IDE: Você sabe o que é uma IDE e como funciona?

IDE: Você sabe o que é uma IDE e como funciona?

A evolução no desenvolvimento de softwares é evidente e a IDE faz parte desta história. Continue conosco para saber mais!

Tempo de Leitura: 5 minutos

Já parou para pensar no quanto mudamos? Os avanços tecnológicos são protagonistas nesta evolução, agindo como um catalisador do desenvolvimento humano. É possível afirmar que a modernização dos processos de desenvolvimento de software são pontos vitais para estas transformações e a IDE integra este contexto.

Nesse contexto, a programação de sistemas sofreu grandes transformações, primordialmente na última década, elevando as soluções criadas e a própria complexidade computacional. Como resultado, temos novos conceitos como AI (Inteligência Artificial) que promove melhor interação e aprendizado das máquinas por meio do Machine Learning.

Aliás, o Big Data é outro tema que surgiu da crescente necessidade da análise de grandes volumes de dados. Estes carregam informações valiosas como acessos de um usuário na internet e transações financeiras.

Além disso, a própria carreira de desenvolvedor ganhou outro patamar, sobretudo com o suporte de tecnologias dinâmicas e eficientes. Isso tornou os profissionais super concorridos no mercado de desenvolvimento. Esse progresso foi alcançado em virtude de aparatos que tornassem a programação algo mais fluído e prático, o que é exatamente o conceito da IDE. 

Vamos entender melhor como ela vem moldando e modernizando o universo do desenvolvimento.

Conheça nosso manifesto

O que é uma IDE?

A IDE ou (Ambiente de Desenvolvimento Integrado) é um sistema que visa facilitar e agilizar o processo de programação.

Este Ambiente de Desenvolvimento Integrado consiste em um programa voltado para a escrita de outros softwares, com vários suportes a sintaxe de uma linguagem de programação, além da possibilidade de compilar e testar a solução antes da sua entrega.

Dessa forma, as IDEs vêm ganhando cada vez mais adeptos pela sua proposta de descomplicar a programação de novos softwares e aplicativos, seus 3 pilares são:

Editor de código-fonte: fornece vários recursos interessantes para o programador, como o recurso de autocompletar e da revisão da sintaxe da linguagem utilizada.

Compilador: é a capacidade de um Ambiente de Desenvolvimento Integrado compilar o código de um software criando um executável. Por conseguinte, a aplicação criada pode ser executada em outras máquinas, fora da IDE.

Debugger: um Ambiente de Desenvolvimento Integrado completo precisa contar com um debugger, auxiliando na identificação da linha código com erros e ajudando na correção.

Breve história sobre IDE

Para os desenvolvedores atuais, pensar em programação sem um Ambiente de Desenvolvimento Integrado é praticamente pedir para um usuário utilizar uma antiga máquina de escrever ao invés de um computador.

Pois sem a utilização de uma IDE, o programador precisava escrever todo o programa em um editor de texto comum, copiar o código para um compilador, anotar os erros e voltar para o editor de texto. Isso faz com que o trabalho seja demasiado lento se comparado ao desenvolvimento de uma aplicação em IDE.

Essa história mudou em 1983, ano em que a Borland, empresa sediada na Dinamarca, lançou seu editor de código e compilador voltado para a linguagem Pascal, seu nome era Turbo Pascal.

Aquele foi o pontapé inicial que fez o mundo da tecnologia abrir os olhos de como a programação poderia ser mais prática e dinâmica, com o uso de ferramentas apropriadas.

Depois disso, gigantes como a Microsoft também criaram o seu Ambiente de Desenvolvimento Integrado para comportarem as suas linguagens de programação C e C#.

Atualmente as IDEs são uma tendência e a cada linguagem de programação nova, novas destas tecnologias surgem para auxiliar o trabalho no desenvolvimento de software.

Características de um IDE

Como já explicamos, um Ambiente de Desenvolvimento Integrado é uma aplicação cujo objetivo é facilitar e dinamizar o trabalho de um programador. Assim, devido ao uso bastante específico, ela deve conter três conceitos-base, sendo: facilitar a escrita do código em uma linguagem de programação; compilar o código para facilitar a propagação da aplicação e fornecer suporte para a identificação e correção de bugs.

Diferenças entre IDE, editor de código e editor de textos

Para melhor entendimento, veja agora a diferença dos conceitos citados:

A IDE refere-se a uma aplicação voltada para a criação de programas com suporte a escrita de códigos em determinadas linguagens. Um Ambiente de Desenvolvimento Integrado também conta com um compilador e um debugger, para auxiliar na correção de erros no código.

O editor de código, por sua vez, é mais restrito a escrita do código, fornecendo dicas e recursos de autocompletar apenas;

Por fim, o editor de textos, diferente dos conceitos acima, não é uma aplicação voltada para a programação, não possui suporte nem auxilia na escrita de softwares. Ainda é possível escrever códigos em editores de textos convencionais, mas a prática vem sendo abandonada gradativamente devido à facilidade das IDEs.

Quais os tipos de IDE?

As IDEs dividem-se em três categorias, são elas:

IDEs Multilinguagens

Esta categoria compreende a um Ambiente de Desenvolvimento Integrado utilizado para criar aplicativos em mais de uma linguagem de programação.

IDE de Desenvolvimento Móvel 

Como o próprio nome diz, são aplicações específicas para desenvolvimento mobile, só para ilustrar, o Android Studio, desenvolvida pelo Google é um ótimo exemplo. 

IDE com tecnologia em Nuvem 

Esse tipo de IDE é bem versátil, dispensando a necessidade de baixar e instalar arquivos. Elas utilizam o navegador como interface, sendo acessadas em qualquer lugar do mundo.

IDEs mais conhecidas

Existem muitas IDEs no mercado, contudo, como qualquer solução, existem aquelas que se destacam, dentre elas:

Eclipse: IDE gratuita, de código aberto, criada em 2001 pela IBM, ela é multilinguagem tendo suporte para Javascript, PHP, dentre várias outras.

Android Studio IDE: plataforma de desenvolvimento criada pela Google, muito utilizada devido à popularidade das aplicações mobile. 

Visual Studio IDE: ambiente desenvolvido pela Microsoft, é utilizado por desenvolvedores das linguagens da Microsoft.

Vantagens e Desvantagens de usar uma IDE

Como toda aplicação, utilizar uma IDE apresenta qualidades e defeitos, no entanto, tudo depende da necessidade do desenvolvedor. 

Em resumo, dentre as principais vantagens estão: proporciona agilidade no processo de escrita de um código; facilita a disseminação do programa através do arquivo criado pela compilação; minimiza os retrabalhos, ajudando a encontrar erros de sintaxe.

Por outro lado, apresenta desvantagens como: necessidade de baixar arquivos e instalar os IDES; o peso de algumas aplicações pode exigir um hardware específico; algumas IDEs são pagas, sendo necessário investimento financeiro por parte do desenvolvedor.

Então, como escolher a melhor IDE para desenvolvimento?

A princípio, devido à variedade de ambientes, é necessário compreender o assunto e verificar se a IDE escolhida tem suporte para linguagem que se pretende usar. Uma boa dica é procurar outros desenvolvedores em fóruns para saber as suas impressões sobre as aplicações.

Vamos conversar mais sobre desenvolvimento? Faça parte da nossa comunidade clicando no botão abaixo:

Agora você já sabe que as IDEs são elementos essenciais para a programação moderna, uma vez que é por elas que o mundo do desenvolvimento vem crescendo cada vez mais. Então, estude o Ambiente de Desenvolvimento Integrado que mais se adapta às suas necessidades, assim as aplicações serão escritas de forma muito mais rápida e dinâmica.

Casa do Desenvolvedor
Casa do Desenvolvedor
Somos a Casa do Desenvolvedor, uma comunidade que tem como propósito, fortalecer o desenvolvimento de software no Brasil. Faça parte você também dessa comunidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo