A experiência do usuário e a inteligência artificial estão muito entrelaçadas no mundo atual. Vamos entender (pelo menos tentar!) como essa união pode funcionar e os cuidados a serem tomados.
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A experiência do usuário e a inteligência artificial impactam mutualmente, algumas pessoas até pensam que a IA irá substituir a necessidade do UX conduzido por humanos.
Porém, a realidade é que isso dificilmente acontecerá, o que tende a acontecer é como os humanos abordam o UX, onde os profissionais de ux devem aprender a como usar a AI a ser favor, como uma ferramenta de design e desenvolvimento.
Já fazem alguns anos que vemos como os algoritmos inteligentes vem impulsionando uma melhor personalização e tem também, mudado a forma como nós, humanos, interagimos com as interfaces. É isso que vemos na Netflix, Google, Amazon e entre várias outras empresas.
Vejamos neste artigo, então, alguns impactos da IA nas experiências do usuário, como ela pode ajudar e como ela pode afetar os trabalhos dos profissionais de UX.
Primeiramente, O que é UX e IA?
O UX (experiência do usuário), como já descrito neste artigo, é a relação entre o produto e a pessoa que o usa e está em todo lugar, como no layout de um supermercado, a ergonomia de um veículo, a usabilidade de um aplicativo/site/sistema.
Já a inteligência artificial (IA), é a simulação de processos de inteligência humana por máquinas, especialmente sistemas computacionais e sua programação se concentra em três habilidades cognitivas: aprendizado, raciocínio e autocorreção.
Quais são as vantagens e desvantagens da inteligência artificial?
A IA têm mostrado sua importância porque pode fornecer às empresas, dados e informações das quais talvez fossem demoradas demais para se analisar, já que o IA pode executar tarefas repetitivas e detalhadas, como analisar inúmeros documentos e relatórios de forma muito mais rápida.
Antes da atual onda de IA seria difícil imaginar o uso de software de computador para conectar passageiros a táxis, mas hoje o Uber se tornou uma das maiores empresas do mundo fazendo exatamente isso.
Ele utiliza algoritmos sofisticados de aprendizado de máquina para prever quando é provável que as pessoas precisem de caronas em determinadas áreas, ajudando a colocar os motoristas na estrada de forma proativa antes que eles sejam necessários.
As maiores e mais bem-sucedidas empresas de hoje usaram a IA para melhorar suas operações e obter vantagem sobre seus concorrentes.
No artigo de Devashree Madhugiri, sobre as vantagens e desvantagens do IA, ela listou os prós e contras e reproduzirei aqui para vocês:
PRÓS | CONTRAS |
---|---|
A IA é altamente precisa e seu uso reduz o erro humano. |
A IA aumenta a dependência humana de máquinas, o que pode levar à preguiça. |
A IA permite automatizar tarefas repetitivas em diferentes setores. |
A implementação da IA exige que as empresas invistam em infraestrutura avançada e treinem os funcionários, tornando a IA cara. |
A IA pode lidar e processar facilmente o Big Data. |
A implementação da IA provavelmente pode causar um aumento no desemprego, pois os sistemas de IA podem executar o trabalho de vários trabalhadores humanos simultaneamente. |
A IA pode obter insights mais rapidamente dos dados processados, o que permite uma tomada de decisão mais rápida - 24/7. |
A IA usa um conjunto de algoritmos para previsões que tornam os sistemas de IA práticos. Mas são menos criativos e inovadores em situações desafiadoras. |
Os assistentes digitais com tecnologia de IA podem interagir facilmente com os clientes e reduzir a carga de trabalho da equipe de atendimento, resolvendo as dúvidas por meio de chats, por exemplo. |
A IA não consegue entender as emoções, as quais são um aspecto fundamental em marketing e vendas. |
A IA ajuda a atenuar os riscos, pois os sistemas de IA podem ser implantados em ambientes perigosos para humanos. |
É difícil implementar ética em sistemas de IA. |
A IA pode descobrir tendências e padrões de um determinado conjunto de dados mais rapidamente do que os humanos, o que a torna adequada para a tomada de decisões. |
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Os sistemas de IA podem ajudar as organizações a projetar e melhorar processos, bem como fluxos de trabalho. |
O papel da IA no UX.
Vamos recapitular as responsabilidades do UX e do UI designers.
Dos primeiros, as responsabilidades são analisar elementos importantes do produto, criar esquemas e protótipos de produtos, conduzir testes com usuários, entender o usuário e muito mais. O principal objetivo de um designer de UX é tornar um produto ou serviço conveniente, agradável e acessível ao usuário final.
Já do segundo, envolve a criação da aparência e da funcionalidade da interface. Os designers de interface do usuário se esforçam para tornar o design claro, acessível e inclusivo, ajudando o usuário a navegar na interface.
Os designers de interface do usuário também são responsáveis por escolher a paleta de cores, fontes, layout e outros elementos corretos.
