolvedor.

Javascript

Essa é a linguagem de programação mais utilizada e tem maior versatilidade por poder atuar tanto em front-end quanto em back-end, além disso, é possível aprendê-la mesmo sendo iniciante, pois sua complexidade não é tão alta apesar das múltiplas funcionalidades que tem. 

O JavaScript também é útil para programação em mobile, o que o torna muito interessante para os desenvolvedores interessados em áreas diversas ou que estejam começando e ainda queiram experimentar as áreas de desenvolvimento.

Python

Atualmente, não se pode ignorar a crescente demanda por desenvolvedores que conheçam Python. Sendo a segunda linguagem mais utilizada no mercado, o Python é também uma excelente ideia para quem está começando a estudar programação. Com uma sintaxe mais fácil, essa linguagem é mais acessível e tem um grande uso em diversas áreas. Para quem quer trabalhar com Data Science ou Inteligência Artificial, o Python é extremamente importante.

C#

A linguagem C# é bem versátil, portanto, tem sido muito requisitada. Ela é útil para diversos fins, como o desenvolvimento de jogos, de aplicativos web e mobile e de programas para negócios. Ela também é muito utilizada no back-end, sendo que os desenvolvedores especialistas em C# têm salários invejáveis. 

Segundo o Glassdoor, o salário de desenvolvedores que conhecem a linguagem varia entre R$4.427 e R$7.500. Quanto mais experiência o desenvolvedor adquire e mais linguagens relevantes aprende, maiores as possibilidades de conseguir um bom salário.

JAVA

O Java continua sendo uma linguagem muito forte, sendo utilizada para grandes projetos no mundo inteiro. Consiste em uma linguagem pré-requisito para determinados projetos, mas tem lá suas dificuldades. 

Isso porque pode ser uma linguagem mais complicada para quem está começando, mas o retorno é alto, uma vez que é exigida para muitas oportunidades de atuar na área como desenvolvedor, sobretudo para trabalhar no back-end de grandes projetos. 

Então, se você gosta de trabalhar com back-end e tem alguma experiência ou conhecimento prévio em linguagens de programação, investir em aprender a linguagem JAVA é uma excelente ideia.

Em qual eu foco em 2022?

Para escolher a linguagem de programação 2022 na qual deve focar, vários fatores devem ser considerados. Para começar, se você não tem nenhuma experiência ou conhecimento com linguagens de programação, é preciso analisar a complexidade da linguagem. 

Além disso, se você tem preferência por alguma área em específico, deve-se estudar quais linguagens estão mais aptas a te ajudar a desenvolver o tipo de programa desejado.

Apesar da necessidade de pesar todos esses pontos, é possível começar a desenvolver e a se destacar no mercado a partir das linguagens listadas acima. Um dos fatores mais importantes para se destacar como desenvolvedor é estar sempre atento às novidades da área, trocando experiências com outros desenvolvedores e se atualizando.

Uma comunidade inteira para você trocar ideias

Uma boa forma de se manter atualizado sobre as linguagens que precisa conhecer para se destacar no mercado e sobre as tendências da área é estar em contato com outros profissionais. A Casa do Desenvolvedor possui um ótimo ambiente online para interagir e trocar conhecimentos.  

Esteja em contato com quem mais entende sobre o assunto, troque ideias com profissionais de diferentes níveis de conhecimentos e experiências, e se destaque no mercado! 

A Casa do Desenvolvedor é o lugar certo para aprender sobre linguagens de programação e para saber como se aprimorar!

Para aproveitar o seu tempo e o seu conhecimento de maneira otimizada, você precisa concentrar os esforços onde realmente precisa. E o fórum da Casa do Desenvolvedor pode simplificar a sua jornada. 

Trata-se de uma comunidade incrível formada por profissionais desenvolvedores, os quais podem compartilhar experiências e aprender ainda mais sobre programação e ficar por dentro das linguagens mais requisitadas do momento. 

Converse com outros profissionais, amplie seus conhecimentos e esteja cada vez mais preparado para o mercado de trabalho.

Casa do Desenvolvedor
Casa do Desenvolvedor
Somos a Casa do Desenvolvedor, uma comunidade que tem como propósito, fortalecer o desenvolvimento de software no Brasil. Faça parte você também dessa comunidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.