Flutter para desenvolvimento Mobile: guia completo!

Flutter para desenvolvimento Mobile: tudo o que você precisa saber!

Flutter para desenvolvimento Mobile: tudo o que você precisa saber!

O Flutter é uma das tendências atuais para o desenvolvimento mobile, entenda os motivos de tantos desenvolvedores utilizarem esta tecnologia.

Tempo de Leitura: 4 minutos

A cada ano, mais e mais aplicativos para dispositivos móveis vem surgindo para facilitar ou sanar a dor dos usuários e das empresas. Sendo assim, é impensável não usar o celular e uma de suas funcionalidades para facilitar o dia a dia, e o Flutter vem auxiliando de forma crescente o desenvolvimento de aplicações mobile. 

Conheça a Casa do Desenvolvedor

O que é o Flutter?

Quem trabalha com desenvolvimento, sabe como o processo pode ser árduo e complexo, por isso, qualquer invenção criada para “facilitar” este trabalho é bem-vinda. O Flutter é justamente uma solução que favorece os programadores no momento da criação de seus códigos.

Ele é um UI toolkit – (Um kit de ferramentas de interface do usuário), que possui código aberto e foi lançado pelo próprio Google em 2017. Um dos seus principais diferenciais é a possibilidade de desenvolver um software para Android ou para IOS usando a mesma base. Desse modo, há a economia de tempo e trabalho dos programadores.

O grupo de desenvolvedores que utilizam o Flutter para criar suas aplicações está em amplo crescimento e o seu site oficial aponta que mais de 100 mil aplicativos já utilizaram sua estrutura para serem criados.

Sua solidez é incontestável, pois empresas de grande porte já utilizam o kit de ferramentas do Flutter para “escrever” suas aplicações, dentre elas podemos citar: Google, ebay, New York Times, Alibaba Group, BMW, Nubank, Tencent, dentre outras.

A confiança destas marcas apoia a realidade de que o Flutter atualmente proporciona uma das melhores experiências para os criadores de aplicações mobile.

Como é o desenvolvimento Flutter?

A base de programação do Flutter é baseada em widgets (conjuntos de interfaces gráficas, como: botões, ícones, janelas, barras de rolagens, que flutuam pela tela). Dessa forma, o uso das peças gráficas imutáveis vai se aglomerando e criando árvores de widgets, e aos poucos a aplicação vai ganhando formas e funções.

Imagine um objeto criado com pequenos blocos de lego, assim é a programação com Flutter, cada bloco com uma função própria vai ocupando o seu lugar e compondo um “objeto maior”, neste caso, um aplicativo completo.

Existem vários tipos de widgets já nativos no Flutter como os de textos, imagens, ícones, colunas, etc.
Contudo, também é possível criar os seus próprios personalizados, para satisfazer as necessidades específicas de cada desenvolvedor.

Ou seja, é possível criar aglomerados destes “blocos flutuantes” para conseguir vários tipos de funcionalidades.

Quais são os benefícios do framework flutter?

Algumas vantagens de se usar esta inovadora tecnologia no momento de programar já devem ter ficado evidentes. Contudo, é necessário reforçar os potenciais do Flutter, acompanhe a seguir as 8 principais vantagens dele:

Popularidade 

Existe uma grande comunidade de programadores que já usam o Flutter e disseminam suas experiências e conhecimentos para outros desenvolvedores.

Diagnóstico em tempo real 

Ele possui uma emulação instantânea, permitindo que o desenvolvedor visualize as mudanças em tempo real. Esta funcionalidade se chama stateful hot reload.

Alta performance 

O Flutter é compatível com o desenvolvimento gráfico de alta performance, com ele é possível executar animações em até 120 fps (quadros por segundo).

Indústria nacional aquecida 

A popularidade do kit de ferramentas do Flutter no Brasil é imensa, podendo ser encontrados vários fóruns sobre o assunto e até mesmo cursos gratuitos no Youtube.

Fácil aprendizado 

Com uma interface gráfica amigável, a programação acontece muito mais intuitivamente, graças aos sistemas de Gadgets.

Diminuição dos investimentos 

Existe uma redução de custos muito grande devido ao Flutter poder portar as aplicações desenvolvidas nele tanto para IOS como para o Android, simultaneamente.

Aumento da produtividade 

Pelo mesmo motivo citado no tópico anterior, as aplicações criadas no Flutter são desenvolvidas a partir do mesmo código “blocos de widgets”, reduzindo drasticamente o esforço e o tempo gasto para se concluir uma aplicação.

Acessibilidade 

Ele é gratuito, aberto e livre, democratizando seu acesso para todos os desenvolvedores interessados.

Como está o mercado para desenvolvedores mobile em Flutter

O mercado para desenvolvedores do Flutter tornou-se ainda mais aquecido a partir de março de 2021, quando o Google anunciou o Flutter 2, um grande update para o kit de ferramentas de desenvolvimento. Com este incremento, o kit além de manter-se operacional para o desenvolvimento de aplicações (Android e IOs), tornou-se capaz de realizar criações para os sistemas operacionais Linux, macOS e até mesmo Windows.

Esta evolução abriu um grande leque de opções para as grandes empresas utilizarem ainda mais as soluções do Flutter em suas aplicações, pois na realidade, após o upgrade é possível programar aplicações que rodam diretamente em navegadores como o Chrome, FireFox, Safari e outros.

Fique por dentro das tendências do mercado de desenvolvimento

Quer ficar por dentro das últimas tendências do mercado? Entender mais sobre o Flutter e outras tecnologias que estão dominando o mundo da programação?

A TecnoSpeed preparou um evento voltado para o mundo dos desenvolvedores: o TUP4DEV, um encontro onde os programadores e gestores de softwares houses estarão imersos em conhecimento atual e prático sobre as mais modernas tecnologias do universo do desenvolvimento.

Vários especialistas vão passar suas experiências de forma prática e sem enrolação em um evento 100% online e 100% gratuito.

Será uma oportunidade única para gestores e desenvolvedores de software houses aumentarem seus conhecimentos e o seu networking, compartilhando suas experiências e expectativas com outras pessoas do ramo da tecnologia.

O Flutter é um novo passo na evolução do desenvolvimento de aplicativos. Ele é uma inovação intuitiva que facilita a vida de vários programadores.

Devido ao mercado aquecido impulsionado pela pandemia, o mercado da tecnologia precisa de mais soluções que aumentem a produtividade e diminuam o tempo de produção de softwares.

É essencial aprender a trabalhar com kits de ferramentas de desenvolvimento como o Flutter, que é uma tendência sem volta para o mercado da programação. Pois fechar os olhos para esta transformação, é deixar de aproveitar a modernidade e a praticidade para alcançar os seus objetivos.

Gabriela Grillo
Gabriela Grillo
Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Assistente de Marketing da TecnoSpeed.

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo