Fóruns de TI: uma excelente oportunidade de crescimento para DEVs.

Fóruns de TI: uma excelente oportunidade de crescimento para DEVs

Fóruns de TI: uma excelente oportunidade de crescimento para DEVs

Você tem costume de utilizar e interagir e fóruns de TI? Neste post nós te mostramos porque você deveria investir nessa prática!

Tempo de Leitura: 4 minutos

 

Os profissionais e, de forma geral, o meio da Tecnologia da Informação têm diversas práticas características, já reparou? Hackathons e desafios de programação, metodologias ágeis, meetups, GitHub, um vocabulário específico e, claro, os clássicos fóruns.

A nossa comunidade é super autodidata, intraempreendedora, curiosa e sempre disposta a trocar experiências, ajudar e aprender; nesse sentido, esse espaço online seguro, aberto e organizado que permite tal tipo de interação e desenvolvimento é mega bacana e positivo.

Talvez você não tenha tanta familiaridade com essa ferramenta, mas preparamos este post para tentar te convencer a mudar isso por aí, mostrando todo o potencial que os fóruns de TI possuem e como eles podem contribuir para seu crescimento. Vem com a gente!

Conheça a Casa do Desenvolvedor

Por que frequentar fóruns de TI?

Em essência, um fórum é um espaço físico em que pessoas se reúnem para discutir a respeito de um tema comum, principalmente dentro do contexto jurídico. No período romano, o "forum" era a praça pública em que ficavam localizados os serviços administrativos e judiciais, assim como os principais pontos de comércio.

Esse conceito foi trazido para o mundo digital e com isso surgiram os famosos e atemporais fóruns eletrônicos que mantêm a mesma finalidade: a interação e discussão entre os usuários sobre um mesmo assunto.

Como dentro da TI, há um forte senso de comunidade, não levou muito tempo para os devs dominarem essa ferramenta e a tornarem útil para o fortalecimento coletivo e do segmento como um todo.

Isso significa que frequentar fóruns de TI é interessante por serem espaços em que é possível tirar dúvidas; refinar, complementar, compartilhar e atualizar seus conhecimentos; interagir com outros profissionais; enriquecer seu networking; se divertir e muito mais!

O que encontrar em fóruns de TI?

Assim como o mercado de TI é amplo, as possibilidades de assuntos e abordagens dentro do universo dos fóruns que tratam desse tema também são ricas. 

Tem papo sobre linguagens de programação e diferentes áreas do desenvolvimento, soluções e aplicações, tendências do mercado, metodologias, gestão, demandas de áreas relacionadas ou que se cruzam com a tecnologia… o céu realmente é o limite e tudo depende de quem modera o fórum e/ou dá o start na conversa.

Benefícios para o DEV

Só pela liberdade e facilidade que existem dentro dos fóruns, você consegue imaginar os muitos benefícios que os DEVs podem ter em buscar e se tornar ativo nesse tipo de plataforma. Mas, aqui, listamos os de maior destaque:

Você pode aprender com quem fala a sua língua

Ao integrar um fórum de TI, você vai ter contato com quem fala a sua língua, vive as suas dores e pode compartilhar experiências sobre situações que você esteja vivendo ou venha a viver num futuro. Dessa forma, é possível aprender com muito mais leveza e didática!

Poder ajudar outros colegas de profissão

Outro ponto super legal dos fóruns é que você pode não só jogar as suas dúvidas e abrir discussões sobre assuntos que você se interessa, mas também contribuir com as questões de outros usuários, compartilhando aquilo que você sabe para ajudar seus colegas de profissão e, assim, fortalecendo o nosso amado mercado tech!

E dar aquele up no seu networking 

Por fim, as interações que acontecem no fórum podem evoluir e se transformar em conexões, networking, amizades, parcerias e qualquer outro tipo de contato e oportunidade para além desse espaço de troca. Precisa falar mais alguma coisa?

Fórum da TecnoSpeed

Sim, a TecnoSpeed tem um fórum para todos os devs e software houses e você não pode ficar fora dele! Ele está vinculado à Casa do Desenvolvedor, que é basicamente a nossa comunidade.

O nosso fórum nada mais é do que um grande canal de trocas de conhecimento e networking; muito mais do que um fórum, um aglomerado de vários deles, em que você pode escolher seguir e interagir naqueles cujos temas mais lhe interessam.

E além de troca de conhecimento e novos contatos, nele você tem acesso a muito mais. Confira alguns dos diferenciais do nosso fórum a seguir e fique à vontade para visitá-lo e chegar junto no link que deixamos mais abaixo!

Uma verdadeira comunidade

A TecnoSpeed está há 15 anos no mercado de TI, temos clientes e parceiros espalhados em todo o Brasil, colaboradores dos mais diversos níveis, formações e especialidades… ou seja, a nossa base está cheia de pessoas experientes, incríveis e prontas para trocar muito conhecimento com os outros integrantes da nossa comunidade!

Um ambiente seguro e positivo

Além de muitas pessoas interessadas e dispostas a ter esse tipo de troca, o nosso fórum segue uma política de regras e diretrizes a fim de garantir a melhor experiência possível para todos os usuários.

Nossa intenção é manter nossa comunidade um lugar "limpo e bem iluminado", promover discussões públicas civilizadas, em que as pessoas possam ouvir e ser ouvidas com respeito, as informações sejam compartilhadas com responsabilidade e cada um consiga crescer em nível individual e coletivo a partir das interações feitas através do fórum.

Além disso, temos uma equipe de moderadores que são como guardiões da plataforma e com quem você pode contar caso identifique algum problema ou situação não condizente com essa política.

Muito além dos códigos

Partindo do ponto anterior e do conceito básico de um fórum, as discussões da nossa comunidade de nenhuma maneira se limitam aos códigos. Por lá você pode compartilhar as habilidades, conhecimentos e interesses que quiser, desde que tenham um pezinho na tecnologia e não infrinjam nenhuma das nossas regras de boa convivência e uso.

Nossas soluções também são bastante amplas por isso temos pessoas interessadas e capacitadas para falar sobre fintech, meios de pagamento, documentos fiscais eletrônicos, tributações, análise de dados, certificados digitais, gestão… e por aí vai!

Maristela Mendes
Maristela Mendes
Estagiária de Marketing da Casa do Desenvolvedor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo