Atraia e encante seus clientes com o poder do design emocional. Descubra como ele pode transformar seu produto em uma experiรชncia memorรกvel!
Tempo de Leitura: 7 minutos
"Tudo tem uma personalidade: tudo envia um sinal emocional. Mesmo quando essa nรฃo era a intenรงรฃo do designer, as pessoas que visualizam o site inferem personalidades e experimentam emoรงรตes.โ - Citaรงรฃo de Don Norman, cientista cognitivo e โpaiโ do Design Emocional
Vocรช jรก se parou para perguntar por que somos atraรญdos por alguns designs e por outros nรฃo? Ou se existe uma forma de melhorar como experimentamos os produtos do nosso dia a dia?
Essas foram algumas das perguntas que Don Normal fez quando teve a ideia do conceito de Design Emocional, pois estava em busca de entender como projetar interfaces emocionais que antecipem e atendam as necessidades dos usuรกrios.ย
Continue a leitura e vamos entender melhor como funciona o Design Emocional e como pode ser incrรญvel para o seu produto!
O que รฉ Design Emocional?
O Design Emocional รฉ um conceito que diz que o design pode e deve fazer com os usuรกrios sintam emoรงรตes especรญficas, assim, ele รฉ qualquer design que intencionalmente provoca uma resposta emocional.
Sรฃo escolhas estratรฉgicas de design que buscam criar experiรชncias ou produtos que provocam uma resposta psicolรณgica positiva nos usuรกrios, ajudando, entรฃo, a marca a construir um relacionamento entre eles.ย
Conforme o consumidor vai encontrando esses produtos, a mente dele comeรงa a responder com certas emoรงรตes, como tranquilidade, felicidade, entusiamos, etc. Uma vez esses sentimentos ativados, eles comeรงam a influenciar nas decisรตes de compra.
E o design emocional vai alรฉm da estรฉtica, do layout em si, ele tambรฉm pode utilizar elementos sensoriais, como movimento, som e textura. As tรฉcnicas podem ser encontradas em vรกrios contextos, como em produtos digitais, como sites, aplicativos, mas tambรฉm em produtos fรญsicos, como roupas, mรณveis e muito mais.ย
No design emocional, o objetivo รฉ estimular as respostas emocionais positivas, para desencadear uma sensaรงรฃo de satisfaรงรฃo, jรก que, onde hรก satisfaรงรฃo, hรก felicidade, fidelidade ร marca e engajamento!
Os trรชs nรญveis do Design Emocional:
Assim, em 2003, Don Norman publicou o livro "Emotional Design: Why We Love (or Hate) Everyday Things", onde explorou o design emocional e nos apresentou os trรชs nรญveis do Design Emocional, mostrando como pode influenciar o marketing, o desenvolvimento de produtos e a experiรชncia do usuรกrio. Vamos conhecer os trรชs nรญveis.
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Visceral:
O nรญvel visceral รฉ sobre a reaรงรฃo instintiva dos usuรกrios. A resposta imediata e automรกtica de um usuรกrio a um design.
ร um momento crucial onde o usuรกrio vai decidir se vale a pena se envolver com o produto ou serviรงo, por isso, os designers precisam se concentrar em criar designs limpos e organizados que sejam fรกceis de usar e de compreender.
Um exemplo aqui pode se traduzir no momento โAHAโ que vocรช cria para seus usuรกrios. Geralmente acontece durante a primeira experiรชncia do usuรกrio, um pouco antes dele criar uma conta ou durante a experiรชncia de inscriรงรฃo.
Aqui vale utilizar um copywriting bem elaborado, imagens positivas e tambรฉm microvรญdeos para aprimorar a experiรชncia do usuรกrio pela primeira vez.ย
Comportamental:
Este nรญvel รฉ centrado em entender o comportamento do usuรกrio ao interagir com um produto, se concentrando em fornecer uma boa usabilidade num aplicativo, por exemplo, incluindo elementos como eficรกcia, eficiรชncia, engajamento e facilidade de uso.
Aqui รฉ onde a empatia tambรฉm entra em jogo, onde a pergunta mais importante a ser respondida รฉ: "como podemos tornar a experiรชncia dos usuรกrios com o produto, cada vez mais agradรกvel?"
Personalize a experiรชncia para cada usuรกrio, lembra daqueles aplicativos que ao criar a conta, existem algumas perguntas e etapas para vocรช preencher e assim, trazer conteรบdos ou aรงรตes especรญficas conforme o que vocรช respondeu?ย
Isso passa um sentimento de ser algo personalizado e exclusivo para vocรช, nรฃo รฉ mesmo?
Vocรช tambรฉm pode usar vรญdeos interativos para aprimorar a experiรชncia, como aqueles vรญdeos tutoriais quando acabamos de criar a conta em alguma ferramenta, sabe?
A chave aqui รฉ ser contextual, entรฃo foque na comunicaรงรฃo e orientaรงรฃo no aplicativo, pode exemplo, pequenas dicas, como pontos de acesso, que direcionam a atenรงรฃo do usuรกrio para um elemento da interface do usuรกrio.
Reflexivo
Este nรญvel examina a resposta emocional do usuรกrio depois dele utilizar o produto, onde ele julgarรก seu desempenho, os benefรญcios e se resolveu o problema dele.ย
Serรก que ele estรก feliz? Serรก que ele vai continuar utilizando? Serรก que ele vai recomendar para os amigos?ย
Aqui vocรช descobrirรก se conseguiu ou nรฃo criar um vรญnculo emocional do usuรกrio com seu produto. O design reflexivo รฉ afetado pela experiรชncia geral com seu produto ou equipes de suporte/sucesso ao cliente.
Alguns exemplos sรฃo: humanize seu produto com mensagens que nรฃo aparentam ser um robรด respondendo, use cor e contraste pensando na acessibilidade e usabilidade, reproduza emoรงรตes positivas com elementos de gamificaรงรฃo e utilize mensagens de erros tambรฉm humanizadas, substituindo a sensaรงรฃo inicial de irritaรงรฃo e transformando a experiรชncia do usuรกrio mesmo num momento de erro, algo mais leve.
Os prรฉ-requisitos do design emocional:ย
Antes de pensar em comeรงar o design emocional, รฉ preciso atender as necessidades bรกsicas do usuรกrio, jรก que tudo comeรงa com um produto que funciona.ย
Pois nรฃo adianta nada um site lindo, mas com um tempo de carregamento longo nรฉ? O design atrai o usuรกrio, mas รฉ a funcionalidade que mantรชm ele interessado.
Um bom design pode chamar a atenรงรฃo de um usuรกrio ร primeira vista, mas eles nรฃo vรฃo curtir se nรฃo corresponder ร s expectativas.
Assim, Aaron Water, em seu livro "Design for Emotions", descreve uma hierarquia de necessidades do usuรกrio, uma adaptaรงรฃo da hierarquia de necessidades de Maslow.
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Entรฃo, o design emocional sรณ pode funcionar se os trรชs seguintes critรฉrios forem atendidos:
Funcionalidade:
Seu produto deve ser funcional, acessรญvel e traga benefรญcios ao usuรกrio. Resolva o problema, satisfaรงa uma necessidade ou traga um valor claramente reconhecรญvel. Ou seja, que tenha um bom motivo para usar o produto.
Usabilidade:
O usuรกrio deve conseguir utilizar o produto intuitivamente, sem grandes dificuldades. Utilize uma interface bem pensada, simples e clara, sem requerer tanto esforรงo cognitivo do usuรกrio.
