Descubra como gerenciar equipes multidisciplinares em Software Houses com comunicaรงรฃo eficaz, planejamento e autonomia para resultados excepcionais.
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Um gestor que atua em uma Empresa de Software estรก diariamente lidando com profissionais de diferentes perfis e รกreas. Parece รณbvio dizer que isso รฉ um grande desafio, mas detalhes fundamentais na relaรงรฃo do gestor com as equipes podem acabar com os seus planos, na medida que essas equipes precisam estar engajadas com ele.
A realidade de uma Software House evidencia um gestor que tem uma rotina completamente multidisciplinar: no inรญcio da manhรฃ estรก fazendo reuniรฃo com a equipe de marketing, depois vai para uma reuniรฃo com o time de desenvolvimento, comeรงa a tarde participando de uma reuniรฃo com o suporte tรฉcnico e logo em seguida com o pessoal do financeiro.
Sรณ nesse caminho, o gestor falou com pessoas de formaรงรตes com bases completamente diferentes umas das outras: enquanto os desenvolvedores sรฃo profissionais da รกrea de exatas, no marketing a sua maioria tem sua formaรงรฃo na รกrea de ciรชncias sociais, enquanto o suporte tรฉcnico - dependendo do segmento que a empresa estรก atuando - podem ser profissionais da contabilidade ou administraรงรฃo.
Como fazer para conciliar todas essas equipes para alcanรงar os resultados esperados? ร imprescindรญvel saber se comunicar com cada uma delas! Aรญ estรก o grande desafio da gestรฃo de equipes multidisciplinares: a comunicaรงรฃo. Tanto a comunicaรงรฃo falada, quanto os vรกrios aspectos que contemplam a compreensรฃo desse gestor e principalmente, conseguir que todos os envolvidos acreditem em suas ideias e as coloquem em prรกtica.
Como fazer para ter uma comunicaรงรฃo mais assertiva e conseguir trabalhar com equipes que possuem perfis diferentes?
Vamos entender melhor passando por trรชs aspectos fundamentais dessa relaรงรฃo do gestor com as suas equipes:
Linguagem
A primeira parte da comunicaรงรฃo รฉ a atenรงรฃo com a linguagem utilizada e as diferenรงas de cada equipe. E aqui, temos a linguagem verbal e nรฃo verbal: aquela falada e aquela comunicada com a sua prรณpria presenรงa. Mas para tornar o artigo mais objetivo, vamos falar especificamente da linguagem verbal.
ร fundamental adequar a linguagem utilizada para cada contexto, cada equipe e respeitar as suas individualidades.
O primeiro passo รฉ compreender como รฉ a sua linguagem: se vocรช for um desenvolvedor que se tornou gestor - algo bastante comum nas empresas de software - muito provavelmente vocรช tenha naturalmente uma linguagem mais tรฉcnica e objetiva, entรฃo a maior atenรงรฃo deve-se ter quando for se comunicar com pessoas que possuem caracterรญsticas opostas, geralmente o time de marketing e publicidade, ou administradores. Esses perfis, costumam ter um lado mais criativo e explanatรณrio, trabalhando com ideias mais abertas, mais descritivas e gostam de falar e se expressar mais - eles geralmente fazem isso com mais naturalidade.
Quer ver como รฉ isso, na prรกtica? Dรช uma folha em branco para duas pessoas - um desenvolvedor e um analista de marketing - e peรงa para eles escreverem como eles explicam o seu trabalho. ร bem provรกvel que o desenvolvedor criarรก uma lista de tรณpicos com poucas palavras, enquanto o analista de marketing escreverรก vรกrios parรกgrafos parecidos com um texto Lorem Ipsum.
Com um background mais tรฉcnico, vocรช precisarรก ter mais atenรงรฃo e presenรงa na hora de conversar e fazer reuniรตes com as equipes de marketing, por exemplo, pois eles podem ter dificuldade de compreender e desdobrar aquilo que vocรช trouxer, por ser muito objetivo e acharem que faltam informaรงรตes, ou entregarem um escopo menor do que vocรช esperava - e atรฉ achar que vocรช estรก sendo grosseiro.
O mesmo vale para o oposto, para gestores com background de mercado ou nรฃo tรฉcnico que precisam gerenciar equipes tรฉcnicas. Pode ser que vocรช goste de explicar ideias com mais detalhes, falar mais e trabalhar as ideias de forma mais subjetivas. Os desenvolvedores te ouvindo podem te achar prolixo, ou atรฉ mesmo fisgar apenas um pedaรงo da sua ideia por ter dificuldade de sintetizar aquilo que vocรช trouxe.
Essa diferenรงa de linguagem podem afetar de vรกrias manerias o trabalho do gestor na Software House:
- O time tรฉcnico pode ter dificuldade de capturar todos os detalhes de uma tarefa se ela for escrita de maneira muito aberta e pouco objetiva
- O time de marketing pode ter dificuldade de compreensรฃo sobre as funcionalidades dos produtos
- Durante a execuรงรฃo, podem ficar faltando pontos que vocรช acreditava estarem sendo cobertos, mas que, na verdade, nรฃo ficaram claros para aqueles que estavam executando
- As aรงรตes podem nรฃo serem realizadas com a organizaรงรฃo que se espera
- Itens podem receber priorizaรงรฃo diferente da sua expectativa por parte dos timesย
- Falhas de comunicaรงรฃo podem gerar conflitos internos que, muitas vezes nรฃo claros para os envolvidos, podem evoluir para dificuldades de relacionamento
- Quebra de expectativas entre ambas as partes: tanto o lรญder com o trabalho do liderado, quanto o oposto.
- Dificuldade de compreensรฃo ao passar feedbacks
Para que situaรงรตes como essas nรฃo ocorram, alรฉm do cuidado com a linguagem e comunicaรงรฃo em cerimรดnias e momentos com os times, outros dois aspectos ajudam - e muito - o gestor na forma como lida com essas equipes: Planejamento com Processos bem definidos e Autonomia.
Planejamento, acompanhamento e processos
Legenda: Planos de รกreas dรฃo clareza do que se espera dos times | Imagem: Freepik
Muitos conflitos gerados por conta de expectativas nรฃo atendidas na relaรงรฃo lรญder e liderado, onde hรก o envolvimento de equipes multidisciplinares podem ser sanados com bons processos, planejamento e acompanhamento.
Planos de รกreas dรฃo clareza do que se espera dos times e trazer as conversas para o รขmbito do โplanejado e realizadoโ trarรก mais clareza para ambas as partes sobre as expectativas em relaรงรฃo aos resultados esperados.ย
Se vocรช รฉ um gestor que trabalha com equipes multidisciplinares, recomendo fortemente o desenvolvimento de planos de รกreas, com processos de acompanhamento que aconteรงam periodicamente. Uma Software House costuma ter equipes de Suporte, Desenvolvimento, Vendas, Marketing e Customer Success e cada um deles precisa que o gestor dรช direcionamento.ย
Tenha um plano para cada um deles que abrace um perรญodo: um trimestre, quadrimestre, semestre ou ano. Vocรช deve ter um Plano de Suporte, Plano de Vendas, Plano de Marketing, Plano de Desenvolvimento e um Plano de Customer Success.
Cada um desses planos deve conter a estratรฉgia que serรก trabalhada no horizonte do perรญodo, preferencialmente com OKRs e um desdobramento das aรงรตes esperadas que precisam ser executadas com seus respectivos responsรกveis.
Com um plano bem definido, o prรณximo passo รฉ criar cerimรดnias de acompanhamento: semanal, quinzenal ou mensal. Se reรบna com a equipe para falar sobre os planos, alinhar as aรงรตes, acompanhar a execuรงรฃo e mudar a rota se necessรกrio. Nesse ponto, รฉ fundamental evitar aรงรตes fora do escopo prรฉ-definido e manter as discussรตes em torno das aรงรตes durante os encontros. Caso contrรกrio, hรก uma grande possibilidade das equipes abandonarem os planejamentos para trabalhar sempre em torno de urgรชncias.
No momento das cerimรดnias, รฉ fundamental lembrar-se da primeira parte do artigo: atenรงรฃo com a linguagem na conduรงรฃo.
ร mais fรกcil alinhar a expectativa e compartilhar uma linguagem em comum desta forma, reduzindo significativamente a possibilidade de quebras de expectativas e desentendimentos.
