Feedforward: guia completo de como aplicar na gestão de pessoas

Feedforward: guia completo de como aplicar na gestão de pessoas

Duas mulheres sorridentes conversando em um escritório. A mulher à esquerda está olhando para um monte de papelada, enquanto a mulher à direita está apontando para a tela de um laptop. A imagem é sobre o poder do feedforward para melhorar o desempenho das equipes.

Conhece o conceito e a prática do feedforward? Esse tipo diferente de feedback pode alavancar os resultados da sua equipe e negócio. Entenda tudo sobre!

Tempo de Leitura: 6 minutos

Você certamente já ouviu falar em feedback, mas você sabia que existem diferentes técnicas para esse tipo de prática? Uma delas é o feedforward, sobre o qual falaremos neste artigo.

O feedforward é uma abordagem inovadora, eficaz e muito interessante para direcionar pessoas e ajudá-las em seu desenvolvimento profissional. Por isso, vale a pena conhecê-la e considerar aplicá-la por aí, com seu time ou em sua empresa.

Vamos, então, dar esse passo juntos e explorar o que é feedforward, sua diferença em relação ao feedback e porque, quando e como aplicar essa poderosa ferramenta de gestão de pessoas? Acompanhe e confira!

Conheça nosso manifesto

O que é feedforward?

O desenvolvimento profissional dos colaboradores é um aspecto indispensável para empresas de sucesso. Afinal, corresponde ao capital humano da organização, sua reputação e imagem diante do mercado, e sua capacidade de obter resultados. 

Em outras palavras, podemos afirmar que adotar novas e boas práticas de gestão de pessoas é fundamental para se manter relevante no mundo dinâmico dos negócios.

Nesse contexto, o feedforward se mostra como uma ótima ferramenta, visto que é uma prática de desenvolvimento de pessoas pautada na melhoria futura e contínua. O feedforward sugere focar no futuro e fornecer orientações claras para direcionar o crescimento e evolução de um profissional. Pensando no benefício individual e coletivo.

O termo, vindo do inglês, traduz justamente essa ideia de avanço e olhar adiante. A criação do conceito é atribuída a Marshall Goldsmith, um renomado coach, escritor e educador, além de especialista e referência mundial em gestão.

Segundo ele, o feedforward foi inventado para encorajar as pessoas a investirem tempo criando um futuro diferente e mais positivo, em vez de se concentrarem em um passado fracassado. O futuro é onde mudanças podem realmente ser feitas. Não é possível mudar o que já foi e aconteceu. 

Portanto, o feedforward é focado em sugestões, propostas de melhorias para o futuro, a fim de ajudar cada profissional a atingir sua melhor versão e se tornar quem ele gostaria de ser. Exige visão, boa liderança e um desejo profundo de desenvolver pessoas pensando no interesse da organização, mas também, para muito além disso.

Qual é a diferença entre feedback e feedforward?

Imaginamos que, só de conhecer o conceito de feedforward, você já deva supor onde moram as principais diferenças entre essa técnica e o tradicional feedback. 

O feedback tem seu foco no passado, nos erros e acertos que foram cometidos pelo profissional, e tem sua efetividade baseada na reflexão e no reconhecimento. Ainda que tenha suas limitações, o feedback é uma prática válida para aprimorar o desempenho – não à toa ela segue sendo amplamente aplicada no mundo corporativo.

Já o feedforward é orientado para o futuro, a metas e mudanças comportamentais e aprendizados para obter resultados ainda melhores. Ele normalmente é baseado nos pontos fortes dos colaboradores e nas oportunidades à frente em sua trajetória. 

Com isso em vista, o feedback tende a ser devolutivo, enquanto o feedforward é preventivo, estratégico e ativo. Por isso, tende a ser mais estimulante, tangível e positivo para os profissionais, rendendo maior engajamento e retorno.

As características do feedforward

Vamos entender mais a fundo o feedforward falando sobre as suas principais características? Já falamos delas brevemente até então, mas agora entenderemos elas em detalhes:

Foco no futuro

O olhar para o futuro é não só uma característica, mas a base do feedforward. Nessa abordagem, são o potencial do profissional e as oportunidades de crescimento à frente que interessam e serão perseguidos continuamente. 

Isso se reflete na linguagem utilizada pelos gestores e/ou profissionais de RH, bem como na dinâmica de acompanhamento aplicada. Além de uma fala direcionando as melhorias vislumbradas, metas e objetivos são traçados em conjunto com o colaborador para que ele se sinta desafiado, tenha chances e realmente se desenvolva.

Autoconhecimento

Autoconhecimento é fundamental em qualquer processo de desenvolvimento e, também, uma das características do feedforward. Afinal, a prática encoraja os profissionais a refletir sobre seu desempenho e pontos fortes, e visualizar em como poderiam aprimorá-los.

Os indivíduos passam a ter mais consciência sobre suas competências, comportamentos e oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Tudo isso se traduz em autoconhecimento, uma skill essencial para que busquem e conquistem o autodesenvolvimento.

Comunicação clara

Não existe nenhum tipo de feedback sem uma comunicação eficiente e, portanto, clara, objetiva e construtiva. E isso não é diferente para o feedforward. Essa abordagem exige um diálogo aberto e honesto, orientações precisas e sem margem para ambiguidades. 

