Inovação e crescimento são objetivos essenciais para empresas de sucesso. Aprenda a traçar uma estratégia eficiente e sustentável nesse sentido!
Tempo de Leitura: 8 minutos
Inovação e tecnologia andam lado a lado. Mas, você já se perguntou qual o segredo das empresas que estão sempre inovando e crescendo a partir deste processo? Bom, aqui na TecnoSpeed, levamos a inovação como estratégia de crescimento, e temos experiências e dicas valiosas para compartilhar sobre isso!
E esse é justamente o objetivo deste artigo. Na edição do TecnoUpdate 2022, tivemos nosso Diretor de Operações, Rodrigo Palhano, falando sobre inovação e a jornada da TecnoSpeed nesse sentido. Aqui, reunimos os melhores insights dessa palestra para você ter na manga e aplicar por aí.
Vamos, então, mergulhar no universo da inovação e aprender sobre sua importância, viabilidade e relação com o crescimento da empresa? É só acompanhar a leitura até o final! Caso prefira, você também pode navegar pelos tópicos a partir do índice abaixo.
Por que inovar?
Quando o assunto é gestão de negócios, muitos empreendedores preferem aplicar o “não se mexe em time que está ganhando”. Afinal, se a empresa vai bem e não há nenhuma crise em vista, não há porque fazer mudanças, certo? Há controvérsias.
Realmente, se manter parado diante de um bom momento traz o retorno esperado e é menos arriscado. Mas isso não dura muito tempo. Eventualmente, quem não olha e anda para frente, fica para trás.
Então, aqui estão alguns motivos que nos mantêm inovando aqui na Tecno e que podem servir de inspiração para você tornar a inovação um processo constante na sua organização também:
Mais crescimento
Primeiro, precisamos entender que o crescimento não é só uma questão de ambição, mas de sobrevivência no nosso país.
A economia brasileira tem uma taxa de inflação alta que, não raro, chega a 10%. No segmento de SaaS, também temos uma taxa churn (cancelamento/corrosão de carteira) que gira em torno de 5 a 10%.
Tudo isso, faz com que o crescimento seja necessário até mesmo para a manutenção do status quo. Ou seja, para manter seus ganhos e métricas exatamente como estão, é preciso crescer seu negócio em algum nível.
Agora, se você quiser se manter sempre acima dessas margens, a inovação é uma ótima solução. Isso porque ela introduz novos mercados, novos produtos, novos públicos e novas receitas, potencializando sua estratégia de crescimento.
Mais lucro
Uma vez que você expande sua operação, a sua receita também tende a aumentar. Entrando em um mercado com menor concorrência, você pode obter uma margem de lucro maior, por exemplo. Contudo, simplesmente, por buscar novas possibilidades para complementar seu portfólio atual e otimizar suas estratégias, os ganhos devem surgir.
Atração e retenção de talentos
Temos vivido grandes desafios ligados a recrutamento e seleção dentro da tecnologia no Brasil e no mundo. É claro que o fator financeiro pesa na hora dos profissionais se manterem ou buscarem outras empresas, no entanto não é o único ou mais importante.
Pelo menos é o que temos notado, afinal, salários competitivos são comuns nas organizações tech. Enquanto uma cultura inspiradora e um ambiente que proporciona aprendizado, desenvolvimento e crescimento nem sempre estão presentes.
E, para possuir esse tipo de diferencial subjetivo e capaz de atrair e reter os melhores profissionais, inovar é essencial.
Valorização da empresa
Uma empresa que cresce e lucra mais, naturalmente terá um valor maior de mercado. Mas essa valorização trazida pela inovação vai além disso. Inovar é quase um exercício de prever e escrever o futuro, e isso faz toda a diferença para os investidores.
As suas métricas e números de hoje refletem o seu passado. É a perspectiva de inovação e crescimento que garante confiabilidade ou, ao menos, justificativa para um investimento. E a cultura inovadora (histórico de inovação) da sua empresa que suporta essas projeções.
Perenizar a empresa
Por fim, é preciso inovar, pois todas essas vantagens citadas anteriormente se transformam em força e estabilidade de mercado. Inovação tem tudo a ver com adaptação, e quem melhor se adapta, permanece vivo por mais tempo.
Uma empresa inovadora é uma empresa que está sempre mudando e atenta às demandas e oportunidades que surgem dia após dia. E exatamente por isso consegue ter uma vida longa e rentável.