A partir dos planos, a criaรงรฃo de processos bem definidos irรก dar direรงรฃo para as pessoas de como se espera que seja o trabalho delas e eles podem estar, inclusive, dentro dos prรณprios planos.ย
Essa estrutura de gestรฃo dรก muita clareza para o time, facilitando assim o gerenciamento dessas equipes.
Porรฉm, hรก um terceiro aspecto dessa estrutura que precisa ter atenรงรฃo, pois dependendo da forma como os planos sรฃo construรญdos, รฉ possรญvel que eles ainda assim nรฃo atendam as necessidades das partes interessadas, se eles nรฃo forem construรญdos de maneira alinhada e com o envolvimento de todos.
ร por isso que para fechar precisamos falar sobre a autonomia dos times.
Autonomia e seguranรงa
Por รบltimo, mas nรฃo menos importante, os times multidisciplinares precisam ter autonomia para trabalhar e o gestor faz isso trabalhando com o time sempre no diรกlogo em torno dos desafios, estratรฉgias e mรฉtricas que precisam ser alcanรงadas.ย
Tambรฉm nรฃo podemos confundir autonomia com liberdade para se fazer o que quer. Os processos e planos servem justamente para que as pessoas saibam o que se espera delas e o que devem entregar. Desta forma, a autonomia permite definir COMO aquele processo ou planejamento serรก cumprido, para superar os desafios ou alcanรงar as mรฉtricas. Os processos sรฃo como um aquรกrio, que definem atรฉ onde as pessoas podem ir para realizar o seu trabalho.
Se a Software House possuir gestores de รกreas, o melhor caminho รฉ trazer os desafios e estratรฉgias e permitir que cada responsรกvel planeje a sua รกrea conforme sua expertise para definir o COMO. Desta forma, vocรช consegue extrair o mรกximo de cada especialista de sua respectiva รกrea. ร bem provรกvel que ele tambรฉm consiga debater e trabalhar melhor na linguagem de cada time.
Caso vocรช esteja em uma startup, ou nรฃo tenha um gestor que estรก em posiรงรฃo intermediรกria de vocรช com a equipe, o melhor e fazer uma construรงรฃo colaborativa, por meio de cerimรดnias, formulรกrios e aรงรตes coletivas onde vocรช leva os desafios e pede para as pessoas sugerirem o que pode ser feito para alcanรงar o que se espera.
Se esse for um caminho que nunca fez, รฉ muito provรกvel que vocรช irรก se surpreender com as respostas. Nรฃo รฉ incomum que problemas que o gerente enxerga de cima para baixo jรก estejam na cabeรงa das pessoas e elas tenham alternativas de como solucionรก-los.ย
A partir dos insights coletados das pessoas, vocรช pode montar o plano, apresentar e acompanhar com elas adiante. Alรฉm de facilitar o processo, รฉ bem possรญvel que o engajamento delas com as aรงรตes tambรฉm aumente com isso.
Para construir essa autonomia, รฉ importante que as pessoas do time tenham uma seguranรงa psicolรณgica bem construรญda para participarem do processo. Caso elas nรฃo tenham, ao invรฉs de colher insights vocรช pode colher silรชncio.ย
Isso porque em um perfil de gestรฃo mais autoritรกrio, pouco aberto a erros ou com uma cultura mais rรญgida, faz com que as pessoas evitem participar de planejamentos mais colaborativos, ou contribuir apenas com o mรญnimo, com receio de estarem sendo julgadas ou avaliadas. A seguranรงa nesse momento รฉ uma premissa fundamental para elas construรญrem autonomia.
Conclusรฃo
Gerenciar uma equipe multidisciplinar em uma Software House รฉ um desafio complexo, mas com abordagens adequadas, รฉ possรญvel alcanรงar resultados excepcionais. A comunicaรงรฃo รฉ a chave para o sucesso, e compreender a linguagem de cada equipe รฉ essencial para garantir uma interaรงรฃo eficiente.
Portanto, um gestor que busca o sucesso na gestรฃo de equipes multidisciplinares em uma Software House deve investir em comunicaรงรฃo, planejamento, processos bem definidos e autonomia. Com essas abordagens, รฉ possรญvel construir um ambiente colaborativo, onde diferentes perfis se complementam e trabalham em harmonia, impulsionando a empresa para o sucesso e a inovaรงรฃo contรญnua.
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