Ambidestria Organizacional: O Que é e Como Implementar em TI

O que é ambidestria organizacional e como aplicar essa estratégia em empresas de tecnologia

Pessoas de negócios unidas, com a frase "estratégia de negócios".

Descubra como e porque usar a abordagem de ambidestria organizacional para impulsionar inovação e adaptação na sua software house ou negócio tech.

Tempo de Leitura: 5 minutos

No atual cenário empresarial, especialmente nas empresas de tecnologia, a capacidade de inovar e adaptar-se é vital para manter a relevância e competitividade. Nesse sentido, a ambidestria organizacional emerge como uma abordagem estratégica poderosa, já ouviu falar?

Esse conceito e abordagem permite que empresas naveguem com sucesso em ambientes complexos e voláteis, exatamente como ocorre dentro do mercado de TI. Por isso, preparamos este guia completo sobre ambidestria organizacional, focado em negócios de tecnologia.

Então, continue a leitura para aprender tudo sobre esta estratégia, seu funcionamento, requisitos para implementação eficaz e os desafios enfrentados pelas organizações na busca por esse modelo!

Conheça a Casa do Desenvolvedor

O que é ambidestria organizacional?

A ambidestria organizacional é uma estratégia que visa equilibrar dois fatores essenciais dentro de um negócio: a manutenção de processos existentes e a exploração de novas oportunidades de crescimento.

Esse equilíbrio permite que a empresa mantenha sua eficiência operacional enquanto busca constantemente novas formas de inovar e se adaptar ao ambiente de negócios em constante mudança. É sobre olhar, se preparar e agir pensando no futuro, mas sem negligenciar o presente.

A ideia de ambidestria vem justamente dessa capacidade combinada de desenvolver esforços com propósitos distintos e, de certa forma, opostos, sem ter um lado dominante. E os reflexos desses esforços podem ser observados em diferentes âmbitos: na gestão de pessoas, na qualidade das entregas, na evolução das métricas e números, e muito mais.

Como a ambidestria organizacional funciona?

Como você deve estar imaginando, a ambidestria organizacional depende de planejamento e estratégia para funcionar. Geralmente, dividem-se as ações estratégicas em dois pilares: a de sustentação e o de crescimento. Em inglês, você pode encontrar esses pilares nomeados como: exploitation e exploration, respectivamente.

O pilar de sustentação se conecta com os processos e estratégias do negócio, ou seja, ao core business da companhia. Portanto, demanda um foco em resultados, uma liderança inspiradora e medidas de otimização para o fortalecimento daquilo que já é colocado em prática pela organização.

Já o pilar de crescimento, tem tudo a ver com inovação. Ele envolve qualquer tipo de estratégia de expansão e oportunidades futuras. Então, aqui, cabe explorar novos nichos, reposicionar a marca, testar e implementar novas metodologias, e demais ações que tragam retornos no médio e/ou longo prazo.

Além disso, existem três modelos de ambidestria organizacional que podem ser aplicados:

Ambidestria estrutural

Nesse modelo, a empresa separa suas estruturas organizacionais (departamentos e colaboradores) para atividades de sustentação e crescimento. Essa separação permite que a organização mantenha a estabilidade em suas operações enquanto reserva espaço e recursos para a inovação e exploração de novas oportunidades.

Ambidestria cíclica

A ambidestria cíclica envolve alternar entre fases de sustentação e crescimento. Isso permite que a empresa se adapte rapidamente às mudanças no ambiente de mercado sem comprometer sua estabilidade operacional a longo prazo.

Ambidestria simultânea

Nesta abordagem, a empresa integra atividades de sustentação e crescimento em seus processos diários, sem uma divisão, mas, sim, de forma simultânea. Este é um cenário interessantíssimo (teoricamente, o ideal), no entanto, exige maturidade, flexibilidade e comprometimento por parte da gestão e dos colaboradores.

Requisitos para a ambidestria organizacional

Implementar com sucesso a ambidestria organizacional requer a adoção e a prática contínua de vários elementos fundamentais:

1. Cultivar uma cultura de inovação

Uma cultura que valoriza a experimentação, aceita o fracasso como parte do processo de aprendizagem e encoraja a criatividade é fundamental para fomentar a inovação contínua. Assim como a inovação contínua é indispensável para o crescimento sustentável, principalmente em contextos ultracompetitivos.

Leia também: Inovação como Estratégia de Crescimento: conheça o jeito TecnoSpeed de crescer inovando

2. Liderança inspiradora

Líderes que possuem uma visão de longo prazo, incentivam o pensamento inovador e estão dispostos a assumir riscos são essenciais para impulsionar a ambidestria organizacional. Além disso, uma liderança eficiente, humanizada e inspiradora é responsável pela manutenção e otimização dos processos e da qualidade operacional.

3. Processos ágeis e flexíveis

A adoção de metodologias ágeis é crucial para sustentar a ambidestria organizacional ao longo do tempo, afinal, é impossível querer inovar e se destacar sem agilidade e uma boa capacidade de adaptação e melhoria nos processos.