Assim, o trabalho de um designer de UX/UI requer criatividade e flexibilidade em muitas tarefas e existem certas tarefas nas quais a IA pode ajudar os designers:
- Automatizar trabalhos manuais demorados (ex. redimensionamento de imagem);
- Segmentar públicos e fornecer o produto certo com uma interface;
- Fornecer informações sobre quais elementos os usuários mais interagem e quais requerem mais atenção;
- Fornecer consistência de sistema entre usuários e produtos usando ferramentas de wireframing e prototipagem.
A interação entre IA e designers leva ao aumento da produtividade e eficiência, bem como ao aumento da satisfação do cliente, afetando a fidelidade à marca.
Potenciando processos de UX por meio de inteligência artificial.
Bom, já deu para ter uma ideia de como a IA pode ajudar sim o UX/UI, certo?
Mas vamos focar na experiência do usuário, vejamos como a IA pode potencializar os processos de UX.
Análise de dados
A inteligência artificial pode, como já falado anteriormente, analisar grandes quantidades de dados para determinar padrões e fornecer resultados significativos de pesquisa de UX.
Então, por exemplo, uma inteligência artificial pode gerar questionários para coletar dados dos usuários e, em seguida, usar esses dados para análise de dados qualitativos.
Wireframing
Mesmo com poucos dados, a inteligência artificial pode desenvolver wireframes a partir de um fluxograma. Depois que uma inteligência artificial entende o contexto e o fluxo, ela pode facilmente gerá-los de forma completa para um aplicativo inteiro. Assim, o UX designer precisaria apenas personalizar ou editar estes wireframes para atender aos requisitos específicos do produto.
Teste A/B
A IA pode gerar inúmeras variantes de uma solução de ux para testes A/B ou multivariados e, em seguida, determinar qual solução tem o melhor desempenho.
Como a Inteligência Artificial pode ajudar os UX designers?
Além de ajudar nos processos citados acima, existem outros pontos importantes que a AI pode ajudar, tais como:
Tomada de decisões
Os ux designers podem se beneficiar da capacidade da inteligência artificial de apresentar opções e facilitar a tomada rápida de decisões. As previsões do aprendizado de máquina são baseadas em dados anteriores para simplificar o processo de tomada de decisão e economizar tempo.
Relação entre humanos e AI
Assistentes de voz como Siri e Alexa são exemplos perfeitos de ligação Humano-IA. Já que após obter e analisar grandes quantidades de dados dos usuários, uma inteligência artificial pode prever com segurança o comportamento humano, ajudando no desenvolvimento da ligação Humano-IA.
Assim, os ux designers podem aproveitar essa relação, para melhorar a experiência do usuário, durante todo o processo de desenvolvimento de aplicativos.
Análise de dados eficiente
Com a IA, como falado acima, os designers podem rastrear muitas métricas críticas de UX, como:
- Páginas visitadas;
- Tempo de sessão;
- Produtos visualizados;
- Taxas de rejeição;
- Sair das páginas.
A coleta de uma grande quantidade de dados e a análise rápida dos mesmos, permite que os designers criem um design centrado no usuário (UCD). Imagine como os produtos projetados e desenvolvidos, após essa análise, podem ser muito mais relevantes para seus usuários!
Entregando valor aos usuários
Um software baseado em IA adapta seus recursos a cada usuário. Os desenvolvedores podem programar uma inteligência artificial para oferecer a melhor experiência de usuário e ótimos resultados.
Lembrando que um produto que oferece valor máximo para seus clientes e usuários resulta em um negócio lucrativo.
Tá, mas a IA poderia substituir os profissionais de UX?
O objetivo final da inteligência artificial é aumentar a produtividade e a eficácia humana, oferecendo sugestões e recomendações às pessoas. Ao introduzir a IA no processo de design, os profissionais de UX podem entender melhor as necessidades de seus clientes. A IA também economizará tempo e esforço, auxiliando no desenvolvimento e gerenciamento de serviços ao cliente.
Embora tenha o potencial de aprender com a experiência humana, ainda carece de raciocínio crítico. Seria um desperdício para a IA tentar resolver questões complexas de design que os designers podem resolver prontamente ou tentar entender a psicologia e as emoções humanas.
Portanto, na minha opinião, os UX designer não serão substituídos por IA. No entanto, a sofisticação crescente da IA indica que a função do UX designer pode mudar no futuro.
Mas hoje em dia, profissionais podem se sentem confortáveis usando IA para ajudar no trabalho tedioso e repetitivo, já que o que parece lógico para o sistema pode não melhorar a experiência do usuário.
Agora, se a AI chegar ao ponto em que pode resolver problemas criativamente, entender a psicologia e experiência humana e desenvolver ideias novas e inovadoras, então acredito ser melhor nos preocuparmos mais com a sobrevivência da humanidade do que com a sobrevivência das descrições de trabalho.😅
Futuro do UX com AI.
Bom, com certeza a inteligência artificial tem um futuro brilhante. Desbloquear todo o potencial da AI pode apresentar oportunidades ilimitadas para as empresas que utilizam a utilizam, para aprimorar a experiência do usuário do produto e o processo de UX.
Pode ajudar os profissionais de UX, a realizar o sonho de deixar de projetar produtos genéricos para toda uma base de clientes para, então, personalizar a experiência do usuário para CADA cliente ou usuário!
E aí, o que você acha da união entre UX e AI?
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