Toda legenda precisa de uma boa redação, é aí que as técnicas de copywriting fazem toda a diferença. Vamos entender mais sobre o assunto neste artigo!
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Peças publicitárias, filmes, revistas, palestras e vídeos para o YouTube, todos estes elementos dependem de um item em comum, que vai fazer toda a diferença no resultado final. Em todos estes casos, o copywriting fornece suporte para criação de roteiros que vão desenvolver uma linguagem mais apropriada para atingir o público alvo.
Desde a sua criação, a escrita sempre foi um meio de comunicação marcante e que transforma registros, pensamentos, ideias e opiniões. Com a evolução da humanidade e dos meios de comunicação, as pessoas começaram a consumir variados tipos de mídias, que se tornaram muito atrativas devido aos apelos visuais e sonoros.
Mesmo com toda esta revolução tecnológica, um elemento fundamental para contar as histórias e expor ideias sempre partiu da organização dos pensamentos em palavras, que se aglutinam em um texto para conseguir transmitir seu objetivo.
Assim como as demais formas de comunicação, a escrita também evoluiu para acompanhar a oferta dos recursos modernos. E desse modo, as técnicas de escrita se refinaram dando origem a um novo profissional muito disputado no mercado atualmente: o copywriter.
Vamos entender um pouco mais da atuação do copywriter e sua interação com o marketing e as mídias sociais modernas.
O que é Copywriting?
O termo copywriting vem do inglês e significa redação, o que reflete a essência do que o copywriter faz, sendo justamente criar textos estratégicos com objetivos determinados, alcançando assim alguma meta específica ou um público alvo.
Este tipo de redação vem incorporando mais e mais conteúdo na internet, pois com um texto elaborado, utilizando as técnicas de copywriting, as páginas na web conseguem um alcance e rankeamento muito maior de forma orgânica.
O Objetivo do Copywriting
Resumidamente, o objetivo do copywriting é “vender” uma ideia através da escrita.
Utilizando técnicas avançadas de redação, com estratégias de convencimento, o profissional desta área agregará conteúdo mais relevante a landing pages, artigos, legendas, e-mails, etc.
O copywriting se vale de várias métricas como público alvo, palavras-chave, técnicas de vendas, para conseguir criar uma comunicação adequada para cada situação. Sendo assim, o copywriter é uma mistura de redator, investigador e publicitário, juntando todos estes conhecimentos técnicos para trabalhar com textos que oferecem soluções completas para seus clientes.
Como elaborar uma estratégia de Copywriting?
Como você já deve ter percebido, a vida de um copywriter é repleta de técnicas. O uso e conhecimento destas estratégias fazem toda diferença no momento de usar o copywriting.
Vamos ver 05 elementos que não podem faltar em suas redações:
Público alvo
Este é o principal pilar do copywriting, pois através deste elemento, é possível escrever de forma personalizada, agradando e acertando em cheio o leitor. Atualmente é comum utilizar a criação de “personas”, que são pessoas fictícias, com características como idade, sexo, profissão e gostos, de acordo com o público consumidor que vai “ler” o seu texto.
Com este conhecimento associado às pessoas, é possível utilizar termos mais adequados e próximos de um determinado leitor. Por exemplo, redigir uma legenda para uma adolescente, vai exigir uma linguagem diferente do que se utilizaria para um e-mail destinado a um executivo.
Referências
Elas são muito importantes para o processo de criação textual. Com este conceito, é possível ver o que a concorrência está fazendo e adaptar o que for positivo para o seu negócio. Esta técnica é conhecida como benchmarking.
O uso de referências é fundamental para um conhecimento mais profundo do copywriter sobre determinado assunto. Com base em várias fontes de conhecimento, fica muito mais fácil aplicar as técnicas de copywriting.
Otimização
Este é um elemento bem técnico, mas indispensável para o copywriting. Criar textos que contemplem as exigências para um bom SEO (Otimização para Mecanismos de Busca), é primordial para se conseguir um bom ranking dos sites de pesquisa, como o Google.
O SEO é composto por um conjunto de elementos que farão com que um site se torne relevante em uma busca, fazendo com que esta página seja um dos primeiros resultados de pesquisa, sendo, portanto, muito mais acessada que as demais.
Palavras-chave
Outro termo técnico que compõe o copywriting e complementa o SEO são as palavras-chave. Todo texto precisa utilizar uma ou um conjunto de palavras-chave relevantes para atrair os mecanismos de busca e criar mais engajamento nas redes sociais.
O uso correto delas deve contemplar a localização e repetição durante a redação, porém, sem tirar a naturalidade do texto para o leitor.
Ortografia e gramática
Toda página nas redes sociais ou na web precisa de uma boa apresentação, além dos elementos gráficos que compõem a identidade visual da marca. Os textos bem estruturados e sem erros, são elementos importantes que fazem parte do trabalho do copywriter.
Fazer a revisão dos textos com profissionais é uma boa alternativa para conseguir bons resultados para uma redação mais atrativa e sem erros gramaticais.
A diferença entre Copywriting e redação publicitária
Apesar de se confundirem, existe uma sutil diferença a ser observada: o copywriting é algo mais direcionado ao Inbound Marketing, associando um conjunto de técnicas específicas para inclusive fortalecer o Branding de uma empresa. Enquanto a redação publicitária é mais voltada para vendas, somente.
Principais técnicas de copywriting para aumentar a performance
Confira agora algumas dicas para melhorar o seu copywriting:
Leia muito
A leitura vai enriquecer o seu vocabulário e você aprenderá novas técnicas de escrita.
Busque referências
Conhecer sobre o assunto a ser descrito no texto é fundamental para escrever com propriedade e sem enganos.
Crie personas
Elas vão direcionar as suas ações no decorrer da escrita, servindo como uma bússola no momento de decidir quais termos utilizar.
Conheça seu público alvo
Entender as tendências e quem realmente são o seu público alvo é um dos pilares do copywriting.
Conheça a marca para qual você está escrevendo
Geralmente, marcas já possuem uma identidade própria. Por isso, sempre é bom entender o seu cliente para conseguir fortalecer o Branding.
Determine que palavras-chave serão utilizadas
O SEO é fundamental em toda redação para web, sendo assim, entender quais palavras-chave fazem mais sentido para uma determinada busca deve ser um dos pontos de atenção.
Escolha o canal a ser usado para o copy
Canais diferentes precisam de abordagens e métricas próprias, ou seja, conheça mais sobre os detalhes que cercam o canal escolhido.
Valide o objetivo do texto
Todo texto tem um objetivo, seja vender algo, informar ou apresentar. Este item tem que estar claro antes do início da escrita.
Busque sinônimos na composição de seus artigos
Uma boa redação não pode conter muitas repetições de palavras, principalmente em um curto espaço de tempo. Utilize sempre um dicionário de sinônimos para ajudar no seu trabalho.
Estude gramática
Conhecer as regras da língua onde o artigo será escrito dará mais segurança e credibilidade aos seus textos.
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O mercado de tecnologia está cada vez mais competitivo, e progressivamente, é necessário investir em marketing e em seus canais de atuação. Criamos um evento voltado especificamente para os gestores de software house, o TUP4SALES. Nele você poderá se atualizar sobre tudo do mundo do marketing e temas como o copywriting, que agregam muito nas vendas de soluções digitais.
O copywriting chegou para agregar muito nos departamentos de marketing das empresas de todos os nichos, inclusive nas de tecnologia. Pois um bom copywriter tem o poder de posicionar um negócio na internet de forma poderosa, criando várias oportunidades de negócios.