Administrar um negócio de sucesso hoje significa estar na mesma página que seus clientes. Quanto mais rápido você conseguir isso, mais cedo descobrirá que está no caminho certo e superando a concorrência.
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Como explicado em artigos anteriores, a experiência do usuário, ou UX, engloba todas as interações que o usuário tem com sua empresa e seu produto, aplicativo ou site, sendo crucial para todas as interações com a marca, do produto em si, ao marketing, as mídias sociais e relacionamento, impactando diretamente na atração, conversão e retenção.
Segundo pesquisas da Forrester e do Salesforce, sites com uma boa experiência de usuário, podem ter taxas de conversão de visitas em leads, 400% maiores e 84% dos clientes dizem que a experiência do usuário é tão importante quanto os produtos e serviços oferecidos!
Assim, o foco do UX está nas interações e como elas aumentam ou diminuem o atrito da experiência do usuário com seu produto/serviço e a sua marca.
E para entender o que o usuário quer, precisa e sente, existe o UX Research ou Pesquisa em UX. Vamos entender o que significa e sua importância para o sucesso da sua empresa!
O que é UX Research?
Vou começar com a citação (em tradução livre) de Paul Boag - cofundador da Headscape:
“Para ser um grande designer, você precisa olhar um pouco mais a fundo como as pessoas pensam e agem.”
O UX Research (Pesquisa de UX), significa a investigação sistemática de seus usuários para saber o que seus usuários precisam e desejam, com objetivo de melhorar a experiência com um produto/serviço.
Durante uma pesquisa de UX, um especialista terá insights para entender a necessidade dos usuários e identificará como um produto, serviço ou software poderá atender essas necessidades.
Mas não apenas isso, o UX Research ajuda também a:
- Identificar o usuário, incluindo dados demográficos; (Personas)
- Articular o problema, entendendo as necessidades, desejos e sentimentos do usuário;
- Identificar o tamanho do mercado-alvo;
- Identificar a concorrência;
- Provar ou refutar suposições e ideias antes e durante o desenvolvimento do projeto.
Então o UX Research nos ajuda a entender melhor:
- Usuários-alvo
- Ambiente/ Contexto mais amplo
- Modelos mentais
- Terminologias e Conceitos-chave
- Metas do usuário
- Pontos de dor do usuário
- Usabilidade
- Primeiras impressões
- Avaliação do fluxo de trabalho de design
- Jornada da experiência
- Acessibilidade
- Produtividade / Eficiência
Já deu para perceber que o UX Reseach tem um impacto enorme nos negócios, não é mesmo? É por isso que grandes empresas estão investindo mais tempo e dinheiro na contratação de profissionais da área de experiência.
De acordo com o relatório da UserTesting, 81% dos CEOs disseram que a pesquisa com usuários tornaram sua empresa mais eficiente e 86% acreditam que a pesquisa com usuários melhora a qualidade de seus produtos e serviços.
Por que é tão importante realizar UX Research?
Em Just Enough Research, Erika Hall, cofundadora do Mule Design Studio, explica que conduzir pesquisas com usuários é uma investigação sistemática e pode ser dividida em três partes: pensar em uma pergunta, coletar evidências e considerar o que isso significa.
Assim, o UX Research envolve um questionamento contínuo e coleta de evidências, sendo um processo pelo qual descobertas e insights do estudo de pessoas são usados para criar experiências intuitivas e centradas no ser humano.
Quando a pesquisa de UX é feita corretamente já no começo, elimina-se todas as suposições do design e desenvolvimento do produto, economiza tempo e dinheiro da sua organização, evita que você invista dinheiro em um possível fracasso e garante que você esteja projetando um produto que impressionará seu público.
Vamos conferir agora as 5 etapas para realizar uma pesquisa de ux.
Cinco etapas para conduzir um UX Research
Independente do método de ux research que você escolher (vou falar sobre logo mais), existem cinco etapas básicas que toda pesquisa deve seguir:
Objetivos - O que precisamos fazer?
Determine o que você precisa saber sobre seus usuários e suas necessidades para informar sua tomada de decisão.
Hipóteses - Qual é a nossa suposição?
O que você acha que já sabe sobre seus usuários? Cada hipótese é uma suposição testável sobre comportamentos do usuário e soluções potenciais para atender às necessidades do usuário.
Métodos - Quais são os métodos serão usados?
Com base em seu prazo, tipo de projeto e tamanho de sua equipe de pesquisa, quais métodos de pesquisa serão utilizados?
Condução - Inicie sua pesquisa de UX.
Usando o(s) método(s) de pesquisa selecionado(s), comece a coletar dados sobre seus usuários, suas preferências e necessidades.
Síntese - Organize e analise os resultados.
Analise os dados coletados para preencher suas lacunas de conhecimento, comprovando ou refutando cada hipótese e crie um plano para melhorar seu produto com base no feedback do usuário.
Quais técnicas um UX Researcher usa?
Existem muitos métodos diferentes para realizar a pesquisa de UX, dependendo do estágio de design de UX em que o projeto está, confira as mais utilizadas:
Entrevistas
Um UX Researcher utilizará entrevistas para aprender mais sobre as necessidades, valores e atitudes do usuário. Fazer perguntas diretas e obter respostas claras é uma técnica de pesquisa confiável que fornecerá informações super valiosas.
Consultas/Entrevistas Contextuais
Se um UX Researcher ficar em dúvida após uma entrevista, ele pode realizar uma pesquisa/entrevista contextual. É aqui que a observação entra em ação, pois os pesquisadores observam como os usuários interagem com produtos, equipamentos e interfaces em seu ambiente. Isso ajuda os pesquisadores a entender mais sobre os problemas do usuário, preferências, desejos, etc. ao utilizar o produto.
Teste de Usabilidade
Este é o momento em que o UX Researcher avalia um produto testando-o com um conjunto representativo de usuários. Esses participantes completarão as tarefas, e o pesquisador observará e tomará notas. Isso ajuda muito na identificação de problemas antes de executar qualquer outra etapa de desenvolvimento.
Boas práticas para realizar um UX Research
O UX Research foi projetado para ser centrado no usuário para fornecer à equipe uma compreensão real e precisa do usuário para o qual está projetando.
É extremamente necessário se colocar no lugar do usuário e descobrir, qual problema ou problemas eles resolverão para esse usuário.
Para aproveitar ao máximo a pesquisa de UX, siga algumas boas práticas:
Crie empatia
Conheça verdadeiramente os usuários, sua mentalidade, sua crença e suas necessidades. Nesta fase, tente reduzir o preconceito sobre o que você acha que sabe e concentre-se apenas no usuário, sem nenhum objetivo ou resultado específico em mente.
Esteja aberto
Evite chegar à mesa com suposições preconcebidas sobre o usuário, o problema ou a solução que deseja construir ou até sobre o que a maioria dos usuários está fazendo ou pensando.
Considere que as oportunidades podem estar presentes na minoria de usuários que podem oferecer percepções importantes para novos produtos ou recursos. Esteja aberto a ser provado errado durante o estágio de pesquisa.
Pesquisas e mais pesquisas
Embora qualquer pesquisa seja melhor que nenhuma pesquisa, o maior valor vem da pesquisa em todas as etapas do UX Design, para garantir que você esteja desenvolvendo o produto certo e corretamente.
Pequenos testes também podem ser válidos
Nem todo método de pesquisa requer dados quantitativos. Considere que muitos métodos qualitativos dão feedback suficiente sobre recursos e melhorias com apenas um punhado de usuários.
Dados → Informações
Não importa quanta pesquisa já tenha sido feita e quantos dados já estejam acumulados, esses dados devem ser traduzidos da compreensão dos usuários para informações significativas e acionáveis, traduzindo as necessidades do usuário para a linguagem técnica que os desenvolvedores e a equipe do produto entendam.
Conclusão
Então, para finalizarmos, neste breve artigo, você pode perceber que o UX Research é responsável por descobrir as necessidades e comportamentos do usuário e ajudar a transformar os dados em informações valiosas para o processo de UX Design em todos os estágios do desenvolvimento.
São vários benefícios de se investir em UX Research, como descobrir os pontos problemáticos do produto, aumentando as chances de sucesso do mesmo, além de reduzir gastos de retrabalho, por exemplo, e garante uma experiência completa para seu usuário e cliente.
Quer entender mais sobre a importância da experiência do usuário para sua empresa? Acesse demais conteúdos da nossa categoria “experiência” aqui do blog, clicando no botão abaixo:
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