Isso é mais do que um belo motivo para você inovar por aí, não é mesmo? Então, bora continuar esse papo entrando mais fundo na estratégia de inovação da TecnoSpeed…
A inovação na TecnoSpeed
A estratégia da TecnoSpeed é estruturada em alguns pilares. Dentro do nosso pilar financeiro, nós temos como aspiração: “Ser uma empresa que apresenta crescimento constante e pautado em inovação”. Ou seja, nosso objetivo é não apenas crescer sempre, mas crescer sempre inovando.
Para isso, organizamos nossos planos de inovação em ciclos, ou safras, como costumamos chamar por aqui. Essas safras variam entre períodos de 6 a 7 anos e, em cada uma delas, nós direcionamos nossos esforços e investimentos para um conjunto de soluções.
Além disso, temos como diretriz aplicar 8,5% da nossa receita em inovação, o que envolve o desenvolvimento de novos produtos e também inovações internas, de marketing, processos e melhorias nos produtos legados.
Assim, conseguimos estruturar um crescimento constante e sustentável, e nos manter ativos e relevantes no mercado. Nossa estratégia envolve sempre um olhar construtivo para o futuro e está sempre pautada em novas ideias e produtos que irão compor nosso portfólio e expandir nossa área de atuação.
Regra dos 40
Considerando que inovação não é lá novidade no contexto tech, talvez você já saiba muito bem que inovar é importante. No entanto, a sua dúvida seja: quando é necessário ou indicado inovar?
É comum questionar se o seu produto não está bom o suficiente ou não é muito novo para ser repensado. Mas a verdade é que cada empresa ou produto vai ter seu timing de inovação. E a resposta para essas perguntas pode se tornar mais clara a partir da Regra dos 40.
Ela é uma metodologia de análise de empresas que diz que a soma da sua margem de lucro (EBITDA) com a sua taxa de crescimento deve ser igual ou maior que 40%. Com ela, você entende a relação do seu lucro e crescimento, e tem melhores parâmetros para sua estratégia de inovação.
Leia também: EBITDA: conheça o indicador que pode revolucionar sua estratégia de crescimento
Exemplo de Mercado
A Totvs é um exemplo de grande player do mercado tech que pauta sua estratégia de inovação na Regra dos 40 e obtém e demonstra resultados a partir disso.
Em relatório referente ao 1º trimestre de 2022 aos investidores, por exemplo, a empresa reportou um crescimento de 20% e um EBITDA de 26% na comparação com o ano anterior. Ou seja, com a Regra dos 40, a Totvs se apresenta como uma empresa que cresce e inova.
Custos de Não Inovar
Se a sua desculpa para adiar o investimento em inovação é dinheiro, a nossa sugestão é calcular o quanto não inovar pode estar te custando. É isso mesmo, não inovar também custa à medida que você limita seu crescimento e suas possibilidades de ganho.
Para deixar isso mais claro, trouxemos nossos números para você visualizar e entender. Na nossa primeira safra de inovação, nosso foco foi em Documentos Fiscais Eletrônicos. Projetando os investimentos e o crescimento deste período para mais adiante, nós teríamos conseguido um crescimento médio de 15% nos últimos 10 anos.
Agora, incluindo os investimentos e números da nossa segunda e terceira safra, que representam nossos esforços de inovação, fomos capazes de atingir uma taxa de crescimento de 30%. Percebe o quanto não inovar pode custar caro? A gente tem mais um exemplo para você…
Exemplo de Cenário de Inovação
Aplicando a mesma ideia comparativa a uma empresa que fatura R$ 1 milhão de receita anual, a trilha da inovação também se mostra exponencialmente mais rentável.
Diante desses números, você ainda ficaria na dúvida entre inovar ou não? Ou encararia a inovação como algo diferente de um investimento valioso e necessário?
E como fica o Valuation?
É claro que a inovação não traz só lucro, mas também impacta no Valuation da empresa. Ele é pautado não só na receita da organização, mas no seu potencial de crescimento a longo prazo. E, nesse sentido, as empresas com cultura de inovação saem muito na frente!
Fizemos essa análise comparativa de forma bem simplista, sem considerar todas as variáveis que estão envolvidas nesse tipo de avaliação de valor (segmento, apetite do investidor, potencial de cross-selling, etc), e, ainda assim, as diferenças são bastante impactantes:
Na coluna “Diferença”, temos a mensuração do custo de não inovar. Portanto, ainda que a proporção possa ser menor na sua organização, negligenciar ou negar a inovação tem um custo. Você vai continuar pagando por ele?!
Então, voltando para a pergunta “Quando inovar?”, vale analisar os parâmetros da Regra do 40 da sua empresa. Se o seu EBITDA ou sua taxa de crescimento estiverem baixos, ou inconstantes, talvez seja na hora de diversificar seu portfólio e tirar projetos do papel.
Você só não deve inovar quando sua empresa estiver rodando constantemente acima da Regra dos 40 e inovar será mais custoso do que benéfico. Caso contrário, é sempre uma boa ideia alimentar novas ideias e possibilidades de crescimento e lucro.
É assim que ponderamos nossos investimentos em inovação aqui na TecnoSpeed e o que nos guia a iniciar uma nova safra. Com os números e métricas ao seu lado, suas decisões ficam mais fáceis e assertivas – fica a dica!
O que é Tese de Crescimento para a Inovação?
A Tese de Crescimento é um documento que oficializa a sua estratégia de crescimento e serve para pautar sua equipe, parceiros, instituições financeiras, investidores, clientes e outros stakeholders do seu negócio.
Ela dá direcionamento e vida ao seu plano de inovação, perspectiva para quem pode contribuir com a concretização dele. E o que é interessante incluir nela?
- Histórico da empresa com a inovação;
- Estratégia de inovação;
- Estratégia de mercado;
- Necessidade de capital;
- Potencial de retorno.
A partir desse mapeamento, seu negócio terá uma ferramenta poderosa para expor suas ideias com credibilidade e buscar investimentos e outros tipos de apoio para ela.
Como viabilizar a inovação financeiramente?
Bom, existem diferentes formas e custos variados envolvidos em cada uma delas.
A primeira e mais tradicional forma de captar recursos para seus projetos de inovação é via Bancos Públicos. Normalmente as taxas são menores, mas as chances de aprovação também – a burocracia costuma ser bem maior.
A segunda é a partir de Bancos Privados, mas, neste caso, vale se preparar para pagar taxas de juros salgadas.
Por fim, temos as possibilidades de captação via Investidores e via Emissão de Ações. Aqui, estamos falando de capital de risco, portanto, às vezes o custo desses investimentos de terceiros podem ser superiores aos juros cobrados pelos bancos.
Entretanto, mais importante do que o método de captação que você vai escolher para viabilizar suas estratégias de inovação é garantir que elas renderão acima do custo do seu capital. Desse modo, seus novos projetos realmente vão trazer crescimento e sua empresa conseguirá arcar com as capitalizações e sair ganhando.
Aprendizados com Inovação
Caminhando para o final desse nosso mergulho em inovação, queremos destacar alguns dos nossos aprendizados dentro desse tema:
-
- Errar, mas errar depressa! – Nossas soluções hoje não levam mais do que 6 meses para serem lançadas no mercado. Foque em ciclos de validação curtos e em processos de aprendizado rápidos!
- Inovar com parcerias – Isso ajuda a reduzir riscos e custos, e a ganhar tempo e qualidade na hora de aprimorar suas soluções e implementar inovações.
- Inovar de forma dedicada – Não misture portfólio com inovação, afinal, as demandas do cliente sempre serão prioridade e novas pessoas trabalhando em cima de uma solução de forma dedicada vão ser mais criativas, eficientes e ágeis.
- Adotar uma estratégia de inovação aberta – Nossa rede tem acesso à nossa Tese de Crescimento e inova com a gente, e assim todos vamos mais longe.
- Validar ideias com nossa rede (e fortalecer ela cada vez mais) – Nós temos a Casa do Desenvolvedor, nossa comunidade de profissionais e empresas com quem divulgamos nossas ideias, buscamos feedbacks, fazemos e geramos parcerias valiosas para continuar inovando.
Somos reconhecidos pela nossa Inovação!
Todo esse mindset e esforço de inovação que adotamos aqui na TecnoSpeed já nos rendeu não só retornos financeiros e numéricos, mas reconhecimento. Vencemos o Prêmio Nacional de Inovação, edição 2021/2022, na Categoria Gestão da Inovação.
Além disso, garantimos um lugar no ranking das 500 empresas que mais cresceram na América Latina nos últimos anos, elaborado e divulgado pelo Financial Times. Desta lista, somente 19 empresas são brasileiras.
Isso nos enche de orgulho, nos mostra que inovar vale MUITO a pena e nos motiva a seguir nessa jornada. E nós esperamos que esse relato e essas conquistas te inspirem a fazer o mesmo!
Como está a Inovação na sua empresa? Vamos conversar!
Quer continuar pensando e aprendendo sobre esse tema? Vamos continuar essa conversa no nosso fórum de inovação que reúne mais de 12.000 usuários e parceiros que poderão potencializar suas ideias mais inovadoras:
E confira também o nosso conteúdo sobre o Novo Mindset da Inovação e como criar uma cultura inovadora na sua empresa!