Tempo de Leitura: 5 minutos
Com o aumento do mundo digital e das conexões que possibilitam encontrar pessoas e realizar reunião mesmo distante, o uso da internet tem se tornado inevitável.
Graças a essa criação, temos tudo na palma da mão, descobrimos meios de pesquisar e se manter informados a todo momento, conseguimos aprender mais, escolher novos roteiros de lazer, trabalhar de diversas localidades e o mais importante, se manter conectado com a família e amigos.
Mas nem sempre tivemos essa praticidade a nossa disposição. Neste artigo vamos falar sobre três pontos principais:
Se conecte com a gente. Saiba mais!
Legenda: Relembre como tudo surgiu e sua evolução. | Imagem: Unsplash.
Para começar vamos voltar um pouco no tempo, e percorrer a linha do tempo da história da Internet, mais precisamente em 1958, apenas um ano após o lançamento do primeiro satélite artificial da história, muito conhecido como “Sputnik”.
A URSS e os EUA haviam criado a ARPA (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa). Que possuía a finalidade de realizar pesquisas para desenvolver novas tecnologias para defesas militares, diante do ambiente da Guerra Fria, no qual às duas super potências estavam envolvidas, a União Soviética (Socialista) e os Estados Unidos (Capitalista) disputavam poderes e hegemonias.
Vamos avançar um pouco, agora para 1969. Neste ano, nos Estados Unidos foi criada a Arpanet (Advanced Research Projects Agency Network), o primeiro protótipo de rede de internet, que tinha o intuito de ser um sistema de compartilhamento de informações entre pessoas distantes geograficamente, facilitando as estratégias de guerra e a troca de informações, pois o grupo capitalista temia ataques dos soviéticos.
Vale relembrar que este mesmo período foi marcado por um momento histórico, o primeiro e-mail foi enviado por um professor da universidade da Califórnia, passando a fazer conexão com o instituto de pesquisa de Stanford.
Foi então que em 1970, a ARPANET se estabelecia com centenas de computadores conectados, utilizando o protocolo de controle NCP (Network Control Protocol), que permitia o desenvolvimento de aplicativos.
Já em 1974 foi desenvolvido por Vinton Cerf e Robert Kahn, uma nova versão do protocolo, um ambiente de rede de arquitetura aberta conhecido como TCP/IP, cujo intuito era ser mais segura, facilitando a comunicação entre redes sem precisar que fizessem alterações na interface, garantindo que nenhum pacote de informações fosse perdido e verificando se eles chegavam na ordem em que haviam enviado. Assim, expandindo ainda mais as conexões em escala global.
Para encerrarmos a viagem através da história da Internet, vamos para 1989, com o surgimento do WWW (World Wide Web), um navegador, ou melhor, um sistema de documentos dispostos na Internet que permite acesso à informação apresentadas no formato de hipertexto o conhecido (HTTP)
Foi então que a Internet atingiu um auge do sucesso, utilizado por milhares de pessoas através dos navegadores que hoje conhecemos, Mozilla Firefox, Google Chrome, Internet Explorer, entre outros.
Legenda: O uso da internet no Brasil contribuiu para o desenvolvimento em diversos fatores. | Imagem: Envato.
Chegamos na história da internet no Brasil, que na década de 80, teve seu marco inicial quando as universidades brasileiras decidiram começar a compartilhar algumas informações com os Estados Unidos, visando expandir a tecnologia da Internet pelo Brasil e facilitar a troca de informações e pesquisas entre diversas regiões do mundo.
Alguns anos mais a frente foi criada a RNP (Rede Nacional de Pesquisas) pelo Ministério de Ciência e Tecnologia.
O RNP tinha como foco ser uma instituição de iniciativa e coordenação para a disponibilização de serviços de acesso à Internet no Brasil, e para tomar-se viável foi criado um backbone (sistema de redes) conhecido como “backbone RNP” que interligava as instituições educacionais na Internet.
