Entenda como a Matriz BCG beneficia a tomada de decisão, tornando-se uma forte aliada para a gestão empresarial.
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A gestão dos negócios vem passando por profundas transformações. Nos últimos anos, e na maioria delas, a própria evolução das tecnologias tem intervindo nas operações, sobretudo na maneira de gerir as empresas.
A saber, a própria competitividade levou muitas empresas a automatizar os seus conceitos para realizarem escolhas mais assertivas e em menos tempo.
Nesse contexto, várias ferramentas são apoiadoras da gestão empresarial moderna e a Matriz BCG é uma delas.
O que é Matriz BCG?
A Matriz BCG atua na mensuração e análise do desempenho de produtos e serviços de uma organização, considerando o grau de aceitação dos consumidores.
Apesar de atual para a gestão empresarial, a Matriz BCG surgiu em 1970. Desde então, alertou os gestores comerciais para avaliar corretamente a relação entre a satisfação dos consumidores e a vida útil de um produto ou serviço.
Categorias da Matriz BCG
Visando classificar as informações a se considerar para a decisão durante o uso da Matriz BCG, usamos categorias que informam o status do produto/serviço. São elas: Estrelas, Pontos de Interrogação e Vacas Leiteiras e Abacaxis (também interpretados como cachorrinho ou animal de estimação).
Vamos explorar mais sobre estas categorias quando formos nos aprofundar no funcionamento desta ferramenta.
Como funciona a Matriz BCG
A princípio, a Matriz BCG se divide em dois blocos. Um deles é relativo à taxa de crescimento e o outro relaciona-se com a participação de um produto ou serviço no mercado.
Estes blocos possuem duas divisões, nas quais são colocados os grupos de produtos, seguindo as categorias:
Vacas Leiteiras
Este bloco refere-se aos produtos que geram muitos lucros e não necessitam de muitos investimentos organizacionais. Em geral, são produtos consolidados e de alta qualidade.
Estrelas
Representam produtos e serviços que geram lucros através das estratégias da equipe de marketing e ações comerciais. Então, caso este produto apresente boa performance, ele será promovido a uma “Vaca Leiteira”.
Pontos de Interrogação
Este grupo da Matriz BCG refere-se a produtos com certo grau de incerteza sobre seu sucesso. Podem representar serviços recém-lançados, os quais ainda não se tem informações suficiente sobre a sua trajetória. Desta forma, é adequado esperar a resposta do mercado para logo após definir uma mudança de bloco.
Abacaxis ou cachorrinhos
Este bloco representa produtos de vendagem ruim e baixa performance de mercado, são itens que não geram empatia do seu público alvo. Nestas situações é necessário avaliar a sua viabilidade e definir se vale apenas continuar com os investimentos neles. Nestas ocasiões deve-se traçar planos de ação rápidos para minimizar os prejuízos.
Por fim, no momento em quem se tem a posse deste conjunto de informações, é possível entender em que ponto está a vida útil de um produto e tratar as melhores estratégias gerenciais.
Vantagens e Desvantagens da Matriz BCG
Para o sucesso da organização é necessário que o seu planejamento empresarial seja realizado de forma cautelosa e inspirado em dados sólidos e precisos. Neste sentido, a Matriz BCG pode realmente ajudar, contudo, é importante realizar um estudo sobre a sua viabilidade e entender seus pontos fortes e fracos:
Vantagens:
Conhecimento da vida útil de um produto - Com base nos dados desta ferramenta é possível entender em que pé está a vida útil de um determinado serviço ou produto, permitindo traçar planos e estratégias sobre o futuro daquele item;
Eliminação de abacaxis - Com esta matriz a gestão empresarial se torna muito mais simples, minimizando os riscos de prejuízos com investimentos incorretos em produtos de baixa aceitação do mercado.
Melhoria da satisfação dos clientes - Entendendo quem são as suas estrelas, é possível usar ações eficientes, para torná-las Vacas Leiteiras.
Desvantagens
Visão parcial - Ao contrário do que muitos pensam, relacionar o sucesso de um produto ou serviço a sua participação no mercado não está totalmente correto, é necessário entender o contexto utilizando ferramentas paralelas como a análise SWOT, para ter parâmetros mais abrangentes.
Além disso, o elaborador de uma matriz como esta precisa ter um conhecimento aprofundado sobre a empresa e os seus serviços, caso contrário esta análise estará incorreta.
Como fazer a Matriz BCG na prática?
Segue aqui um pequeno resumo de como colocar em prática a elaboração de uma Matriz BCG.
Liste seus produtos e serviços
Esse é o passo básico que prepara os dados para a análise da Matriz BCG. Prepare uma lista com todos os produtos e serviços da sua organização;
Catalogue os seus produtos
Agora que você tem uma lista com os seus itens, é o momento de reunir em um único local todas as informações possíveis sobre eles. Por exemplo, fluxo de vendas dos últimos anos, estoque atual, estudo de viabilidade, etc.;
Classifique os produtos
Agora deve-se considerar a participação do produto no mercado, analisando o seu crescimento e também verificar o quanto aquele item vende se comparado aos concorrentes.
Estude a perspectiva de crescimento
Nesta etapa é o momento de analisar o potencial de crescimento de um produto com base nos dados das etapas anteriores e categorizá-los em uma tabela, do mesmo modo como os elementos da Matriz BCG que já vimos.
Faça as contas
Agora que sua planilha está pronta, é importante calcular a porcentagem de produtos em cada quadrante. Desta maneira é possível ter uma visão melhor sobre os produtos e principalmente sobre sua aceitação pelo público.
Ciclo de Vida do Produto e a Matriz BCG
A Matriz BCG é uma forte aliada para determinar em que fase do ciclo de vida um produto está. Em síntese, através dos históricos e dos gráficos é possível detectar inclusive a ascensão, ou a decadência das vendas e da popularidade de um item, elementos essenciais para gestão empresarial.
Como analisar a Matriz BCG?
É muito importante manter um histórico a respeito dos serviços e produtos na Matriz BCG, assim, é possível acompanhar as estatísticas e tomar decisões sobre como agir ao nível comercial e de marketing sobre determinado item.
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Por fim, devido à necessidade de adequar a gestão empresarial para simplificar a tomada de decisão e tornar os negócios mais competitivos, é natural que várias soluções, como a Matriz BCG, sejam incorporadas ao dia a dia dos líderes e coordenadores das corporações.
Nesse sentido, é preciso compreender melhor como a Matriz BCG é uma ferramenta importante para gestores de vários nichos de negócios e como aplicá-la na prática.
1 Comment
Excelente explicação sobre a matriz BCG!
Muitas empresas se atentam somente a lucratividade de seus produtos ou das Unidades Estratégicas de Negócios e acabam se esquecendo que muitas vezes temos que ter produtos não lucrativos em nosso portfólio a fim de atrair e trazer os clientes para a nossa carteira.