Tráfego orgânico é uma das melhores estratégias para ganhar espaço, visibilidade de marca e conquistar novos clientes pelo mundo digital. Acompanhe esse artigo para entender desde o básico sobre este conceito.
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A presença das empresas na web é algo essencial para a sua competitividade, contudo, um dos grandes pontos de atenção para os negócios deve ser de que maneira você irá começar, e o tráfego orgânico é uma possibilidade bastante assertiva, vem comigo entender o porquê.
Nas últimas décadas a internet vem se tornando um elemento cada vez mais presente nas vidas dos usuários, afetando a cultura e os hábitos da humanidade. Não nos damos conta, mas acessamos a web todos os dias, e muitas vezes esta navegação é motivada tanto pelo lazer, quanto por pesquisas, conhecimento e também para encontrar serviços e produtos.
Quando navegamos na internet em busca de algo, estamos falando de acessos orgânicos e essas informações são disponibilizadas por meio do tráfego orgânico.
A tecnologia também está incorporada a vários elementos do nosso cotidiano, seja, para nos atualizarmos com notícias, para fazer transações bancárias, jogarmos alguns jogos bem legais, realizar compras, buscar por formas de relacionamento, e as evoluções tecnológicas vêm incorporando a cada dia mais dispositivos e possibilidades para os usuários nesse contexto.
Os próprios objetos hoje já acessam e atuam dentro da rede - e não estamos falando das Smart TVs, dispositivos como geladeiras, máquinas de lavar, ar condicionado e outros, mas estamos falando dos elementos “coisas” que possuem conexão eletrônica-digital, o que conhecemos como IoT - Internet das Coisas, uma nova era da informática.
Esta revolução vem transformando as nossas interações no trabalho e em casa, nos levando cada vez mais para a utilização de soluções na web, o que sem dúvida dinamiza os processos das empresas e também das nossas atividades em casa.
Neste contexto de ascensão, os negócios dos mais variados nichos perceberam que a presença na web é algo realmente relevante para a sua prosperidade e os investimentos em ferramentas e ações de marketing na grande rede web fazem parte das estratégias para aparecer e vender mais.
Novas tecnologias e profissões, como o gestor de tráfego, emergiram deste cenário em que a presença digital deixou de ser uma opção para a continuidade dos negócios de várias empresas, tornando-se algo essencial, e assuntos como o tráfego orgânico e tráfego pago ganharam muito mais relevância.
O que significa tráfego na internet?
Resumidamente, o tráfego na rede é o caminho que um internauta faz durante a sua navegação. São suas pesquisas, os sites que ele visita e as redes sociais que ele interage.
O tráfego na internet leva em consideração vários elementos, dentre eles, as páginas visitadas, o tempo que os usuários passam em cada uma delas, os botões que ele clica, entre outras ações.
Pensando bem, entender o tráfego de um usuário é essencial para medir o grau de assertividade nas estratégias de criação de um blog, por exemplo, ou de um perfil em uma rede social.
O estudo deste dados de um internauta são de grande importância pois nos fazem conhecer o perfil de cada usuário que acessa a rede e os seus hábitos. Estes dados são importantes para entender a audiência e personalizar as ações de marketing digital.
Este entendimento de tráfego na internet direciona a criação de páginas e perfis, além de dar um norte para as interações com o público, uma vez que o público-alvo de uma marca deixou de ser passivo e tornou-se um agente ativo das ações de publicidade eletrônicas, já que ele mesmo pode buscar pelo que deseja via web.
É importante perceber as tendências do mercado, para saber como despertar a curiosidade dos usuários e retê-los em seu site. Para atrair possíveis leads para um determinado site existem algumas técnicas, que se resumem em criar tráfego orgânico ou geração de tráfego pago.
O que é tráfego orgânico?
O tráfego orgânico é aquele que não requer um investimento financeiro direto, ele necessita do uso de várias técnicas de SEO (Search Engine Optimization), ou Otimização para sites de busca.
É como se esse trabalho gerasse um tráfego espontâneo através da relevância dos conteúdos abrigados nos sites, blogs e perfis de redes sociais.
Através de métricas próprias, os mecanismos de busca ranqueiam uma página conforme julgam a sua relevância para determinada palavra-chave. Neste caso, quanto mais relevante para o algoritmo for um determinado site ou domínio, mais próximo aos primeiros resultados da busca ele estará.
O tráfego orgânico é fruto de muito trabalho de pesquisa para conhecimento do público-alvo de uma marca. Já existem profissionais específicos para criar páginas, ou gerenciar perfis relevantes para os mecanismos de busca, dentre eles, podemos citar: film makers, web designers, copywriters, etc.
Gerar tráfego orgânico é muito importante e é um processo demorado, que vai criando aos poucos uma identidade digital para um negócio, demonstrando a sua cultura e os seus princípios para aos poucos alcançar os seus resultados e o seu espaço na web.
Qual a diferença do tráfego pago?
Bom, por outro lado, o tráfego pago é a estratégia que utiliza recursos financeiros para impulsionar, aparecer em ferramentas de busca nos primeiros resultados.
Quando fazemos uma consulta qualquer sobre determinado assunto e uma página é exibida no topo dos resultados com o termo “anúncio”, isto indica que aquela empresa pagou para ser um dos primeiros resultados, o mesmo acontece quando estamos em uma rede social e, do nada, somos atingidos por um conteúdo com o termo “patrocinado”, estes são exemplos clássicos de ações que geram tráfego pago.
Através dessa explicação fica fácil de entender como é realizado o tráfego pago e como as marcas podem se beneficiar desta técnica.
Além de exigir um investimento financeiro das empresas, o tráfego pago pode dar resultados mais rápidos, na mesma proporção dos investimentos e dos cuidados com a segmentação das campanhas.
Cada plataforma possui seus próprios painéis para geração de tráfego pagos, eles são conhecidos como ADS, como exemplo temos: Google Ads, Facebook Ads, Linkedin Ads e assim por diante.
Em cada um destes painéis é repleto de opções para configurar campanhas pagas e segmentá-las da melhor forma para atingir o maior público possível.
Existem outras maneiras de tráfego?
Sim, apesar do tráfego orgânico e do tráfego pago serem os mais conhecidos, existem outros tipos de caminhos a serem seguidos pelos internautas que não se adequam a esse dois modelos mais conhecidos. Vamos conhecer melhor cada um deles:
Tráfego de referência
Este tipo de movimentação do cliente é muito comum de ser executada quando ele está prestes a realizar uma compra, neste momento é muito comum fazer pesquisas para certificar-se de estar fazendo a escolha certa.
Neste momento, a opinião de um amigo ou familiar é muito importante, pois eles provavelmente são imparciais e realmente tem interesse em ajudar você na decisão de compra.
Este tipo de indicação também ocorre na internet, quando seguimos um influencer que gostamos e confiamos nele. Através da sua opinião sincera sobre determinado produto, eles oferecem o caminho em forma de link para acessar aquele item, isto configura o tráfego de referência.
Tráfego de e-mail marketing
Este tipo de trajetória é proveniente de links vindos de e-mail marketing, não é um trabalho muito fácil e exige um trabalho cauteloso, já que o e-mail é um contato de puro relacionamento. Fazer com que um usuário clique em um link vindo de e-mail, requer a construção de um pré-relacionamento sólido com o cliente para que ele siga o caminho até o site desejado.
Apesar disto, este tipo de tráfego geralmente é um dos que gera mais cliques em um site. Isto é devido aos clientes optarem por receber este tipo de comunicação, por isso, vão estar dispostos a saber mais sobre os assuntos recebidos.
Tráfego social
Esta é uma das maiores ferramentas de marketing da atualidade, quando seguimos um perfil em uma rede social é porque temos interesse nestes assuntos, portanto, queremos receber frequentes atualizações para ficar por dentro daquele assunto.
O tráfego social é forte justamente pelo grande tempo que os internautas brasileiros passam nas redes sociais diariamente, passando mais de 3 horas por dia nestes ambientes digitais em média.
Neste caso, também somos receptivos a seguir links para adquirir produtos ou conhecer mais sobre os temas que gostamos, afinal de contas, costumamos seguir páginas que temos afinidades.
Vale a pena mencionar uma espécie de movimentação distinta das demais, trata-se do tráfego direto, este tipo de acesso é realizado quando o usuário sabe aonde quer ir e digita o endereço da página que deseja acessar.
Como aplicar o tráfego orgânico nas empresas?
Existem diversas maneiras de gerar tráfego em um site ou perfil nas redes sociais, separamos algumas dicas para que o seu negócio possa explorar melhor as estratégias para atrair usuários.
Estratégias de SEO
Como já vimos, o SEO vai otimizar uma página para os mecanismos de busca, fazendo com que ela seja exibida nos primeiros de uma pesquisa sem que haja um investimento financeiro em plataformas para que isto ocorra.
Uma excelente estratégia para implementar o SEO no seu site e garantir o tráfego orgânico é desenvolver um blog para ele. Com um blog é possível trabalhar vários aspectos da otimização de sites, como o uso das palavras-chave nos títulos e durante o desenvolvimento de um artigo.
Outra técnica que tem bons resultados é renomear os nomes dos componentes gráficos do site com as palavras-chave, dando mais relevância para o blog.
Ao se usar um blog como estratégia, é possível ganhar importância para o seu público, se tornando uma referência em determinado assunto ou nicho e, aos poucos, ele vai criar o costume de visitar a sua página e conhecer as demais sessões além do blog, podendo inclusive acessar serviços e produtos do seu interesse.
Guest posts
Nada mais é do que convidar outras pessoas para desenvolver artigos dentro do seu blog, este sistema de cooperação é muito útil para gerar credibilidade e atrair o público de outro blog para o seu site. Este tipo de trabalho beneficia ambas as partes envolvidas, já que existe um compartilhamento do público dos dois sites.
E-mail marketing
Este ainda é um dos principais meios de marketing digital, aqueles que assinam para receber as novidades de um site demonstram interesse nos temas desenvolvidos por determinada marca. Por isso, ao enviar este tipo de mensagem é importante criar um texto atrativo, com técnicas de storytelling para cativar os leitores e criar uma curiosidade, que guiará o usuário a clicar no link para continuar a leitura.
Redes sociais
As redes sociais são elementos que devem ser explorados por qualquer empresa, pois é um espaço onde os usuários dedicam algumas horas do seu dia, acompanhando os amigos, seguindo seus artistas favoritos e realizando pesquisas.
Neste espaço também é possível criar estratégias para criar tráfego orgânico. Uma boa técnica é utilizar termos relacionados e palavras-chave nos nomes de usuários, na Bio e na descrição do perfil.
Além, é claro, de criar relevância nos conteúdos das suas postagens e renomear os vídeos e imagens utilizados.
YouTube
O YouTube tem ganhado cada vez mais importância nas redes de pesquisas, quem nunca recorreu à rede para procurar um passo a passo, aprender uma receita, assistir um unboxing, ver demonstrações de tecnologias, ou seguir um canal favorito?
O YouTube é uma das plataformas mais poderosas da atualidade, por isso, as empresas precisam explorar este canal e aplicar técnicas de SEO nela. Ao criar conteúdo de qualidade e relevância é possível usar este canal para fidelizar ainda mais o seu público, além de ganhar mais seguidores através do canal.
Quais as vantagens de trabalhar com tráfego orgânico?
Sem custos
Investir em técnicas de SEO garante os melhores resultados nos mecanismos de busca por relevância, não por investimento financeiro, o que reduz os custos de marketing das organizações.
Segmentação do público
Com o tráfego orgânico você atrai seu público alvo por relevância, por isso, é possível conseguir leads qualificados para a sua marca, facilitando a travessia dos clientes pelas fases do funil de vendas.
Fidelização dos consumidores
Usar blogs e conteúdos de relevância com as técnicas de SEO, leva para o seu perfil e para o seu site, internautas que realmente têm afinidade com a sua marca. Ao se trabalhar na constância e nos conteúdos de qualidade, esses usuários serão fidelizados pela cultura da sua empresa e vão agir como promotores da sua empresa, espalhando o quanto gosta dela para familiares e amigos.
E você, já utiliza e tem bons resultados na sua empresa com tráfego orgânico?
Agora que você viu como o tráfego orgânico é importante para o seu negócio, é preciso aplicar as diversas técnicas que apresentamos aqui, que tal ficar ainda mais por dentro deste importante assunto?
A internet é um mar de oportunidades para divulgação de um negócio, explorar ela através das técnicas de SEO vai garantir uma sensível melhora no tráfego orgânico da sua empresa, levando mais possíveis clientes para o seu site e perfil e gerando mais engajamento do seu público alvo nas redes sociais.