A internet então começa a ser comercializada, e aproveitando a oportunidade, a Embratel lança o “Serviço Internet Comercial” com um teste de conexão internacional com cinco mil usuários. Foi em tão que chegamos em 1995, quando o serviço se torna definitivo no Brasil e o MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) decide pela exploração comercial. Foi então que a banda larga se estabeleceu, crescendo no Brasil, e os fornecedores de internet tornaram-se fundamentais na manutenção e ampliação da tecnologia pelo Brasil. Assim o uso das conexões foram essenciais para o processo de digitalização.
E hoje temos ela, a internet popularizada mundialmente!
Como parte da evolução deste processo, vale citar o impacto que se teve sobre a Revolução Industrial, levando-nos para a Era da Informação..
Deste momento em diante a tecnologia foi evoluindo gradativamente Antes era muito utilizada a “internet discada”, depois a banda larga e conexão através do celular com a rede 3G.
Atualmente contamos com provedores com maior qualidade. A internet acabou virando uma necessidade diária tanto para o uso de empresarial quanto o uso doméstico, agora temos grandes possibilidades velocidades, e um futuro cheio de novidades, com inteligência artificial, realidade aumentada e diversas outras possibilidades!
Recentemente tivemos a notícia que a empresa NAXI, pioneira em levar serviço de conexão de Jaraguá do Sul (SC) lançou a primeira conexão de 6.000 Mbps simétricos do mercado nacional, que oferece a mesma velocidade de download e upload em pacotes residenciais. No qual faz uso da tecnologia XGS-PON, implementada em parceria com a Venko Networks, empresa criada e conduzida por especialistas em conectividade.
Com os equipamentos do pacote denominado “Atomic” é possível utilizar toda a velocidade contratada em um único dispositivo, através de uma porta elétrica 10GbE (10-Gigabit Ethernet) ou dividir a capacidade em outras portas de 1GbE (1-Gigabit Ethernet).
Por incluir diversos benefícios, como, por exemplo: e-mail, ferramentas de proteção para a conexão e serviços de streaming de vídeo e música, a assinatura mensal custará R$ 999,99. O serviço foi desenvolvido e pensado em todos os amantes de tecnologia e está sendo disponibilizado na cidade de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina.
Legenda: Nos mantemos conectados diariamente! | Imagem: Envato.
Durante a pandemia do covid-19, tivemos um aumento significativo nos acessos e uso de internet, segundo uma pesquisa realizada pela “Edição de 2020 da TIC Domicílios” o uso no Brasil passou de 74% para 81% da população, o que representa 152 milhões de pessoas.
Antes este meio era menos utilizado, pois focava mais em lazer ou em comunicação. Hoje o cenário é diferente, tivemos que nos adaptar e a internet foi se tornando uma grande aliada no dia a dia, agora muitas pessoas trabalham ou estudam à distância e, por meio da internet, principalmente das redes sociais, vendem, realizam reuniões, ficam por dentro de notícias de todas as regiões, e se comunicam tudo diariamente a todo momento.
As redes sociais nos dão um vasto leque de oportunidades, somos abordados e abordamos as outras pessoas com diversos conteúdos com o objetivo de trazer e trocar informações. Temos uma possibilidade muito grande de ferramentas, sendo, as mais conhecidas - Instagram, Facebook, Linkedin, TikTok e Twitter, que nos possibilitam trabalhar até nos divertir.
A Casa do Desenvolvedor não fica de fora dessa! Estamos sempre postando conteúdos exclusivos, ricos e diversos para o público, mas especificamente para o público do ecossistema de uma software house/empresa de TI.
Se ainda não conhece as nossas redes sociais, clique no botão abaixo e siga nosso Instagram. Vem com a gente, conecte-se!
A Internet nos proporcionou grandes acontecimentos, inovações e amadurecimentos. Ao nos conectarmos ampliamos nossa mente em um universo fascinante de descobertas que levaram a humanidade a transformar seu estilo de vida atual e mudar para sempre seus hábitos e processos.
Quem nunca disse ou ouviu a seguinte frase "eu não vivo sem internet", hoje mais do que nunca aprendemos novas maneiras de levar a vida, a internet veio para facilitar as demandas do dia a dia e nos manter conectados!
1 Comment
[…] os recentes avanços da tecnologia e das altas demandas por produtos de inovação, o mercado se vê cada vez mais carente de bons […]