Serverless Computing: guia completo para sua empresa!

Descubra neste guia o que é serverless computing como funciona, vantagens, aplicações e como explorar seu potencial para o seu negócio e carreira!

Tempo de Leitura: 5 minutos

 

Novas tecnologias como o serverless computing surgem em um ritmo acelerado no mundo dinâmico da TI. Sendo assim, ao empreender em uma software house ou atuar na área de tecnologia, é essencial ficar à frente da curva e entender as tendências para manter a competitividade e oferecer soluções inovadoras aos clientes. 

É por isso que neste guia, vamos te explicar o conceito de serverless computing: como ele funciona, suas vantagens e desvantagens, seus principais componentes e, mais importante, quando e como você pode aproveitá-lo para o seu negócio de software ou carreira. Acompanhe com a gente e adentre a discussão ao final do artigo!

Conheça nosso manifesto

O que é Serverless Computing?

Ao contrário do que o nome sugere, a computação serverless (ou serverless computing) não elimina completamente os servidores. Em vez disso, é um modelo de desenvolvimento baseado em nuvem onde o gerenciamento de infraestrutura sai da carga de trabalho de quem desenvolve. Isso significa que você, como Dev, não precisa mais se preocupar em provisionar, configurar e dimensionar os servidores.

Vamos entender com uma analogia: imagine que você está alugando um apartamento em vez de comprar uma casa. Com a computação serverless, você está alugando a infraestrutura do servidor de um provedor de nuvem como AWS, Google Cloud ou Microsoft Azure. Você só paga pelos recursos que usa, eliminando os custos iniciais e a manutenção contínua associados ao gerenciamento tradicional de servidores.

Como funciona o Serverless?

O elemento central do serverless computing é o Functions as a Service (FaaS), ambientes pré-configurados onde você pode implantar seu código. Quando um evento dispara a função (por exemplo, um gatilho de API, um upload de arquivo ou um evento agendado), o provedor de nuvem aloca recursos, executa seu código e então reduz automaticamente a escala quando a execução é concluída. Assim, você só se preocupa em escrever o código da função, e o provedor de nuvem cuida de todo o resto.

Vantagens do Serverless Computing

Agora que você já tem ideia dos conceitos básicos do serverless computing, vamos entender quais vantagens essa tecnologia traz para o seu dia a dia:

Menos custos de infraestrutura 

Como mencionado anteriormente, o serverless elimina a necessidade de investimento inicial em servidores e de manutenção contínua, levando a economias significativas de custo. Dessa forma, você só paga pelos recursos que suas funções consomem, tornando a infraestrutura altamente econômica para aplicativos com tráfego variável ou imprevisível.

Escalonamento automático

Os aplicativos serverless escalam automaticamente o uso do servidor com base na demanda. Isso significa que seu aplicativo pode lidar com picos de tráfego sem qualquer intervenção manual, garantindo alta disponibilidade e desempenho.

Desenvolvimento e implantação mais rápidos

Com o serverless, os desenvolvedores podem se concentrar em simplesmente codar em vez de gerenciar servidores. Isso leva a ciclos de desenvolvimento e implantação mais rápidos, permitindo que você coloque seus aplicativos no mercado com mais rapidez.

Maior foco para Devs 

Ao dar conta da demanda de gerenciamento, o serverless libera seus desenvolvedores para se concentrarem em funcionalidades centrais e inovação, aumentando a eficiência e a produtividade de sua equipe de desenvolvimento.

Desvantagens do Serverless Computing

Também é importante entender as situações onde o serverless computing requer um pouco mais de ponderação. Veja só:

Lock-in de fornecedor

Como você depende da plataforma FaaS de um provedor de nuvem específico, há um risco potencial de se “aprisionar” àquele fornecedor. Mudar de fornecedor pode ser complexo e caro, portanto, é essencial tomar uma decisão  cuidadosa e calculada ao escolher um provedor.

Flexibilidade limitada

Embora o serverless ofereça grandes vantagens, pode não ser adequado para todos os aplicativos. As funções têm limitações em termos de duração de execução e alocação de memória. É por isso que aplicativos complexos, com requisitos de processamento extensivos, podem não ser candidatos ideais para uma arquitetura serverless.

Monitoramento e debugging

A depuração (ou debug) e o monitoramento de aplicativos serverless podem ser mais desafiadores em comparação com arquiteturas tradicionais. Ou seja, você precisa confiar em ferramentas e técnicas específicas do provedor de nuvem para solucionar seus problemas.

Os elementos da arquitetura de aplicativos sem servidor

Os aplicativos serverless normalmente envolvem os seguintes componentes principais:

Solução FaaS

Este é o núcleo do seu aplicativo serverless, onde você implanta seu código na forma de funções. Provedores populares de FaaS incluem AWS Lambda, Google Cloud Functions e Microsoft Azure Functions.

Serviço de token de segurança (STS)

Este componente fornece credenciais de segurança temporárias para suas funções acessarem outros recursos dentro da plataforma de nuvem, garantindo controle de acesso seguro.

Banco de dados

Embora as arquiteturas serverless se destaquem em funções stateless, o armazenamento persistente ainda é essencial para a maioria dos aplicativos. Você pode escolher entre vários serviços de banco de dados gerenciados, oferecidos por provedores de nuvem como AWS ou Google Cloud, ou integrar soluções de terceiros.

Quando o serverless é uma boa escolha?

O serverless computing é ideal para uma variedade de aplicativos, como:

  • Aplicativos web serverless: Ideal para construir APIs altamente escaláveis ​​ou microsserviços que lidam com funcionalidades específicas do seu aplicativo;
  • Processamento de eventos em tempo real: Funções serverless podem ser disparadas por eventos em tempo real, a partir de alterações de dados ou interações do usuário, o que possibilita o processamento e análise na mesma hora em que eles acontecem;
  • Automação de tarefas e pipelines de CI/CD: Funções serverless podem automatizar várias tarefas dentro do seu pipeline de integração contínua e entrega contínua (CI/CD), agilizando o processo de desenvolvimento e implantação.

Casos de uso e exemplos práticos da computação serverless

Vários cenários do mundo real demonstram o valor do serverless computing para o dia a dia de Devs:

Plataforma de e-commerce

Uma software house pode desenvolver uma plataforma de e-commerce utilizando funções serverless para diversas tarefas, como processamento de pagamentos, envio de confirmações de pedidos e gerenciamento de estoque de produtos. Usar da tecnologia permite o escalonamento automático durante períodos de pico de compras e reduz os custos de infraestrutura durante períodos de baixo tráfego.

Processamento e análise de dados

Funções serverless podem ser disparadas por novos uploads de dados, possibilitando o processamento e análise de dados em tempo real. Isso poderia ser usado para construir um pipeline de dados que analisa informações de sensores de dispositivos IoT (Internet of Things) ou que processa transações financeiras em real time.

Chatbots e assistentes de voz

Construir chatbots ou assistentes de voz utilizando o serverless computing permite interação em tempo real e um gerenciamento eficiente das solicitações dos usuários. As funções podem ser disparadas por mensagens ou comandos de voz, construindo uma experiência de usuário perfeita.

Participe do fórum e troque conhecimento sobre desenvolvimento!

É importante lembrar que serverless computing não é uma solução única para todos os casos. Avalie cuidadosamente os requisitos do seu projeto e escolha as ferramentas e a arquitetura certas para garantir que seus projetos de software sejam bem-sucedidos e ofereçam valor excepcional.

Para trocar conhecimento sobre esse e outros temas, faça parte do fórum da Casa do Desenvolvedor! Por lá, você poderá compartilhar suas ideias e experiências com serverless computing, ler e discutir as de outras pessoas e continuar aprendendo.

Vimos que a computação serverless oferece uma alternativa atraente para software houses que buscam construir aplicativos escaláveis, econômicos e ágeis. Ao compreender suas vantagens e limitações, você pode tomar decisões informadas sobre quando e como aproveitar essa tecnologia. Vamos fazer isso juntos lá no nosso fórum?

Casa do Desenvolvedor
Casa do Desenvolvedor
Somos a Casa do Desenvolvedor, uma comunidade que tem como propósito, fortalecer o desenvolvimento de software no Brasil. Faça parte você também dessa comunidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo