Hackathon: o que é, benefícios e por que vale a pena participar de um

Hackathon: o que é, benefícios e exemplos de sucesso deste método

Hackathon: o que é, benefícios e por que vale a pena participar de um

Hackathon é um método baseado na colaboração e inovação ideal para solucionar problemas de forma rápida e eficiente. Venha entender tudo sobre!

Tempo de Leitura: 4 minutos

Se você trabalha com tecnologia, é muito provável que já tenha ouvido falar no termo “Hackathon” ou até mesmo participado de um. Mas, você conhece este método a fundo e sabe que ele pode ser aplicado para muito além dos softwares?

Apesar de ter nascido e estar muito presente no mundo tech, o hackathon é uma excelente forma de tirar qualquer tipo de ideia do papel ou encontrar soluções para os mais diversos tipos de problemas de forma rápida e criativa.

Quer entender melhor como ele funciona e como você pode aplicá-lo na sua vida e negócio? Então é só continuar a leitura que a gente te explica tudo sobre hackathon, da sua origem aos benefícios e exemplos!

Conheça a Casa do Desenvolvedor

O que é Hackathon?

Hackathon é um evento (presencial ou online) que reúne programadores, designers e outros profissionais e os divide em times para que busquem e desenvolvam soluções para um problema em comum em um curto intervalo de tempo. 

Ou seja, é uma espécie de desafio que tem como peças centrais o trabalho em equipe e a dedicação integral durante as horas ou dias do hackathon - ele costuma durar de um dia a dois dias, com longos períodos de planejamento e programação e pausas programadas para descanso e descontração.

Além disso, em geral, há uma competição entre as equipes e um prêmio envolvido, ainda que o maior objetivo seja incentivar a colaboração e a inovação. Diferente dos desafios ou maratonas de programação, um hackathon tem sempre um tema específico, regras e o foco na solução do problema e nos resultados e não na programação em si. 

Origem do termo

O termo hackathon é a combinação das palavras hack, que vem de hackear e está ligado à agilidade e expertise para encontrar soluções na programação ou fora dela e marathon que quer dizer maratona, definindo muito bem a intensidade que ele representa.

Estima-se que o primeiro hackathon tenha acontecido em 1999, em um encontro de desenvolvedores estadunidenses e a partir daí se espalhou entre os profissionais tech no país e, depois, no mundo.

Hackathon é feito para quem?

Um hackathon é feito para toda pessoa interessada e que adora desafios; para programadores, desenvolvedores, designers, ilustradores, publicitários, gestores e todos os demais profissionais que queiram contribuir com suas ideias e habilidades.

É também para toda empresa que acredita que as melhores ideias surgem a partir da colaboratividade e de um ambiente favorável. É uma prática comum em grandes empresas, como Google e NASA, e em startups, mas que pode estar presente no menor dos negócios.

Hackathon e inovação

Inovação e hackathon têm tudo a ver! Afinal, essa é uma das maiores vantagens e motivos de sucesso do método. Criar equipes de pessoas empolgadas e dispostas, com habilidades múltiplas, tempo, recursos e ambiente favoráveis e um ponto de partida desafiador é uma receita para a criatividade e o desenvolvimento de ideias fora da caixa, capazes de gerar mudança e impacto no entorno tanto na micro como na macroesfera.

Principais benefícios em fazer e participar de um hackathon

Além da inovação ser um grande plus dos hackathons, organizar ou participar de um evento deste tipo pode garantir outros benefícios, como:

  • Agilidade para decidir e agir: por terem um tempo limitado, os hackathons são uma ótima oportunidade para desenvolver sua capacidade de síntese, argumentação e decisão, de exercitar a sua agilidade para codar ou prototipar uma ideia. Além de serem uma excelente oportunidade para solucionar problemas difíceis ou grandes de forma rápida.
  • Colaboração e muito aprendizado: duas cabeças pensam melhor do que uma, várias então… podem levar uma ideia e todos os participantes a outro nível. Com equipes plurais e um mix de perspectivas e experiências diferentes, os hackathons geram o ambiente perfeito para a colaboração, o aprendizado e a entrega de resultados superiores e surpreendentes.
  • Networking: é improvável que você saia de um hackathon sem novas e boas referências e contatos. O contexto é riquíssimo de oportunidades para ampliar seu networking e até fazer novos amigos. Quem sabe o próximo passo da sua carreira pode cruzar o seu caminho em um hackathon?
  • Diversão: apesar de envolver muito trabalho e dedicação, uma maratona desse tipo também pode ser muito divertida. A troca com outros profissionais de outras áreas e contextos, a empolgação do desafio, a quebra da rotina e a satisfação de chegar em um resultado e, possivelmente, o reconhecimento em ganhar a maratona sem dúvidas vão te render ótimos momentos!

Tecnologia no Hackathon

A tecnologia, como você já pode perceber, está na essência do hackathon e é muito comum ter sempre um dedinho de um profissional de TI nesse tipo de organização, afinal, inovação e tecnologia andam lado a lado. Porém, o método também não se limita a projetos estritamente tecnológicos, abraçando as mais diversas áreas, demandas sociais e/ou empresariais. Sabia que até mesmo negócios já foram criados em hackathons?

Empresas que surgiram em hackathons

No hackathon, o tamanho da ideia não importa, mas sim a sua viabilidade e capacidade de solucionar o problema proposto. Prova disso é que existem diversas empresas que nasceram a partir de um hackathon. Olha só alguns exemplos:

GroupMe

O GroupMe é um aplicativo de mensagens de texto que foi prototipado durante a feira TechCrunch Disrupt em 2010, recebeu mais de US$ 10 milhões de investimento e depois foi comprado pela Microsoft, integrando a família Skype e rendendo mais de US$ 80 milhões.

EasyTaxi

O aplicativo de transporte brasileiro EasyTaxi também é fruto de um hackathon e no início era um app para monitoramento de ônibus, mas se tornou o projeto vencedor do Startup Weekend Rio em 2011. A dupla de criadores conquistou investidores, o app chegou a mais de 30 países e 420 cidades, e foi vendido em uma transação bilionária.

Comunidade para Desenvolvedores

Participar de hackathons é uma ótima opção para aprender mais e fazer network não é mesmo?
Sabia que participar de comunidades de desenvolvedores também é uma boa? Então participe da nossa comunidade, a comunidade dev que mais cresce no Brasil! 

Maristela Mendes
Maristela Mendes
Estagiária de Marketing da Casa do Desenvolvedor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo