Cliente Fit: o que é, tipos, vantagens e como aplicar a estratégia.

Cliente Fit: por que é tão importante para o crescimento do seu negócio?

Cliente Fit: por que é tão importante para o crescimento do seu negócio?

Entenda como gerar valor para os consumidores e alavancar os resultados da sua equipe de vendas ao definir seu cliente fit!

Tempo de Leitura: 5 minutos

Você já atendeu aquele cliente que ficou super satisfeito com o seu negócio? Que enxergou valor na sua solução e também em cada processo da sua empresa? O cliente dos sonhos existe, e, quando isso acontece, chamamos de cliente fit.

No artigo de hoje, vamos ver por que é tão essencial encontrar esse fit e o passo a passo para atrair as pessoas ideais para o seu negócio. Vamos lá?

Conheça nosso manifesto

O que é cliente fit?

Cliente fit, ou customer fit, ocorre quando as ofertas da empresa (produto ou serviço) atendem às necessidades do cliente e são um encaixe perfeito para ele. Quando existe esse alinhamento, as chances de venda, de satisfação e de fidelização aumentam consideravelmente.  

Na prática, o conceito é usado para identificar o potencial de sucesso de uma oferta. Atualmente, os clientes estão cada vez mais exigentes, e pesquisam muito antes de concluir uma compra. Para que eles comprem algo de você e sejam bem-sucedidos, seu produto ou serviço precisa resolver uma dor muito grande, ou latente. 

Tipos de cliente fit

Existem vários tipos de alinhamento entre o produto que a sua organização oferece e o que o cliente precisa. Para Lincoln Murphy, consultor de sucesso do cliente, existem 6 tipos de fit ao cliente:

  • Fit técnico: o cliente tem (ou está disposto a ter) a tecnologia que ajuda a tirar valor do seu produto?
  • Fit funcional: seu produto oferece os recursos ou funções que o cliente precisa?
  • Fit de recursos: o cliente tem tempo, dinheiro ou mão de obra para comprar seu produto, aprender a usá-lo e obter sucesso com ele?
  • Fit de competência: o que o cliente precisa aprender para ter sucesso com seu produto? Ele é capaz de aprender?
  • Fit da experiência: você é capaz de fornecer a experiência adequada, como instrução e suporte?
  • Fit cultural: o cliente compartilha dos valores fundamentais que você e sua empresa têm?

Entender que tipo de fit seu cliente tem ou precisa ter com a sua oferta vai fazer toda a diferença na hora de expandir as operações da sua empresa.

Por que é tão importante definir seu cliente fit?

É importante definir seu cliente fit para garantir que os recursos estão sendo investidos na direção certa, tanto para captar quanto para reter seus consumidores. Além disso, apostar na identificação do seu cliente ideal também:

  • Facilita as vendas e processos internos, aumentando a possibilidade de personalização;
  • Otimiza e concentra a energia investida em suas estratégias de marketing;
  • Qualifica melhor o lead para o funil de vendas;
  • Cria uma base de consumidores mais confiável e segmentada.

Defina os critérios para criar um perfil de cliente ideal, e, em seguida, trace um plano de marketing e vendas muito mais atraente e efetivo. 

Cliente Good Fit x Cliente Bad Fit

Também podemos separar o fit de cliente entre um bom fit ou um fit ruim (“good fit” e “bad fit” em inglês). Vamos entender quando cada uma das situações acontece:

  • Cliente bad fit: é considerado um fit ruim quando você não consegue entregar valor imediato ao cliente, seja por falta de recursos, prazo ou outros critérios que não casam entre vocês.

Evite fazer negócios com pessoas que não têm alinhamento com seu produto: não vale a pena enfrentar todos os problemas que provavelmente surgirão com elas.

Pensando no sucesso do cliente, é melhor deixar esses clientes de lado e voltar a eles quando o alinhamento entre vocês for melhor.

  • Cliente good fit: já o cliente com um fit bom é aquele para o qual você consegue entregar e gerar valor continuamente. 

Lembre-se sempre de acompanhá-lo por toda a jornada, sendo sincero sobre as limitações e capacidades do produto ou serviço.

Vantagens do cliente fit para as empresas

Já entendemos a importância de definir seu cliente fit. Agora, vamos entender a fundo todos os benefícios que essa estratégia traz para a sua organização:

Economia

Seja para lançar um novo negócio, um produto ou para aumentar a sua base de clientes, ter um bom fit entre a sua oferta e o seu cliente significa que sua empresa venderá mais e gastará menos em marketing e vendas.

Novas oportunidades

Ao entender em profundidade sobre os comportamentos e crenças de quem está comprando de você, é possível testar ajustes também na sua solução e nos processos de venda. Experimente se perguntar: 

  • Meu marketing é muito “generalizado” ou as pessoas reconhecem que meu produto resolve a dor delas?
  • Meu produto é mais adequado para qual tipo de cliente? Será que estou apostando na melhor segmentação?
  • É possível fazer pequenos ajustes em minha solução para que ela se adapte melhor a um grupo específico de clientes?

Com o cliente fit estruturado, são inúmeras as possibilidades para alavancar os resultados do seu time comercial.

Mas como atrair clientes com o perfil adequado?

Ok, você já entendeu que precisa ter o cliente fit para melhorar as vendas. O que fazer para isso, então? Acompanhe:

Identifique seu cliente ideal

Antes de criar um plano para atrair clientes, o primeiro passo é ter uma ideia clara de quem é seu cliente ideal

Para isso, busque informações como idade, estado civil, renda, gênero e estilo de vida de quem já tem uma boa relação com a sua empresa. Tudo isso vai basear sua estratégia de marketing e torná-la mais fluida.

Conheça o seu valor

Depois de identificar seu cliente ideal, determine a proposta de valor do seu produto. Que problema você resolve? De que maneira seu produto ou serviço torna a vida das pessoas mais confortável? 

Reforce seu valor continuamente à audiência, divulgando-o em todo conteúdo e produção de marketing.

Crie uma marca forte

Construa uma imagem de marca forte que atraia seus clientes ideais. Para isso, a marca deve refletir seus princípios e valores fundamentais como empresa, além de apresentar uma estética que seja atraente para quem você está tentando atingir. 

Crie conteúdo claro e relevante

Além de ter uma proposta atraente, o conteúdo da sua marca, principalmente a chamada para ação, deve ser claramente direcionado ao seu cliente ideal. Defina seu estilo e tom de voz e aplique-o para diferenciar sua marca e falar exatamente com quem você quer. 

Envolva-se em um nível pessoal

Os clientes ideais são altamente valiosos para o seu negócio. Além de garantir que eles estão engajando com seus conteúdos, faça com que se sintam pessoalmente valorizados – seja enviando e-mails personalizados ou abrindo canais de comunicação nas plataformas de redes sociais que eles mais gostam.

Ofereça alta qualidade, sempre!

Não basta atrair o cliente ideal, é preciso mantê-lo. A melhor forma de fazer isso é fornecendo um serviço de altíssima qualidade, desde o início da jornada

Do conteúdo das redes sociais ao produto, da entrega ao atendimento pós-venda: cada momento de interação importa e vai fazer a diferença na hora de reter clientes que têm fit com a sua empresa.

Conheça nossa mentoria e alavanque suas vendas

Conquistar clientes é importante para qualquer negócio. No entanto, não é tudo. Para ter consistência nos resultados de vendas, é preciso unir tecnologia, pessoas e processos em toda a jornada de experiência. E, nisso, nós podemos te ajudar. 

Acesse nosso fórum e faça parte das mais variadas discussões sobre vendas com uma equipe experiente no mercado de tecnologia:

Aliás, um dos tópicos da nossa mentoria é justamente sobre os motivos que levam o lead a não responder mais. O que você faz quando isso acontece? Será que esse lead está dentro do seu perfil ideal de cliente? Será que ele tem cliente fit com a sua empresa? Essas e outras respostas você pode encontrar por lá!

Karina Harumi
Karina Harumi
UX Designer, Analista SEO e Analista WEB na TecnoSpeed e Casa do Desenvolvedor, focada em experiência do usuário e performance. Uma boa experiência é tudo. ♡

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