A sua software house precisa de um blog e te mostramos o porquê!

A minha software house precisa ter um blog? Entenda melhor sobre essa estratégia de marketing.

A minha software house precisa ter um blog? Entenda melhor sobre essa estratégia de marketing
 

Quer saber como um blog pode se tornar uma poderosa ferramenta de marketing para engajar clientes e potencializar as vendas em sua Software House? Continue com a gente nesse artigo e confira!

 

Tempo de Leitura: 5 minutos

O significado do Blog evoluiu ao longo do tempo. Inicialmente, surgiu como um meio de entretenimento, como uma forma de diário pessoal de cidadãos comuns onde os usuários compartilhavam seus pensamentos, experiência e rotinas. 

Porém, nos dias de hoje, o blog ganhou uma nova roupagem, sendo adotado por diversas empresas como uma poderosa ferramenta de marketing digital, contribuindo para a visibilidade da marca e crescimento do negócio. Esse fato não ocorreu por acaso, mas foi corroborado pela forma com que os algoritmos dos canais de busca e pesquisa passaram a funcionar.

Então, se você está se perguntando se a sua software house precisa ter um blog, a resposta é COM CERTEZA! Continue com a gente neste artigo e confira os principais benefícios dessa estratégia.  

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04 razões para criar um blog para sua software house

Com o avanço e a popularização do digital, a importância de um blog para uma software house tornou-se ainda mais evidente, sendo fundamental em estratégias de marketing para atrair novos clientes, entregar conteúdos de valor, fortalecer a marca no mundo on-line e, principalmente, alcançar a primeira página dos sites busca. Veja melhor cada uma dessas razões:

1. Atrair novos clientes

Para garantir a continuidade do negócio e perpetuar a marca no mercado, além de investir em ações para fidelizar os clientes atuais, é preciso trabalhar constantemente no fortalecimento da sua marca, sendo um pilar sustentador da atração orgânica de novos possíveis clientes.

Quando se tem um blog, ele atua como um facilitador para a comunicação, estimula a interação com os leitores e promove maior engajamento do público que, por algum fim, pode acabar se interessando pela sua solução.

Você pode usar esse ambiente para compartilhar cases de sucesso, ações institucionais, incentivar campanhas sociais, ambientais e até mesmo ações promocionais. Dessa forma, conseguirá despertar o interesse dos empreendedores leitores, enraizando e favorecendo o interesse por fechar negócio com a sua tecnologia.

2. Entregar conteúdos de valor

Sabe aquelas dúvidas que você já está cansado de responder? Que tal montar um material potente escrito sobre esse assunto e publicá-lo no seu blog?! 

Trata-se de uma excelente estratégia para agregar valor a sua tecnologia, mostrar ao seu público que você tem domínio sobre todas as features que foram desenvolvidas, ajudar o cliente e seu time comercial a resolver seus problemas e ainda otimizar o tempo que seria dispensado em um atendimento individual. 

Além do mais, é possível enriquecer o blog com vídeos, fotos, tutoriais, passo a passo, testes de produtos, guia técnico, documentação do software, possíveis erros e como solucioná-los e muito mais.

Você ainda pode subdividir todos esses conteúdos em categorias de interesse. Por exemplo: se a sua tecnologia atua em vários segmentos, pode criar um ambiente no blog direcionado para cada um deles, com conteúdos específicos, focados para as dores e interesses de cada perfil.

Com essa estratégia, o leitor interessado irá passear por mais artigos da mesma categoria, até sentir-se instruído o suficiente e ganhar confiança a ponto de entrar em contato com seu time para saber mais sobre tudo o que seu software é capaz de resolver.

3. Fortalecer a marca no mundo on-line

Para que a sua software house seja encontrada no mundo on-line, é importante contar com as possibilidades que um blog otimizado por trazer para a fortificação da sua marca de sistemas.

Abuse dessa ferramenta para firmar o seu posicionamento, evidenciar o propósito da sua empresa e mostrar o quanto faz a diferença na rotina dos seus clientes e no desenvolvimento de software no país.

4. Alcançar a primeira página dos sites busca

Estar entre as primeiras posições nas pesquisas on-line é um dos principais objetivos do marketing digital. Para alcançá-lo, deve-se colocar em prática as técnicas SEO para usar o algoritmo a seu favor e conseguir uma boa pontuação no ranqueamento da busca. 

O ideal é desenvolver artigos para o blog usando palavras-chave para que o seu conteúdo mostre-se relevante nas pesquisas e ganhe um espaço na primeira página do Google. 

Com um bom posicionamento, você consegue mais visitantes em sua página, e consequentemente, mais oportunidades de conversões e resultados cada vez melhores. 

O que é o algoritmo?  

Bom, de maneira simplificada, o algoritmo é uma inteligência que atua no processo dos canais de busca, sendo responsável por filtrar e entregar os resultados mais relevantes da pesquisa por meio de decisões lógicas tomadas pela inteligência artificial. 

Existem vários buscadores, tais como o Bing, Yahoo, Ask e o tão famoso e preferido Google. Cada buscador tem sua própria forma de trabalhar o algoritmo, o qual sofre atualizações diariamente para entregar sempre o melhor resultado para o usuário. 

Mas, afinal, o que o blog tem a ver com esse tal de algoritmo? 

Quando um usuário faz uma pesquisa no Google, o algoritmo vai procurar a resposta mais adequada e elencará um ranking, apresentando as páginas de maior relevância. 

Nesse cenário, se o site da sua empresa tiver um blog recheado, a probabilidade do algoritmo encontrar respostas nos vários conteúdos publicados será muito maior. E quanto melhor você souber usar as estratégias de marketing para blogs otimizados, mais bem ranqueado será, mais acessos vai ter e assim conquistará as primeiras posições de busca. 

Para se ter uma noção, estatísticas revelam que o primeiro colocado da busca orgânica recebe cerca 33% de todo o tráfego da pesquisa, sendo esse número reduzido a cada posição, em média de 17% para a segunda e 12% para a terceira.  

Um pouco mais sobre SEO

Dentre várias técnicas que o algoritmo analisa, como presença de links internos, imagens, hierarquia do texto, a principal é o SEO (Search Engine Optimization).

Se você fosse procurar a sua software house no Google, como faria essa pesquisa? Quais termos usaria? Programa, sistema, software, plataforma, aplicativo?

É exatamente disso que se trata o SEO, é preciso saber como o seu cliente vai procurá-lo na internet e viabilizar o encontro. As palavras mais utilizadas nas pesquisas são chamadas de palavras-chave e são essas que precisam ser trabalhadas nos textos do blog. Dessa maneira, você garante que a página da sua empresa seja apresentada como resultado relevante nos buscadores.

Entendeu os motivos pelos quais você realmente precisa de um blog para a sua software house?! 

Se deseja mais conteúdos para melhorar o desempenho da sua empresa, aprimorar o seu sistema ou até aperfeiçoar o seu próprio trabalho como desenvolvedor, conheça o fórum da Casa do Desenvolvedor, troque conhecimento e tire suas dúvidas!

Neste canal você vai encontrar conteúdos, blog, portais de emprego para procurar profissionais e até um ambiente específico para oferecer seus trabalhos, desenvolvedor! Não perca tempo, venha fazer parte dessa comunidade que não para de crescer e fortalecer o desenvolvimento de software no Brasil.

Agora já pode tomar um gole (ou meia xícara hehe) de café e voltar a programar!

Grande abraço!

Laís Luz
Laís Luz
Graduada em Ciência da Informação e apaixonada por tecnologia. Assistente de Marketing da TecnoSpeed.

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