Quer saber mais sobre este assunto? Confira o nosso artigo completo sobre o Manifesto Ágil e seus princípios.

4. Medição e avaliação constantes

Outro requisito para a ambidestria organizacional é estabelecer métricas claras e implementar sistemas de avaliação que permitam monitorar tanto o desempenho atual quanto a exploração de novas oportunidades de forma constante e eficiente.

Cumprindo esses requisitos, sua empresa estará um passo mais perto da ambidestria organizacional. Mas é claro que ainda haverão alguns desafios a serem superados nessa jornada…

Desafios e considerações: obstáculos para alcançar a ambidestria organizacional

A implementação da ambidestria organizacional não está isenta de desafios que podem afetar seu sucesso, mas conhecendo-os você estará mais preparado para superá-los. Confira abaixo os principais obstáculos que podem surgir na busca pela ambidestria:

Resistência à mudança

A resistência à mudança é um obstáculo comum na hora de introduzir novos métodos, processos ou estratégias. Os colaboradores podem se sentir desconfortáveis ou preocupados com a incerteza que acompanha a mudança e, diante disso, dificultar a adaptação e o sucesso dela.

Uma boa maneira de contornar essa situação é envolver os colaboradores desde o início do processo de implementação. Comunique de forma clara os benefícios da ambidestria, ofereça treinamento e suporte adequados, e crie um ambiente que valorize ideias e feedbacks. Assim, será mais fácil evitar ou superar essa resistência.

Equilíbrio entre estabilidade e inovação

Encontrar e manter o equilíbrio certo entre a estabilidade operacional e a busca por inovação e crescimento é uma tarefa essencialmente complexa. O foco excessivo em processos existentes pode impedir a exploração de novas oportunidades, enquanto um foco exagerado na inovação pode prejudicar a eficiência operacional.

Para conseguir dar conta dessa demanda base da ambidestria organizacional, é interessante implementar estruturas de tomada de decisão que considerem tanto a estabilidade quanto a inovação. É justamente por isso que muitas empresas preferem criar equipes separadas, uma dedicada à inovação e outra à eficiência operacional.

Alocação de recursos

Distribuir recursos de maneira eficiente entre as estratégias de sustentação e de inovação pode ser um desafio. A alocação desigual de recursos pode levar a um desequilíbrio prejudicial para a empresa e à falha na busca pela ambidestria.

Por isso, implementar processos claros de priorização, onde recursos são alocados com base em critérios definidos é fundamental. Também é importante revisar regularmente essa alocação para garantir que ela esteja alinhada com as metas estratégicas da empresa.

Cultura organizacional estática

Assim como a resistência à mudança e adaptação para uma abordagem de ambidestria organizacional pode surgir por insegurança, esse mesmo desafio pode derivar de uma cultura organizacional rígida e fortemente estabelecida. 

Valores arraigados podem entrar em conflito com a busca por inovação e a implementação de novas metodologias que visam sustentar essa abordagem. Então, um bom caminho é, antes de partir em busca da ambidestria, incentivar uma cultura que abrace a experimentação e aprendizado contínuos.

Isso pode ser alcançado através da criação de espaços seguros para testar novas ideias, recompensando a inovação e a disposição para assumir riscos calculados.

Falta de métricas e avaliação adequadas

A ausência de métricas claras para medir o desempenho tanto nas operações existentes quanto na busca por inovação pode dificultar o acompanhamento e avaliação adequados.

Para superar este desafio é importante estudar e estabelecer métricas de forma consciente, criativa e estratégica. Os dados são como uma bússola para alcançar qualquer objetivo e você precisará dos melhores indicadores para conquistar um nível de excelência em gestão operacional e em inovação.

Ao enfrentar esses desafios com estratégias sólidas e o comprometimento de toda a organização para a mudança, as empresas podem superar obstáculos e implementar com sucesso a ambidestria organizacional.

Como já falamos, em um ambiente empresarial dinâmico e competitivo como o setor de tecnologia, a ambidestria organizacional se torna uma estratégia interessante e até mesmo crucial para garantir relevância e sucesso contínuo aos negócios.

A ambidestria organizacional permite que as empresas não apenas sobrevivam, mas prosperem, liderando o caminho da inovação e mantendo uma posição de destaque em seus respectivos mercados.

Quer levar seu negócio tech até este nível? Pois, então, implemente todos os conceitos e dicas que trouxemos aqui e continue trocando ideias e aprimorando seus conhecimentos sobre gestão e inovação no Fórum de Pensamento Inovador da Casa do Desenvolvedor:

Ah! E você pode (e deveria!) explorar também os outros conteúdos sobre gestão empresarial aqui do nosso blog, como estes sobre Gerenciamento de Riscos para Empresas de TI e Governança Corporativa.

Casa do Desenvolvedor
Casa do Desenvolvedor
Somos a Casa do Desenvolvedor, uma comunidade que tem como propósito, fortalecer o desenvolvimento de software no Brasil. Faça parte você também dessa comunidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo