Tempo de Leitura: 4 minutos
Se você trabalha com tecnologia, é muito provável que já tenha ouvido falar no termo “Hackathon” ou até mesmo participado de um. Mas, você conhece este método a fundo e sabe que ele pode ser aplicado para muito além dos softwares?
Apesar de ter nascido e estar muito presente no mundo tech, o hackathon é uma excelente forma de tirar qualquer tipo de ideia do papel ou encontrar soluções para os mais diversos tipos de problemas de forma rápida e criativa.
Quer entender melhor como ele funciona e como você pode aplicá-lo na sua vida e negócio? Então é só continuar a leitura que a gente te explica tudo sobre hackathon, da sua origem aos benefícios e exemplos!
Hackathon é um evento (presencial ou online) que reúne programadores, designers e outros profissionais e os divide em times para que busquem e desenvolvam soluções para um problema em comum em um curto intervalo de tempo.
Ou seja, é uma espécie de desafio que tem como peças centrais o trabalho em equipe e a dedicação integral durante as horas ou dias do hackathon - ele costuma durar de um dia a dois dias, com longos períodos de planejamento e programação e pausas programadas para descanso e descontração.
Além disso, em geral, há uma competição entre as equipes e um prêmio envolvido, ainda que o maior objetivo seja incentivar a colaboração e a inovação. Diferente dos desafios ou maratonas de programação, um hackathon tem sempre um tema específico, regras e o foco na solução do problema e nos resultados e não na programação em si.
O termo hackathon é a combinação das palavras hack, que vem de hackear e está ligado à agilidade e expertise para encontrar soluções na programação ou fora dela e marathon que quer dizer maratona, definindo muito bem a intensidade que ele representa.
Estima-se que o primeiro hackathon tenha acontecido em 1999, em um encontro de desenvolvedores estadunidenses e a partir daí se espalhou entre os profissionais tech no país e, depois, no mundo.
Um hackathon é feito para toda pessoa interessada e que adora desafios | Imagem: Pexels.
Um hackathon é feito para toda pessoa interessada e que adora desafios; para programadores, desenvolvedores, designers, ilustradores, publicitários, gestores e todos os demais profissionais que queiram contribuir com suas ideias e habilidades.
É também para toda empresa que acredita que as melhores ideias surgem a partir da colaboratividade e de um ambiente favorável. É uma prática comum em grandes empresas, como Google e NASA, e em startups, mas que pode estar presente no menor dos negócios.
Inovação e hackathon têm tudo a ver! Afinal, essa é uma das maiores vantagens e motivos de sucesso do método. Criar equipes de pessoas empolgadas e dispostas, com habilidades múltiplas, tempo, recursos e ambiente favoráveis e um ponto de partida desafiador é uma receita para a criatividade e o desenvolvimento de ideias fora da caixa, capazes de gerar mudança e impacto no entorno tanto na micro como na macroesfera.
Além da inovação ser um grande plus dos hackathons, organizar ou participar de um evento deste tipo pode garantir outros benefícios, como:
Empresas já surgiram através de hackathons | Imagem: Pexels.
A tecnologia, como você já pode perceber, está na essência do hackathon e é muito comum ter sempre um dedinho de um profissional de TI nesse tipo de organização, afinal, inovação e tecnologia andam lado a lado. Porém, o método também não se limita a projetos estritamente tecnológicos, abraçando as mais diversas áreas, demandas sociais e/ou empresariais. Sabia que até mesmo negócios já foram criados em hackathons?
No hackathon, o tamanho da ideia não importa, mas sim a sua viabilidade e capacidade de solucionar o problema proposto. Prova disso é que existem diversas empresas que nasceram a partir de um hackathon. Olha só alguns exemplos:
O GroupMe é um aplicativo de mensagens de texto que foi prototipado durante a feira TechCrunch Disrupt em 2010, recebeu mais de US$ 10 milhões de investimento e depois foi comprado pela Microsoft, integrando a família Skype e rendendo mais de US$ 80 milhões.
O aplicativo de transporte brasileiro EasyTaxi também é fruto de um hackathon e no início era um app para monitoramento de ônibus, mas se tornou o projeto vencedor do Startup Weekend Rio em 2011. A dupla de criadores conquistou investidores, o app chegou a mais de 30 países e 420 cidades, e foi vendido em uma transação bilionária.
Participe do nosso primeiro desafio. Edição Node.Js | Imagem: Pexels.
Aposto que deu para se inspirar por aí, né? Então agora nós temos um convite para te fazer, desenvolvedor(a): que tal nos ajudar a impulsionar a inovação na área de TI, se conectar com outros profissionais e ainda aprender mais ou treinar suas habilidades?
A Casa do Desenvolvedor está organizando o seu primeiro desafio de programação que será voltado para Node.js, então se você domina essa linguagem, não pode ficar de fora desse hackathon!
O evento será 100% online e 100% gratuito; terá duas categorias, uma para desenvolvedores iniciantes e outra para veteranos; prêmios para o 1º, 2º e 3º lugar; e é possível se inscrever individualmente ou em equipe. Acesse já o link e garanta sua vaga!