Employee Advocacy: o que é, vantagens, dicas e exemplos.

Employee Advocacy e as vantagens de ter colaboradores que defendem sua marca.

Employee Advocacy e as vantagens de ter colaboradores que defendem sua marca

Quer entender o que é employee advocacy e como implementar a estratégia em sua empresa de TI? Leia este artigo ainda hoje!

Tempo de Leitura: 4 minutos

Está ouvindo muitas software houses falando sobre employee advocacy e quer entender como aplicar a tendência em sua empresa? Então você veio ao lugar certo. 

A seguir, mostraremos como usar o conceito para atrair candidatos e até aumentar as suas vendas, sempre pensando no dia a dia das organizações tech. Vamos lá?

Conheça nosso manifesto

O que é Employee Advocacy?

Employee Advocacy pode ser entendida como um conjunto de ações que os colaboradores de uma empresa fazem para promover a reputação da marca

Qualquer funcionário pode participar de um programa de Employee Advocacy. Ou seja, ele não é restrito apenas àqueles que trabalham com marketing.

A estratégia estimula a divulgação da sua marca, produto ou serviço, utilizando a voz dos próprios funcionários. Mas, para que os comentários, conversas e depoimentos da equipe sejam genuínos, é preciso desenvolver uma relação sólida de confiança entre a gestão e as pessoas que trabalham na sua empresa.

Qual a relação do Marketing de Defensores com o Employee Advocacy?

Employee Advocacy e Marketing de Defensores são dois conceitos extremamente vantajosos para qualquer empresa, e acabam se complementando. A distinção entre as duas estratégias está nas pessoas que compartilham as mensagens. 

Enquanto employee advocacy são esforços feitos apenas por pessoas que trabalham para a empresa, o marketing de defensores pode ser feito por funcionários, influenciadores ou clientes que compartilham mensagens positivas sobre o produto ou a marca. 

Um ponto importante é que mesmo que você tenha uma equipe apaixonada pelo que faz e que leve seu trabalho a sério, se eles não souberem o que promover, talvez não apoiem seus projetos. 

Por outro lado, se seus funcionários não confiarem em seu trabalho ou na mensagem da marca, mesmo que você tenha um programa de funcionários defensores e compartilhe conteúdos para repostagem, ele não será tão bem-sucedido quanto você gostaria.

É por isso que, para atingir os objetivos de ambos os programas, é necessário construir uma relação de confiança com todos os stakeholders, sejam eles funcionários ou clientes.

A importância do Employee Advocacy e principais benefícios

O que vem à sua mente quando você pensa na importância de ter colaboradores defensores? Apenas coisas boas, certo? Afinal, um programa deste tipo proporciona à empresa uma série de vantagens e resultados, tais como:

Melhores iniciativas de marketing

Se formos juntar todos os seguidores das redes sociais dos seus funcionários, provavelmente teremos muito mais pessoas do que na conta da marca comercial. 

Por essa lógica, ao introduzir um programa de employee advocacy, a marca consegue aumentar seu público. Aliás, quando se tem funcionários que fornecem pelo menos algum conteúdo sobre o trabalho em suas redes sociais, a organização parece até mais acessível. 

Dessa forma, antes mesmo de entrar em contato com a empresa, os clientes e funcionários em potencial podem quase sentir que "conhecem" as pessoas com quem lidarão.

Aumento das vendas

Antes de fazer uma compra de um bem ou serviço, muitas pessoas usam as mídias sociais como parte do processo de pesquisa. 

Eles se esforçam para encontrar informações sobre a empresa e o produto, e valorizam a marca quando encontram uma pessoa de verdade falando sobre sua experiência com ela.

Facilidade em atrair colaboradores

Uma empresa precisa se destacar da concorrência para atrair os melhores candidatos, ainda mais no mercado de TI, que é tão acirrado

Antes de optar por se candidatar formalmente a uma vaga aberta, os candidatos podem aprender mais sobre a organização através dos colaboradores defensores.

Como atrair a confiança do colaborador?

Para lançar um programa de employee advocacy, lembre-se que conquistar a confiança dos colaboradores é primordial. Saiba como agir para isso:

1. Faça das pessoas a prioridade da sua empresa

Será que os membros da sua equipe estão satisfeitos com seus cargos? Fazemos essa pergunta para exemplificar o quanto é preciso pensar além de salários e benefícios compatíveis com o mercado. 

Uma pesquisa anônima é uma boa técnica para verificar se sua empresa atende às expectativas de seus funcionários. Nela, a gestão de pessoas pode entender como está a cultura do local de trabalho e se há áreas em que é possível melhorar. 

2. Ofereça treinamentos para todos

Ao criar um treinamento sobre employee advocacy, lembre-se de abrir a oportunidade para todas as pessoas da empresa. 

Assim, diferentes funcionários podem contribuir com o programa. Afinal, mesmo colaboradores mais quietos no trabalho podem ter uma vida ativa no mundo digital, com muito a dizer à audiência.

Dependendo do conteúdo, qualquer um pode ter um post viralizado, mesmo sendo novo nas redes sociais. Além de garantir um bom ambiente de trabalho, invista em educar a equipe sobre as melhores práticas nas plataformas sociais.

3. Crie oportunidades de interação entre os colaboradores

Para manter a equipe engajada, crie oportunidades de interação informal entre os funcionários, como rodas de aprendizado, cafés, happy hours e outros momentos. 

Os resultados dessas conversas podem servir de inspiração para as postagens que os funcionários compartilham com seus seguidores nas mídias sociais. Ao narrar sua experiência pessoal, cada pessoa atua como embaixadora da organização.

Exemplos de ações que conquistam a confiança do colaborador

Quer entender na prática como tornar seu programa de employee advocacy um sucesso autêntico na empresa? Então, confira algumas ações iniciais que conquistam a confiança do colaborador e impulsionam a estratégia:

Kit de boas-vindas e onboarding cuidadoso

No LinkedIn, frequentemente vemos postagens com kits incríveis de boas-vindas, sinalizando o início de um novo ciclo. 

Para além do presente inicial, garanta que a integração da pessoa à equipe e à empresa também será boa – crie um onboarding cuidadoso e dê atenção total ao novo funcionário para que ele se sinta parte do time e esteja alinhado à organização.

Reconhecimento público

Comemorar pequenas conquistas, entregas de projetos, metas alcançadas ou promoções de cargos é sempre motivador! 

Reconheça tudo isso e lembre-se também de destacar comportamentos e atitudes que vão de encontro com a cultura organizacional.

Promova ações de endomarketing

O endomarketing é uma ótima ferramenta para garantir a satisfação dos profissionais e fazer com que eles expressem esse sentimento em outros ambientes, seja online ou offline. 

Pesquise sobre o tema e não tenha medo de inovar para aproximar o relacionamento entre a equipe e a empresa.

Impulsione a gestão de pessoas da sua Software House

Se você gostou do tema e quer ter mais ideias para impulsionar a gestão de pessoas na sua software house, continue navegando por nosso blog e fique por dentro das últimas tendências desse universo em TI:

Tem alguma dúvida ou opinião sobre o tema e quer saber o que desenvolvedores, empresários e outras pessoas do mundo tech acham? Interaja em nosso fórum!

Karina Harumi
Karina Harumi
UX Designer, Analista SEO e Analista WEB na TecnoSpeed e Casa do Desenvolvedor, focada em experiência do usuário e performance. Uma boa experiência é tudo. ♡

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo