O feedback é uma forma de comunicação, usado para desenvolvimento e reconhecimento de pessoas. Saber dar um feedback, é uma arte. Confira agora um guia rápido e prático de como fazer um bom feedback com seus colaboradores.
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Ao ouvir a palavra feedback a maioria das pessoas já acionam seus mecanismos de defesa, mesmo que de forma inconsciente, devido a alguma experiência ruim com relação a esse tema.
O Feedback é uma ferramenta muito importante para a evolução pessoal e profissional, e quando bem aplicado, garante ótimos resultados. O fato é que precisamos nos preparar para realizar um bom feedback, nesse sentido, compartilho algumas dicas práticas.
O que realmente é feedback?
A comunicação é o processo de enviar uma mensagem a um receptor com o objetivo de receber feedback. Por outro lado, o feedback é uma resposta do destinatário ao transmissor da mensagem.
O feedback é o estágio final da comunicação e também a parte essencial — sem ele, o processo de comunicação fica incompleto. Portanto, o feedback pode ser uma mensagem escrita, oral, ação ou, às vezes, silêncio.
O feedback é vital, pois ajuda o remetente da mensagem a avaliar a qualidade e a eficácia das informações compartilhadas. Pensando nisso, confira as dicas.
Dados e Fatos
Todo feedback precisa se fundamentar em dados e fatos, e jamais na nossa interpretação sobre o assunto. Reúna o máximo de informações e dados possíveis e apresente os dados e fatos no momento do feedback.
Por exemplo, nos últimos dois meses a pontualidade de registro do ponto ficou em 70% no mês de janeiro e em 65% no mês de fevereiro.
Registro no Diário de Bordo
É importante reservar um tempo formal na agenda para registrar nossa percepção sobre os comportamentos, entregas e atitudes da equipe.
Denominamos esse registro de Diário de Bordo, são as anotações que auxiliarão na elaboração de um feedback. Dedique uma hora por semana, faça bloqueios na agenda e registre o desempenho da equipe em documento específico, o diário de bordo.
Preparação
Dedique um tempo para se preparar para o feedback, resgate o diário de bordo, utilize todas as informações e fatos registrados.
Planeje a sua comunicação, um estudioso da comunicação chamado Bower desenvolveu, em 1976, uma técnica que auxilia a nos expressar com assertividade e de forma construtiva, é a técnica DEEC, que é realizada em quatro etapas:
Descrever
Descreva de forma clara e precisa o comportamento do outro, que tenha afetado a empresa ou nós mesmos.
Expressar
Expresse os sentimentos ou impactos gerados.
Especificar
Especifique ao outro as formas concretas de modificação do seu comportamento como alternativas à situação.
Consequências
Demonstre as consequências positivas das mudanças que forem feitas.
Exemplo
Você ficou aborrecido com um amigo que chegou uma hora atrasado em um almoço que havia marcado com você, e não lhe avisou sobre o atraso.
Feedback
Estrutura de comunicação do feedback, utilizando dados e fatos e a técnica DEEC:
Nós marcamos nosso almoço às 12h e você chegou às 13h. Eu gosto muito de almoçar com você para colocar a nossa conversa em dia. Acontece que eu tenho horário para retornar ao trabalho e não posso, nem gosto de chegar atrasado. Eu gostaria que da próxima vez que isso acontecesse você ligasse antes para mim, assim não chegaria atrasado ao trabalho.
Por fim, após a preparação do feedback, reserve um local e um momento apropriado, acordado juntamente com a pessoa que receberá o feedback.
FeedForward
Depois do feedback vem o feedforward, ou seja, enquanto o feedback identifica as necessidades e reorienta a ação para o resultado, o feedforward direciona o caminho para o futuro do desenvolvimento.
Muitas vezes precisamos apontar o caminho para o desenvolvimento, porque se as pessoas soubessem, já estariam fazendo.
O feedforward é olhar para o futuro, é a busca de desenvolvimento dos potenciais do profissional, então recomendamos a elaboração de um plano de desenvolvimento individual (PDI), para adquirir os novos conhecimentos e comportamentos.
Esse roteiro compreende algumas etapas importantes para a preparação de um feedback, como a importância de utilizar dados e fatos, ter um processo formal de registro das informações sobre as equipes, estruturar a comunicação e um plano de ação para evolução dos pontos de melhoria identificados.
A assertividade é uma característica comportamental que se adquire, e começa pelo preparo e planejamento. Quando bem utilizado, o feedback é uma ótima ferramenta de desenvolvimento e engajamento de equipes.
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