Confiabilidade:ย
Grande parte das pessoas possui uma resposta emocional positiva quando confiam num produto. Entรฃo รฉ importante que o produto funcione como o usuรกrio espera que funcione, sem surpresas desagradรกveis.ย
Imagine vocรช, por exemplo, demorou dias para montar uma playlist bem legal de mรบsicas, e sem querer, vocรช clica em excluir, e lรก se foi sua playlist... dรณi no coraรงรฃo nรฉ?ย
Prazer:
O prazer รฉ a consequรชncia de todos os trรชs objetivos cumpridos, ou seja, se refere ร satisfaรงรฃo emocional que um design pode proporcionar aos usuรกrios, como se fosse a cereja do bolo!
Entรฃo, quando um produto atende os trรชs critรฉrios, os designers podem passar a identificar as emoรงรตes que desejam que os usuรกrios sintam ao usรก-lo e consequentemente, fazรช-los se sentirem satisfeitos.
A importรขncia do Design Emocional:
Legenda: O design emocional funciona como um diferencial nesse grande mercado competitivo. | Imagem: Freepik
Jรก que o foco do design emocional รฉ criar um vรญnculo entre o usuรกrio e o produto, ele facilmente envolve o pรบblico.ย
Pesquisas mostram que quando um usuรกrio se sente mais conectado a um produto, รฉ muito provรกvel que ele interaja com o produto e recomende aos amigos.ย
Isso tudo porque as emoรงรตes desempenham um grande papel na formaรงรฃo do comportamento humano, e consequentemente, na hora de tomar decisรตes.ย
E tem mais, o design emocional funciona como um diferencial nesse grande mercado competitivo, onde รฉ necessรกrio muito mais que a funcionalidade do produto para engajar o pรบblico-alvo.ย
Com elementos do design como forma, cor, som e textura, รฉ possรญvel criar uma experiรชncia que ficarรก na memรณria do usuรกrio, gerando um sentimento positivo e levando o usuรกrio a realizar uma aรงรฃo desejada, como se inscrever, comprar um produto ou compartilhar com outras pessoas.
Assim, os principais benefรญcios do design emocional sรฃo:
- Aumento da experiรชncia do usuรกrio;
- Aumento na fidelizaรงรฃo do usuรกrio;
- Aumento nas taxas de conversรฃo.ย
Elementos do Design Emocional:
Como citado no texto acima, existem alguns elementos que podemos trabalhar no design emocional, entรฃo vejamos:
Som:
O som trabalha os humores, associaรงรตes e memรณrias. Musicas podem ser utilizadas para uma experiรชncia de usuรกrio aprimorada. Sons agradรกveis โโcriam uma experiรชncia mais envolvente.
Cor:
A cor traz vรกrias emoรงรตes e humores. Assim, tem um papel significativo no design emocional. Cada cor carrega um significado especรญfico, por exemplo, azul representa confiabilidade e confianรงa. Vocรช pode usar as associaรงรตes neuropsicolรณgicas de cores para desencadear diferentes respostas emocionais em seu pรบblico-alvo.
Textura:ย
Vocรช pode usar a textura para invocar sentimentos de conforto e luxo, por exemplo.
E para distinรงรฃo e interesse visual, vocรช pode usar diferentes texturas para cada emoรงรฃo.ย
Forma:
As formas tambรฉm podem desencadear respostas emocionais. Por exemplo, geralmente, ver formas angulares pode nos deixar desconfortรกveis, causando uma sensaรงรฃo de estresse, jรก as formas curvas podem gerar uma sensaรงรฃo de relaxamento e conforto.
Tipografia:
Como qualquer outro elemento, a tipografia transmite vรกrias emoรงรตes e humores. Ele faz isso aplicando, tamanhos de fonte, estilos e espaรงamento.ย
As emoรงรตes variam tambรฉm conforme o estilo da fonte, por exemplo, uma letra mais fina, traz uma sensaรงรฃo de elegรขncia, enquanto uma fonte em negrito cria uma sensaรงรฃo de forรงa.
Movimento:
O uso de animaรงรตes e transiรงรตes ajudam os usuรกrios a entender mais sobre um produto, tornando-o mais agradรกvel e atraente para eles. Podendo trazer vรกrias emoรงรตes.ย
Passos para aplicar o Design Emocional:
Legenda: O conceito de design emocional pode ser aplicado para uma grande variedade de produtos. | Imagem: Freepik
O conceito de design emocional pode ser aplicado para uma grande variedade de produtos, serviรงos e marcas, entรฃo, o processo de implementaรงรฃo serรก diferente de um projeto para outro.
Passo 01: Entenda seu pรบblico.
O primeiro de tudo deve ser aprender o mรกximo possรญvel sobre seu pรบblico, usuรกrio ou cliente. Afinal, sรฃo as emoรงรตes deles que vocรช planeja antecipar e entender.ย
Conhecer as expectativas, valores e intenรงรตes do seu pรบblico รฉ crucial para desenvolver uma conexรฃo emocional com eles. Entรฃo realize pesquisas para conhecer seu pรบblico-alvo e suas necessidades.ย
Feito isso, vocรช pode adaptar sua estratรฉgia de design emocional ร s necessidades especรญficas de seu pรบblico-alvo.
Passo 02: Tenha consistรชncia.
Encontrar um equilรญbrio entre todos os diversos pontos de contato รฉ fundamental para desenvolver uma conexรฃo emocional duradoura com seu pรบblico-alvo.ย
Visual, comunicaรงรฃo, estilo de voz e experiรชncia do usuรกrio fazem parte disso e tem mais, a uniformidade estimula a sensaรงรฃo de confianรงa, assim aumentando o vรญnculo emocional entre sua empresa e seu pรบblico-alvo.
Passo 03: Nรฃo esqueรงa da sua marca
Selecione elementos de design relacionados aos valores de sua empresa e ร s respostas emocionais que vocรช deseja induzir no seu pรบblico.ย
Por exemplo, use cores vibrantes, formas interativas e tipografia marcante para alegria e empolgaรงรฃo e use cores e texturas mais suaves e grรกficos realistas para criar uma sensaรงรฃo de paz e serenidade.
Passo 04: Simplicidade
O objetivo principal do produto ou experiรชncia de uma marca deve ser mantido pelo design emocional.
Evite o caos visual que pode desviar as pessoas da conexรฃo sentimental que vocรช estรก tentando fazer. Em relaรงรฃo ao design emocional, na maior parte das vezes, o minimalismo รฉ a melhor prรกtica.ย ย
Passo 05: Testar e testar (e testar!)
Como qualquer outra estratรฉgia de design, testes sรฃo necessรกrios no design emocional e uma das melhores maneiras de testar sua eficรกcia รฉ implementando testes A/B.
Usando este mรฉtodo, vocรช pode comparar, ao mesmo tempo, vรกrios elementos de design. Isso vai ajudar vocรช a ver qual se adapta melhor ao seu pรบblico e propรณsito e em seguida, refine sua estratรฉgia usando feedback e anรกlises.ย
Assim, vocรช conseguirรก ter uma constante otimizaรงรฃo para ter maior engajamento e impacto.
Passo 06: Conte uma histรณria
Se puder, tente incluir algumas histรณrias para o seu produto, por serem o melhor caminho para conquistar o coraรงรฃo e ajudam a criar empatia.
Para um produto simples, isso pode nรฃo ser fรกcil. No entanto, se vocรช estรก projetando um serviรงo ou um site, ou a aparรชncia de uma marca, contar histรณrias รฉ uma รณtima maneira de se conectar em um nรญvel emocional.
Como anda a emoรงรฃo dos seus produtos?
Se vocรช deseja que seu produto se conecte com sucesso aos usuรกrios, ele precisa se conectar com eles emocionalmente.
Entรฃo, deu para refletir um pouco sobre a importรขncia do design emocional? Como vocรช imagina que estรก o vรญnculo emocional do seu produto com seu pรบblico?
Vamos continuar a conversa lรก no fรณrum, te encontro por lรก, basta clicar no botรฃo abaixo: