Front-end: desvendando a área e top ferramentas para usar em 2022!

Front-end: o que é, quais ferramentas foram destaque em 2021 e continuarão em 2022.

Front-End: Carreira e Ferramentas em destaque

Entenda o que é o front-end, sua importância, as principais habilidades desse tipo de desenvolvedor e as ferramentas que você precisa ficar de olho!

Tempo de Leitura: 8 minutos

Não é novidade dizer que o mercado de TI é mega competitivo e os profissionais que fazem ou pretendem fazer parte deste segmento precisam estar sempre em busca de atualizações e oportunidades de evolução e crescimento, não é mesmo?

E uma das áreas que mais retratam essa alta competitividade e necessidade de melhoria contínua é a do desenvolvimento front-end. Já ouviu falar? Essa é a sua área de atuação? Ou a especialização que você deseja adotar na sua carreira?

Seja você um desenvolvedor novato ou super experiente, preparamos este post com tudo o que você precisa saber sobre front-end, as principais habilidades para desenvolver e ferramentas que foram destaque na área em 2021 e merecem entrar no seu radar!

O que é front-end?

Começando do começo, front-end é uma área de atuação dentro da TI e, mais especificamente, da programação e desenvolvimento. Ao atuar como um desenvolvedor front-end, seu foco de trabalho será, resumidamente, construir, codar, dar vida a interfaces.

Elaborando melhor, o desenvolvimento front-end contempla toda a parte visual e gráfica de uma aplicação, seja ela um programa, sistema, site, aplicativo ou outro tipo de software. O papel de um dev front-end é transformar um projeto de design em um código funcional a partir de linguagens como HTML, CSS e JavaScript.

Isso já esclarece uma das principais questões relacionadas à área: não, um desenvolvedor front-end não é um designer, UI/UX designer ou web designer. Ainda que seja comum que profissionais com formação em design busquem adquirir conhecimentos em front-end e vice-versa, essa fusão não é obrigatória para a atuação em front.

Para que serve o front-end?

O front-end é um trabalho essencial dentro da indústria e mercado de tecnologia, pois é ele que garante a amigabilidade e usabilidade de interfaces, fazendo com que qualquer aplicação possa ser utilizada pelos usuários com fluidez e sucesso.

Em primeiro lugar, os front-end developers são como os tradutores do mundo tech, afinal, não são todas as pessoas que falam a língua dos códigos por aí. Além disso, eles trabalham para oferecer a melhor experiência possível para os usuários, mantendo a usabilidade fácil, funcional, atrativa e agradável. 

Se a experiência de um usuário for ruim, o software certamente terá problemas no seu desempenho. Por outro lado, se o usuário conseguir encontrar as respostas e caminhos que procura sem dificuldade, se tornará recorrente e um promotor da aplicação em questão.

Principais habilidades para o profissional front-end

A importância do desenvolvedor front-end é mesmo indiscutível, mas você sabe quais as principais habilidades que esses profissionais precisam obter e se especializar para atuar com excelência e conquistar posições de destaque na área? A gente te conta!

HTML, CSS e JavaScript

O beabá do front-end está aqui. Para tirar qualquer projeto nesse sentido, independente do formato ou nível de complexidade em questão, você dificilmente não fará uso de uma dessas três linguagens. Ou seja, é aquele básico essencial para poder evoluir na área!

Portanto, essas são as habilidades primárias que todo profissional de front-end precisa dominar: o HTML, que é uma linguagem de marcação; o CSS, que é uma linguagem de estilo); e o JavaScript, que é propriamente uma linguagem de programação. 

Bibliotecas e frameworks

Aqui, entram os recursos que irão sofisticar as suas entregas e facilitar o seu trabalho e o que não faltam são possibilidades: React, Angular, VueJS, Node.js, Bootstrap, Sass e MUITO mais! 

O melhor caminho depende dos seus objetivos e, ainda que seja valioso conhecer um pouco de cada coisa, é importante se aprofundar e especializar em alguns recursos para poder ser reconhecido e valorizado por isso no mercado.

Adaptabilidade

Por fim, uma habilidade importantíssima que vem para tornar as suas habilidades técnicas ainda mais úteis e valiosas é a habilidade de se adaptar, nos mais diferentes significados que essa palavra pode abrigar.

É preciso saber usar a ferramenta certa para o trabalho certo, ter jogo de cintura e networking para atuar em diferentes segmentos e nunca parar de estudar, se atualizar e evoluir na área. Assim, sem dúvidas, você terá uma carreira de sucesso em front-end!

Ferramentas para front-end

Além de desenvolver suas habilidades, como dissemos e como qualquer profissional de TI bem sabe, é sempre interessante ficar de olho nas tendências e ferramentas que surgem todos os dias na nossa área e podem otimizar seu fluxo de trabalho e sua produtividade. 

Para te ajudar nessa missão, listamos as ferramentas para front-end mais populares de 2021 e que valem a pena você conhecer, testar e incluir no seu dia a dia. Olha só!

Vue.js, Angular e React

Apesar de não serem exatamente uma novidade, essas três ferramentas invadiram o universo front-end e passaram a ser requisitos para muitos projetos e vagas na área. Sem dúvidas, Vue.js, Angular e React fizeram sucesso em 2021 e ainda continuarão em alta por um bom tempo, valendo o investimento de conhecê-las mais a fundo.

Next.js

Uma ferramenta que se destacou no último ano foi o Next.js. Ele é um framework do React framework para aplicações JavaScript e single-page. Seu papel é realmente facilitar e agilizar o processo de desenvolvimento, contando com benefícios como otimização de imagens e busca de dados.

Componentes e bibliotecas UI

Para acelerar o tempo de building, outro tipo de recurso que tem ganhado espaço são os componentes e bibliotecas voltadas para UI. Elas oferecem uma significativa economia de tempo e esforço, otimizando suas entregas para os clientes. Alguns exemplos são Material UI, AntDesign, Radix UI e Chakra UI. 

Ferramentas de validação e testes

Outro grande gargalo do desenvolvimento front-end é a etapa final de validação e testes. Nos últimos anos e principalmente em 2021, cresceu a oferta e uso de ferramentas que contribuem com a segurança, qualidade e estabilidade dos códigos. Dentre as ferramentas populares nesse sentido, temos Testing Library, Jest, Cypress e TypeScript. 

E para além de tudo isso, reforçamos que a comunidade tech é uma grande entusiasta dos fóruns como ferramenta de troca de conhecimento e aprendizado. Se estiver procurando um ambiente rico e seguro com esse intuito, venha para o nosso fórum e tire suas dúvidas de programação e front-end na nossa comunidade!

E então, pronto para alçar voos altos e brilhantes dentro do desenvolvimento front-end? Não deixe de conferir os outros conteúdos do nosso blog que irão te ajudar a fazer sua carreira decolar 🚀

Casa do Desenvolvedor
Casa do Desenvolvedor
Somos a Casa do Desenvolvedor, uma comunidade que tem como propósito, fortalecer o desenvolvimento de software no Brasil. Faça parte você também dessa comunidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.