Quais rentabilidades que as parcerias trazem para sua Software House?

Quais rentabilidades que as parcerias trazem para sua Software House?

Saiba mais sobre a rentabilidade que as parcerias trazem para sua Software House!

Quais são as rentabilidades que as parcerias trazem para a sua empresa? E como podem ser o ponto de mudança? Descubra como!

Tempo de Leitura: 9 minutos

Muitas pessoas querem aumentar o seu rendimento tentando se especializar em muitas áreas e oferecer uma ampla gama de produtos por conta própria. Entretanto, fazer muitos produtos por conta própria pode se tornar um problema, porque é mais fácil manter a qualidade do produto trabalhando em uma solução central em que a Software House seja especializada.

Contudo, você ainda pode oferecer soluções em diversas áreas para aumentar sua rentabilidade sem perder a qualidade. Para isso, basta fazer parcerias com quem é especialista nos produtos importantes para a Software House!

Com as parcerias, você consegue aumentar a rentabilidade da empresa por diversas frentes, além de oferecer uma solução cada vez mais completa para seu cliente, sem perder o foco do produto em que são especialistas.

O resultado das parcerias é um produto com maior adesão, menor taxa de cancelamento e maior retenção de clientes (menor churn), além de muitas possibilidades de upselling e de cross-selling, aumentando a rentabilidade de sua Software House e mantendo a qualidade do seu produto.

Conheça a Casa do Desenvolvedor

O que é levar a rentabilidade para a empresa?

A rentabilidade é a fonte de renda, ou seja, de dinheiro para a sua empresa. É o percentual ganho sobre o que foi investido, sendo o resultado em retorno financeiro dos produtos e soluções. O conceito de rentabilidade considera a divisão do lucro obtido pelo valor de investimento inicial. Por exemplo, se você investiu R$100 e teve lucro de R$50 sobre o valor investido, a rentabilidade desse investimento é de 50%.

Assim, levar rentabilidade para a empresa significa aumentar o percentual de rentabilidade do produto já existente e levar novos produtos para que o percentual da empresa aumente. Além disso, melhorar a qualidade dos produtos é fundamental para aumentar a adesão e a retenção de clientes, enquanto oferecer novas soluções ligadas às necessidades de seus clientes podem gerar novas contratações e possibilidades de upselling e de cross-selling para quem já é cliente.

Qual é a importância de levar rentabilidade para as Software Houses?

Aumentar a rentabilidade em Software Houses é fundamental não apenas para buscar mais lucros para a empresa, como também para manter o cliente em sua Software House e garantir a sustentabilidade de seu negócio.

Uma maior rentabilidade significa que o dinheiro investido está valendo à pena, pois gera um retorno percentualmente bom. Além disso, tornar a Software House mais rentável dá uma margem de adaptação de preços para casos de variações de mercado ou aumento de concorrência para que sua Software House se mantenha competitiva. 

 Tipos de parcerias

 

Existem vários tipos de parcerias possíveis para aumentar a rentabilidade em sua Software House. Veja abaixo quais são as principais.

Canal de vendas

Para quem tem uma Software House, um dos maiores desafios pode ser coletar os interessados. O processo de captação pode ser árduo, além de exigir adequação à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), sem perder as características de uma divulgação atraente e apelativa que se adapte à segmentação atendida pelo seu ERP.

Parceria de negócios ou networking

Uma das parcerias possíveis é a de troca de contatos, em que a parceira coloca você em contato com pessoas que possam ter soluções que interessem para a sua Software House, assim como coloca outras empresas em contato com você para aderir à sua solução.

Parceria de soluções

Seja através de uma parceria de negócios, seja por contato direto, é possível fazer uma parceria com soluções que agreguem valor ao seu produto. Exemplo disso é a parceria para certificados digitais, que permite que a sua Software House emita certificados ainda que não seja ela mesma a autoridade certificada para emitir o documento. Também é possível fazer parcerias para o pagamento de Pix no sistema, para adequação à LGPD e para uma infinidade de outras soluções que sejam interessantes para a sua Software House.

Vantagens

Confira as principais vantagens em investir em parcerias para sua Software House. 

O upsell de parcerias é um ganho que envolve menos esforço

As parcerias permitem o upselling, ou seja, a venda de complementos ao produto inicialmente comprado. Quando esse upselling é feito por meio de parceria, há um menor esforço por parte da Software House, pois, ela basicamente terá que vender o produto, sem desenvolvê-lo ou ter todo o trabalho que a gestão da nova solução possa trazer. Outra vantagem é que não é necessário prospectar novos clientes: todos já estão em sua base de dados com informações da primeira venda efetuada!

Você consegue focar na retenção de clientes

Quanto mais completa for a solução oferecida por sua Software House, maior será a retenção de seus clientes. A taxa de churn, que cria um percentual de desistência de seus clientes, tende a cair conforme sua solução vai ficando mais completa e com maior qualidade. Por isso, fazer parcerias é uma excelente ideia, pois, permite aplicar novas soluções rapidamente que deixarão seu cliente mais satisfeito e o manterá por mais tempo em sua Software House.

Maior adesão ao seu sistema

Não apenas quem já é cliente de sua Software House, como também quem ainda está estudando aderir à sua solução ficará mais interessado em seu sistema caso ele esteja mais completo e com mais soluções integradas. Isso porque seu sistema terá mais valor, tornando a venda muito mais fácil.

Desvantagens

Como tudo na vida, sempre existem pelo menos dois lados de uma mesma situação, sendo assim, algumas desvantagens também podem aparecer, veja agora quais são elas.

Conflito de interesse

Em questões pontuais as empresas parceiras podem divergir sobre os direcionamentos e valores a serem priorizados. Momento no qual deve existir profissionalismo e ponderação para chegar a melhor decisão conjunta. 

Você não é diretamente responsável pela qualidade da solução que está adotando

É preciso ser criterioso ao escolher um parceiro, pois ele deve ter o mesmo nível de qualidade que a sua solução. Você não terá controle sobre a qualidade da solução que oferecerá, por isso, escolha bem seus parceiros!

A longo prazo, a rentabilidade pode ser menor que uma solução própria

Apesar de ser interessante ter parcerias para manter o foco no seu produto principal, aderir às parcerias pode ser menos rentável a longo prazo. Por isso, é importante fazer um bom cálculo do custo benefício da parceria para que a qualidade e a rentabilidade andem juntas.

A casa do desenvolvedor

A Casa do Desenvolvedor é especialista em fazer parcerias de sucesso! Seja para fazer mais contatos ou para captar leads, a Casa do Desenvolvedor pode te ajudar a aumentar a sua rentabilidade através de parcerias incríveis! É uma oportunidade de gerar negócios, encontrar inovação para seus clientes, além de divulgar sua marca na casa mais querida na área da tecnologia.

Conclusão

As parcerias podem ser uma excelente forma de renda para a sua Software House. A Casa do Desenvolvedor está pronta para te ajudar com parcerias que vão elevar sua rentabilidade e consolidar sua marca!

Karina Harumi
Karina Harumi
Analista de Marketing e Inovação. Responsável pelo Fórum e pelo Blog da Casa do Desenvolvedor da TecnoSpeed, a comunidade de fortalecimento do desenvolvimento de software no Brasil e uma apaixonada pelo universo do UX/UI Design. Uma boa experiência é tudo. ♡

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.