Toda legenda precisa de uma boa redação, é aí que as técnicas de copywriting fazem toda a diferença. Vamos entender mais sobre o assunto neste artigo!
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A humanização nas estratégias de marketing já vinha ganhando força nos últimos anos, mas especialmente em razão da pandemia da Covid-19, essa humanização do marketing deixou de ser questão de escolha para se tornar uma necessidade em qualquer negócio. Estabelecer interações que demonstram empatia e aproximam sua marca do público podem ser o seu diferencial.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo portal Retail Dive, 70% dos consumidores priorizam uma interação humana ao invés de robótica. Além disso, ainda segundo o estudo, 61% dos clientes relatam que receber um atendimento personalizado, seja por e-mail, chat ou mídias sociais é fundamental para eles. Para alcançar esse desejo do público, é preciso investir no Marketing Humanizado para sua Software House. Continue lendo este artigo e saiba como!
O que é Marketing Humanizado?
Antes de irmos direto ao conceito de Marketing Humanizado, vamos primeiro te fazer uma pergunta: já aconteceu de você pedir uma comida por delivery e te entregarem junto com um recadinho personalizado com dizeres carinhosos, como um agradecimento por ter escolhido aquele restaurante? Se a sua resposta foi sim, temos certeza que esse simples gesto fez você se sentir super especial, não é mesmo?
Esse é o objetivo do Marketing Humanizado. Ações não robotizadas que ajudam a criar um vínculo entre o cliente e a empresa. Trata-se de uma abordagem de comunicação que procura criar conexões humanas, ter empatia pelo cliente (ou potencial cliente) e apostar em relacionamento.
O Marketing Humanizado é uma estratégia focada no aspecto humano e suas necessidades, na realidade do mercado e valoriza, especialmente, o mundo que é feito de pessoas, por pessoas e para pessoas. Essa tendência está ligada à vontade dos consumidores de se sentirem identificados com as marcas. Dentro da sua Software House, você pode investir no Marketing Humanizado em um e-mail marketing que te aproxime do cliente ou um conteúdo interativo que permita entender melhor as dores e demandas do seu público-alvo, por exemplo.
Vale ressaltar que o Marketing Humanizado se estrutura em três pilares básicos: empatia, ética e emoção. Sendo assim, é de suma importância que exista uma mudança interna de cultura na sua Software House e o cliente se torne o centro da estratégia.
6 dicas para implementar o Marketing Humanizado na sua Software House
Agora você deve estar pensando “Ok, já entendi o conceito e na teoria parece tudo perfeito, mas é impossível tratar cada cliente de forma personalizada diante de tantas demandas das equipes”. Nem tenho bola de cristal, mas acho que acertei o que está passando na sua cabeça, não é mesmo? Mas pode relaxar, porque mais do que a explicação do conceito de Marketing Humanizado, aqui você vai conferir 6 práticas para conquistar e fidelizar clientes por meio dessa estratégia!
Estabeleça e conheça a sua persona
Para criar conteúdos que atendam às reais necessidades e interesses do seu público é preciso captar a realidade dele. Isso deve ser feito através da definição da persona da sua Software House, que nada mais é do que a representação do seu cliente ideal, com quem você quer conversar e estreitar o relacionamento. Estabelecer o perfil da persona, as dores e necessidades, além da forma como ela se comunica é imprescindível para desenvolver o Marketing Humanizado.
Para conseguir decifrar a sua persona, é preciso estimular os seus clientes (ou potencial cliente) a se cadastrarem no seu site ou landing page. Dessa forma, você terá acesso a dados que deseja, como gênero, nome, idade, e-mail ou qualquer outro que você julgar útil para a sua estratégia de segmentação. É válido apostar ainda em análises dos perfis dos visitantes do seu site e, até mesmo, entrevistar clientes fiéis à sua marca (uma dica é enviar questionários para a sua base de e-mails).
Focar na sua persona garante que as chances de retorno sejam maiores. Isso porque, todos os seus esforços serão voltados para quem realmente se identifica com a sua Software House. O seu time não vai perder tempo e/ou verba tentando conquistar pessoas que dificilmente se tornarão seus clientes.
Invista em storytelling
Desde criança, ouvimos histórias contadas pelos nossos pais, avós, professores e até hoje depois de um longo dia de estudo e trabalho, mergulhamos em narrativas de filmes, séries e novelas para relaxar… é inegável que as histórias estão na essência do ser humano. Contar histórias ajuda a envolver pessoas e se conectar com as emoções delas. É por isso que o storytelling é um dos métodos mais eficientes do Marketing Humanizado.
Storytelling é a arte de contar histórias com narrativas envolventes, geralmente utilizando recursos audiovisuais, verbais, textuais, etc. Na produção de um storytelling, a descrição de histórias tende a engajar as pessoas, despertar sua atenção e mexer com suas emoções. O intuito dessa estratégia é promover o seu negócio e vender o seu produto/serviço de forma discreta e indireta.
Exemplos de como você pode investir no storytelling dentro da sua Software House:
- Gravar vídeos mostrando como é o dia a dia da organização;
- Entrevistar colaboradores;
- Contar a trajetória da empresa;
- Fazer postagens explicando algum processo do seu produto ou serviço.
Converse com o seu público
Um grande diferencial para sua Software House dentro do Marketing Humanizado é manter uma relação próxima com seu público, conversando com ele. As pessoas querem ser ouvidas e se você fizer isso, elas vão se sentir muito mais conectadas com a sua marca. Prova disso é a pesquisa da Sprout Social, que revela que, para um usuário, curtir ou responder é a principal forma de unir marcas e consumidores nas redes sociais. Portanto, responda comentários e mensagens, curta as publicações dos usuários, republique os posts dos clientes. Mantenha-os sempre próximos!
Além disso, mais do que interagir com seu público, é interessante utilizar uma linguagem conversacional nos seus conteúdos, como se estivesse falando diretamente com os leitores do seu blog ou seguidores nas redes sociais. Defina uma forma de comunicação que faça as pessoas se identificarem e se sentirem à vontade com a sua marca, como se estivessem falando com um amigo.
Mostre as pessoas que estão por trás da sua marca
Para humanizar sua Software House, nada melhor do que mostrar aos seus clientes que ela é feita por pessoas. Isso porque, eles entendem que, na verdade, estão se relacionando com outras pessoas. Mas afinal, como você pode fazer isso?
Um exemplo é convidar os colaboradores a gravarem vídeos para serem postados nos stories do Instagram ou algo ainda mais simples para quem tem vergonha de câmera: utilizá-los como especialistas em artigos do blog.
Há, ainda, uma tendência denominada employee advocacy, em que os próprios funcionários podem criar conteúdos em seus perfis como defensores da marca nas redes sociais. De acordo com uma pesquisa da Sprout Social, 72% das pessoas se sentem mais conectadas com uma marca cujos colaboradores compartilham conteúdo nas redes sociais. Elas gostam de conhecer esses colaboradores, saber que existem pessoas reais por trás dos conteúdos e confiam mais nelas do que nas próprias marcas.
É necessário ressaltar também que as pessoas que acompanham a sua marca não querem saber apenas do seu produto, das suas ofertas e promoções, elas almejam também participar do universo da sua Software House. Uma dica é você combinar publicações comerciais com conteúdos humanizados usando o princípio 80/20:
- 20% dos conteúdos devem falar sobre produtos, ofertas e promoções;
- 80% dos conteúdos devem abordar assuntos relacionados ao universo da marca, como dicas, explicações conceituais, dados de pesquisas…
Crie uma comunidade com seus clientes
Já ficou perceptível até aqui que se a sua Software House interagir de forma mais próxima com os clientes, ela conseguirá entender melhor suas dúvidas, angústias, necessidades e comportamentos e, desse modo, desenvolver conteúdos mais direcionados para a persona e, consequentemente, mais humanizados.
E, uma outra forma, de atingir esse propósito é criar uma comunidade com os seus clientes. Seja através de grupos nas redes sociais, eventos online ou por meio da criação de uma área exclusiva para membros no site. O importante é que, nesses ambientes, você ofereça conteúdos exclusivos, que se comunicam diretamente com essas pessoas e humanizam ainda mais a relação com a marca.
Posicione-se como empresa
Desde o Marketing 3.0, os consumidores querem que as marcas tenham posicionamento. Isso quer dizer que sua Software House deve expor gostos e interesses próprios, defender causas e pautas importantes e assumir compromissos. Quando uma marca expressa os valores que são seus pilares, se torna mais humana e as pessoas se identificam com o que a marca defende, por exemplo.
Nos conteúdos humanizados, esses valores podem aparecer de forma implícita nas histórias que a marca conta, na linguagem que utiliza e nos assuntos que aborda.
Conclusão
Viu como é simples investir no Marketing Humanizado? Não tem mistério, você só precisa adotar algumas práticas para despertar a essência das pessoas.
Caso tenha gostado de se atualizar com essa tendência para sua Software House, então você não pode perder o nosso evento TecnoUpdate for Sales, que aborda as principais estratégias e novidades do mercado de marketing e vendas.
Se você é um profissional de marketing e vendas que atua - ou deseja atuar - em uma Software House, esse evento foi pensando especialmente para você. Não perca!