Remote First: o que é e suas vantagens na área de tecnologia.

Remote First na área de TI. Como funciona?

Remote First na área de TI. Como funciona?

Quer saber o que é o Remote First? E como anda o trabalho remoto na área de tecnologia? Confira AQUI!

Tempo de Leitura: 4 minutos

Neste ano o coronavírus pegou todas as Software Houses de surpresa não é mesmo? Sendo necessário que acontecesse a mudança de todos os colaboradores ou a maioria deles para o trabalho remoto. O que foi, para algumas empresas uma verdadeira bagunça.

O trabalho remoto em alguns países já era uma realidade, mas no Brasil essa prática era muito escassa e com a vinda da pandemia essa mudança teve que acontecer.

Mas não é porque o Remote First veio de surpresa que a sua Software House não vai se adaptar e continuar contratando novos colaboradores já que o mercado de TI só cresce. 

Entenda com esse artigo o que a sua Software House precisa saber sobre Remote First e o crescimento de vagas remotas.

Conheça a Casa do Desenvolvedor

O que é o Remote First?

Você deve estar se perguntando o que é o Remote First afinal? Que tal conferirmos o conceito agora! Vamos lá!

Remote First em tradução livre é “remoto primeiro” o que quer dizer, que a principal opção é o trabalho remoto, sendo frequentemente domiciliar. Mas não impede que o funcionário trabalhe no escritório quando tiver essa necessidade.

Segundo o Future Forum os trabalhadores revelam níveis de satisfação elevados para o trabalho remoto, comparado com o trabalho presencial.

Agora que sabemos o que é o Remote First, vamos entender como esse tipo de trabalho funciona na área de TI. Veja!

Como funciona o trabalho em TI remotamente?

O trabalho na área de Ti teve que se adaptar as novas normas de distanciamento sociais como as outras carreiras. Porém esse trabalho remoto trouxe mais vagas, liberdade e dedicação dos colaboradores.

Mas afinal como funciona o trabalho em Ti remotamente? Depende de empresa para empresa. Normalmente há canais de comunicações diretos entre as operações e setores da Software House o que é essencial para manter todos os grupos unidos e alinhados com o andamento das demandas na empresa.

Além da questão da comunicação é imprescindível toda a base que o pessoal de Gestão de pessoas fornece para os colaboradores. 

Sem falar de todo o conforto que se tem trabalhando remotamente, dividindo todas as suas dúvidas sobre algum erro de programação com os seus parceiros de trabalho.

Afinal quais são as vantagens de se trabalhar remotamente? Continue lendo para saber mais!

Quais são as vantagens?

Você já sabe o que é o Remote First, mas que tal agora entender as principais vantagens quando esse método é implementado em uma Software House. Confira!

Economia financeira

No método Remote First a Software House tem uma economia financeira, pois as despesas que antes eram imprescindíveis agora não existem, como o custo do vale-transporte, já que no trabalho remoto o colaborador não precisa se deslocara para trabalhar.

Outro fator é a economia com a empresa propriamente falando como o valor do aluguel, água, internet, luz e despesas de manutenção. Mas a Software House deve fornecer assistência ao seu colaborador, para que ele continue em casa.

Entenda ainda mais sobre o Remote First com o Vídeo a seguir!

Retenção de talentos

Sabe aquele profissional que tem a sua admiração, que ama a sua empresa, é super capacitado, mas não pode ser um colaborador, pois mora longe? Então com o Remote First, ele pode ser o seu colaborador e até se tornar um case de sucesso.

Recrutamento e seleção mais amplo

Com o trabalho remoto é possível que se contrate profissionais de todo canto do mundo, com muita experiência e dedicação, o que eleva a sua Software House a outro nível.

Aumento de produtividade  

Quando o colaborador trabalha remotamente tem muitos motivos para que a sua produtividade aumente, como: trabalhar em casa junto à família o horário flexível, autonomia, e com isso, o aumento da satisfação pessoal. 

Juntando todos esses pontos, o funcionário vai se sentir mais motivado e disposto criativamente a trabalhar e dar o seu melhor, gerando assim o aumento de produtividade.

Crescimento de vagas de TI remotas

O setor de Tecnologia da Informação (TI) cresceu muito nos últimos anos e com o isolamento social as vagas de empregos aumentaram, pois, a falta de profissionais capacitados abriu um vácuo pela procura de colaboradores.

Segundo a pesquisa do LinkedIn, o segmento criou 20% dos postos de trabalho remotos em 2020, entre as 15 categorias de empregos que mais contratam profissionais no Brasil. Já de acordo com GeekHunter, empresa de recrutamento especializada na contratação de profissionais de tecnologia, em 2020 o número de vagas abertas na área de tecnologia cresceu 310%.

Se você quer fazer parte da estatística de profissionais contratados na área de tecnologia e não sabe como, te apresento a Casa do Desenvolvedor, nós queremos contribuir no front da empregabilidade.

Temos percebido a grande necessidade de ter um canal onde possa promover encontro entre profissionais e empresas da nossa rede, que tem uma demanda constante por talentos.

Então, não é mais necessário, ficar procurando o local para você divulgar e procurar vagas de empregos, a Casa do Desenvolvedor está aqui para isso!

Conclusão

Você conferiu neste artigo tudo sobre Remote First e vagas remotas na área de TI. Que tal agora interagir no fórum da Casa do Desenvolvedor, espaço perfeito para obter diversos conhecimentos e compartilhar suas dúvidas. E não para por aí, no nosso portal de cursos você poderá dar um Up em sua carreira ou levar sua Software House a outro nível.  E o melhor, todos esses cursos com certificação. Venha fazer parte desta comunidade você também!

Karina Harumi
Karina Harumi
Product designer na TecnoSpeed e Casa do Desenvolvedor, especialista em UX (experiência do usuário) com foco em performance. Uma boa experiência é tudo. ♡

1 Comment

  1. […] uma carreira que, ultimamente, tem tido uma alta demanda e se você deseja ingressar nesse meio, é bom conhecer cada uma delas! Dentro da programação, […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.