Glossário de marketing para Software Houses
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            Glossário de marketing para software houses

            Publicado por Caroline Ferroni em 19/08/2022
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            Glossário de marketing para software houses
             

            Está começando no marketing para softwares e os termos tem te deixado perdido? Consulte o glossário de marketing da Casa do Desenvolvedor!

             

            Tempo de Leitura: 6 minutos

            Existe uma infinidade de conteúdos por aí auxiliando negócios a iniciarem a construção de suas primeiras estratégias de marketing. Porém, a maior dificuldade nesse início é entender a linguagem utilizada para descrever essas estratégias e, depois, aplicá-las na empresa. Por isso, montamos esse Glossário de Marketing!

            Assim, você nunca mais vai ficar perdido assistindo aquela aula no YouTube e poderá construir facilmente uma boa campanha para a sua Software House decolar.

             

            Glossário de marketing para software houses

            Glossário de marketing

            Neste glossário de marketing, separamos em ordem alfabética os principais termos que você pode encontrar por aí enquanto busca por auxílio para criar suas primeiras estratégias. 

            Você vai perceber que muitos termos estão em inglês. Eles têm suas correspondências em português também, entretanto, é importante que você conheça os dois, pois há uma ampla utilização de ambas as versões.

            Ads / Adwords

            Ads vêm da abreviação da palavra em inglês Advertising, ou seja, propaganda. É comumente utilizada para se referir às mídias pagas, ou seja, ferramentas de anúncio como o Facebook Ads, Twitter Ads, TikTok Ads, Google Ads, Bing Ads e afins (sim, são muitas as plataformas disponíveis hehe).

            Se você se deparar com a palavra Adwords, não se preocupe. Este é o antigo nome do Google Ads, plataforma de anúncios do Google.

            Afiliados

            O Marketing de Afiliados diz respeito a uma estratégia de ganho de comissão conforme a promoção e venda de um produto/serviço.

            Alt text

            Abreviação de alternative text, ou, em pt-br, texto alternativo. São textos utilizados para descrever imagens na internet, já que os mecanismos de busca são incapazes de entendê-las. Por isso, é sempre importante “traduzi-las” em forma de texto alternativo.

            Automação de marketing

            Glossário de marketing para software houses

            Legenda: O processo de tornar alguns processos de marketing automatizados por meio do uso de ferramentas propícias. | Imagem: Unsplash

            O processo de tornar alguns processos de marketing automatizados por meio do uso de ferramentas propícias. Um uso comum do termo é para se referir às automações de e-mail, ou seja, o disparo automático de e-mails para leads que completem determinadas ações.

            Brand / Branding 

            Brand é o termo correspondente à marca em português, enquanto branding “significa dotar bens e serviços com o poder de uma marca” (Kotler e Keller).

            Banner

            São anúncios em formato de imagem, veiculados em plataformas de mídia paga, sites, blogs e afins. 

            Blog

            São páginas onde estão reunidas as postagens, artigos e conteúdos de interesse produzidas pela sua empresa, como este onde você está consumindo conteúdo agora mesmo.

            Conversão

            Refere-se ao ato do lead realizar a ação da qual a empresa espera. Exemplo: baixar um eBook, solicitar um contato comercial, entre outros.

            Call-to-action (CTA)

            Em português, chamada para ação. São direcionamentos aos usuários que os levam a agir conforme o esperado pela empresa. Por exemplo “clique aqui e acesse o conteúdo completo”.

            Custo por clique (CPC)

            Frequentemente visto nas plataformas de anúncio, o custo por clique representa exatamente o que o seu termo emprega: quanto custou cada clique dado em seu anúncio, link e etc.

            Custo por lead (CPL)

            O CPL indica quanto custou a conquista de um lead em sua campanha. Então, se o seu investimento foi de R$500 para conquista 20 leads, seu CPL foi de R$20.

            Custo de aquisição de cliente (CAC)

            O CAC é uma métrica importantíssima para as empresas e serve como balizadora dos orçamentos e previsões de investimentos em marketing. Calcula, em suma, quanto custa conquistar um cliente, considerando todos os investimentos feitos para tal.

            Customer Relationship Management (CRM)

            Ferramentas para gestão do relacionamento com o cliente utilizadas principalmente pelos setores comercial e atendimento, onde são armazenados os dados de contato dos clientes, bem como as reuniões agendadas, contatos telefônicos realizados e outros pontos de contato com o cliente.

            Display

            É um posicionamento de anúncios do Google Ads que permite veicular anúncios em formato de imagem/banner em uma rede de sites.

            eBook

            São livros digitais/eletrônicos muito utilizados nas estratégias de marketing digital para a captação de leads por meio de materiais ricos, ou seja, materiais de valor/com conteúdo relevante para a persona.

            Engajamento

            Glossário de marketing para software houses

            Legenda: Interações que os usuários têm com conteúdos da marca. | Imagem: Unsplash

            Interações que os usuários têm com conteúdos da marca, seja em canais de terceiros como as redes sociais, ou canais próprios, como site, blog e outros. Importante frisar que o cálculo da taxa de engajamento é diferente para cada plataforma.

            Formulário de conversão

            Campos preenchidos pelos usuários para em troca obter uma oferta da empresa, seja um material rico ou até uma contato comercial, ou demonstração de produto.

            Funil de Marketing / Funil de Vendas

            Neste glossário de marketing obviamente não pode faltar esse conceiro. 

            O funil de marketing é um modelo representativo da jornada do cliente, desde o momento em que ele conhece a sua marca até quando efetiva uma compra. Já o funil de vendas representa as etapas percorridas pelos contatos a partir do momento em que chegam ao comercial.

            Se quiser saber mais sobre esse conceito, confira este outro artigo em nosso blog.