Assim, os profissionais terão confiança naquilo que estão ouvindo dos gestores ou do RH, bem como motivação e clareza para fazer o que é esperado deles e atingir as metas traçadas a partir do feedforward.

Motivação e engajamento

E por falar em motivação, o feedforward precisa ser encorajador, valorizar o esforço e trabalho dos colaboradores no presente e despertar o desejo de melhorarem e atingirem patamares novos e mais altos. 

Desenvolvimento depende de direcionamento, mas a mudança só acontece quando há engajamento e propósito. O feedforward considera isso e procura demonstrar, por meio de seu funcionamento, que a organização se importa e está disposta a investir no crescimento dos profissionais que integram seu time. 

Não apenas para lucrar ou obter mais resultados, mas para que ambos – empresa e colaborador – cresçam e evoluam juntos. Para que as pessoas estejam sempre motivadas, aprendendo e satisfeitas no trabalho.

A importância do feedforward

O feedforward é uma possibilidade dentro da demanda de desenvolvimento profissional que existe na área de gestão de pessoas. Motivar, desenvolver e inspirar os profissionais que decidiram trabalhar em sua empresa é uma estratégia de negócio poderosa. 

Essa prática eleva o nível de capacitação e maturidade do time, cria uma cultura de melhoria contínua, ajuda a atrair e reter talentos, otimiza a produtividade e os resultados, e torna o crescimento da organização mais fácil, expressivo e sustentável.

E nós não precisamos nem te dizer o quanto todas essas coisas são importantes e interessantes, não é mesmo? Resumindo: o feedforward é importante para o fortalecimento da sua equipe e do seu negócio.

Como aplicar o feedforward, na prática

A aplicação do feedforward, na prática, requer uma abordagem estruturada e consistente. Portanto, é interessante implementar as seguintes etapas:

  • Identifique os pontos fortes e as áreas de desenvolvimento de cada profissional: Esse mapeamento e compreensão é essencial para que o feedforward seja realizado de acordo com as necessidades individuais, então o primeiro passo é realizar avaliações e conversas para levantar essas informações em conjunto com o colaborador.
  • Defina metas claras e desafiadoras e métricas para acompanhamento: Depois, é hora de estabelecer metas específicas, que estejam alinhadas com os objetivos individuais e organizacionais, além de indicadores que serão utilizados para mensurar e acompanhar tais metas. 
  • Estabeleça um plano de ação para auxiliar os colaboradores no alcance dos objetivos: Um plano de ação detalhado é importante para seus colaboradores terem o direcionamento necessário para atingirem suas metas e você acompanhar de perto o progresso deles.
  • Forneça sugestões construtivas para o crescimento: De tempos em tempos, ofereça direcionamentos e sugestões para os colaboradores seguirem melhorando e explorando seu potencial máximo.
  • Promova a cultura do feedforward na organização: Por fim, é essencial integrar o feedforward à cultura organizacional, promovendo uma mentalidade de aprendizado e melhoria contínua, no nível individual e coletivo. E lembre-se: sem julgamentos ou críticas, com foco à frente e de forma conjunta com o colaborador.

Exemplos de feedforward 

Que tal alguns exemplos de feedforward para tornar esse conceito ainda mais claro?

  • Para um colaborador com perfil de liderança – “Você tem potencial para se tornar um excelente líder aqui na organização e nós gostaríamos de te ajudar a alcançar esse objetivo. Vamos definir metas, prioridades e estratégias para maximizar seu desempenho e prepará-lo para esse próximo passo.
  • Para um colaborador desenvolvendo sua habilidade de trabalhar em equipe – “Tenho notado seu esforço para construir um bom relacionamento com os colegas e como isso já ajudou a aumentar a colaboração e a eficiência da equipe. Sugiro que continue a investir em suas habilidades interpessoais e ouvir e compartilhar ideias com seus colegas para que alcancem seus objetivos comuns.”
  • Para um colaborador que se destaca no gerenciamento de tempo: "Sua capacidade de lidar com prazos apertados é impressionante. Já pensou em buscar e aplicar técnicas avançadas de organização e gestão ou em compartilhar suas estratégias com a equipe?"
  • Para um colaborador com talento analítico: "Você tem se destacado na resolução de problemas complexos. Sugiro que você lidere projetos desafiadores e explore oportunidades de aprimorar ainda mais suas habilidades analíticas."

Quando usar o feedforward?

O feedforward tem uma aplicação bastante ampla. Pode ser usado em avaliações de desempenho, sessões de coaching, reuniões individuais ou em equipe e até em conversas mais informais – ainda que, neste caso, precise de um follow-up para ser efetivo. 

Na verdade, não existem contraindicações para quem deseja incentivar o desenvolvimento de competências e os colaboradores a assumirem desafios e metas mais audaciosas. Invista no feedforward e colha os frutos do desenvolvimento profissional contínuo!

Se você deseja aprofundar seus conhecimentos em gestão de pessoas e descobrir mais estratégias para o desenvolvimento profissional, explore nosso blog e nosso acervo de artigos sobre este tema:

Com eles, você poderá obter resultados significativos para o crescimento pessoal e organizacional!

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2 Comments

  1. Laura Maria Stefânia disse:

    Excelente!

  2. Gabriela Barbosa de Sousa disse:

    Muito interessante! Me parece uma boa forma de motivar.

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