            Gatilhos / Atalhos mentais

            O termo "atalhos mentais" vem de um estudo de Robert Cialdini e ficou mais popular pelo termo "gatilhos mentais". Os atalhos mentais chegam ao cérebro como insumos que podem estimular uma decisão mais rápida, poupando energia.

            Temos uma série de conteúdos que relatam cada tipo de atalho mental em detalhes lá no fórum da Casa do Desenvolvedor. Acesse aqui.

            Google Analytics

            Ferramenta do Google que possui plano gratuito e pago voltado ao monitoramento de dados do tráfego do seu site.

            Guest Post

            Conteúdos criados por autores convidados e não produtores internos da empresa. É uma estratégia muito utilizada para o crescimento mútuo: do blog onde o conteúdo publicado e do autor que o escreveu. 

            Hard bounce

            Representa uma falha na entrega de um e-mail ocasionada por um problema permanente como a exclusão da conta em questão.

            Impressões

            Quantidade de vezes que um anúncio, publicação ou conteúdo diverso esteve na presença do usuário. A impressão é contabilizada toda vez que o usuário se depara com o conteúdo, ainda que não interaja com ele.

            Inbound marketing

            O inbound diz respeito a estratégias que visam despertar interesse nos leads de forma passiva para que eles tomem a atitude de buscar a sua empresa. 

            Jornada do cliente

            Pontos de contato entre a empresa e o cliente, desde o momento em que o usuário toma conhecimento da marca até as atividades de pós-venda e fidelização.

            Keyword 

            Palavras ou termos que o usuário utilizará ao buscar por determinados temas nos mecanismos de busca.

            Landing page

            São as páginas de captura, em que se inserem os formulários de conversão.

            Lead

            É a pessoa, o usuário, que representa um consumidor em potencial do seu produto/serviço. 

            O termo “gerar leads” diz respeito ao ato do usuário chegar até a sua empresa e fornecer, de livre e espontânea vontade, suas informações de contato, seja email ou telefone, em troca de um benefício, que pode ser um conteúdo ou até uma ligação comercial.

            Link building

            É uma estratégia utilizada para enriquecer seu site, geralmente seu blog, por meio da troca de links entre sites relevantes que tenham a ver com a área de atuação ou com o contexto do seu artigo. 

            Mailing

            Lista de e-mails formada por leads captados via páginas de captura da sua empresa ou extraídas de ferramentas próprias para isso. Comumente usadas para envio de e-mail marketing.

            MQL

            Marketing Qualified Leads = Leads qualificados para marketing. Um lead é considerado qualificado para o marketing quando condiz às diretrizes da persona

            Nutrição de leads

            É uma estratégia de marketing focada em aproximação e relacionamento com os leads visando o avanço deles na jornada de compra. Comumente realizada via e-mail ou tráfego pago.

            Outbound marketing

            Enquanto isso, o outbound se refere às estratégias de apresentação ativa do produto ou serviço, oferencendo-o ao lead de forma direta.

            Orgânico

            Mídia orgânica se refere às estratégias não patrocinadas, ou seja, sua marca atinge a exposição de forma “natural”.

            Persona

            A representação fictícia do cliente ideal para sua empresa.

            PageView

            Número de visualizações de uma determinada página.

            Remarketing / Retargeting

            Ações, estratégias e/ou campanhas focadas em impactar usuários que já tiveram contato com a sua marca.

            SEO

            Glossário de marketing para software houses

            Legenda: Estratégias de otimização de páginas e conteúdos para melhor ranqueamento orgânico. | Imagem: Unsplash

            Search Engine Optimization. Estratégias de otimização de páginas e conteúdos para melhor ranqueamento orgânico nos mecanismos de busca.

            SEM

            Search Engine Marketing. Estratégias pagas de promoção de sites para melhor ranqueamento nos mecanismos de busca.

            SQL

            Sales Qualified Leads = Leads qualificados para vendas. Um lead é considerado qualificado para vendas quando está propenso/apto para uma negociação.

            Tráfego pago

            Mídia paga ou tráfego pago é aquela em que há o investimento financeiro, como em anúncios patrocinados, para haver a exposição.

            Nesse glossário de marketing já mencionamos algumas mídias como o Google Ads e Facebook Ads.

            Soft bounce

            Representa uma falha na entrega de um e-mail ocasionada por um problema temporário como a caixa de entrada cheia.

            Visitas

            Quantidade de sessões recebidas pelo seu site/pela sua página. Ou seja, se um único usuário esteve em sua página 3 vezes, são contabilizadas 3 visitas.

            Uma ferramenta essencial para monitorar essa métrica e também a métrica “Visitantes” é o Google Analytics, conceito já citado neste glossário de marketing.

            Visitantes

            Quantidade de usuários que visitaram sua página. Sendo assim, não importa a quantidade de vezes que este user esteve em seu site, ele é contabilizado somente uma vez.

            Webinar

            Ou também “webinário”, é uma palavra que deriva do conceito de seminário, porém ocorrido de forma virtual. Ou seja, são aulas, palestras, talks e afins realizados pelo digital.


            Tenho certeza que com este glossário de marketing os aulões do YouTube farão muito mais sentido! E se você precisa de mais uma ajudinha para iniciar as estratégias de marketing na sua software house, não deixe de pedir ajuda lá no Fórum da Casa do Desenvolvedor.

            Quero fazer parte do fórum!

            Lá, temos diversos profissionais focados em marketing e vendas para software houses que poderão lhe ajudar com os primeiros passos.

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            Caroline Ferroni
            Caroline Ferroni
            Formada em Administração pela UEL. Pós-graduanda do MBA de Marketing na USP/Esalq. Atuando na área de marketing desde 2016 e atualmente Growth Specialist no Grupo TecnoSpeed.

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