Já ouviu falar em Marketing 5.0? Venha descobrir o que é, sua importância, elementos e como colocá-lo em prática dentro da organização que você atua!
Tempo de Leitura: 4 minutos
Assim como a indústria e outros setores, o Marketing está sempre evoluindo e, por isso, os estudiosos da área dividem as movimentações e mudanças em versões ou eras. Agora, por exemplo, estamos entrando na era do Marketing 5.0!
Se você é um profissional da área ou um interessado, mas se confunde com esses conceitos, isso muda já! Neste artigo, repassaremos por todas as eras anteriores do Marketing e te explicaremos os pontos essenciais para você dominar o Marketing 5.0.
Então, continue a leitura até o final para conhecer este conceito, suas características, elementos e importância, e, claro, como aplicá-lo por aí!
O que é Marketing 5.0?
Como era de se esperar, o Marketing 5.0 tem tudo a ver com a ascensão dos dados, do digital e da tecnologia que estamos vivendo. Ao mesmo tempo em que o seu foco está nas pessoas, nas experiência e na criação de valor na jornada do cliente.
Este conceito é uma criação de ninguém mais ninguém menos que Philip Kotler, o “pai” do Marketing e teórico responsável pelas demais definições importantes da área.
Ele aparece no livro Marketing 5.0: Tecnologia para a Humanidade, escrito por ele e outros autores colaboradores, e tem como fator acelerador a pandemia. Em seus escritos, Kotler afirma:
“O Marketing 5.0 é, por definição, a aplicação de tecnologias que mimetizam o comportamento humano para criar, comunicar, entregar e aumentar o valor ao longo da jornada do cliente. Apesar da discussão aprofundada sobre tecnologia, é importante ter em mente que a humanidade deve continuar sendo o foco central do Marketing 5.0.”
Ou seja, falar em Marketing 5.0 significa falar em um Marketing baseado em dados; que explore recursos como a inteligência artificial, a realidade aumentada, o metaverso e a internet das coisas; e use tudo isso em favor da experiência do consumidor e usuário.
“É hora de as empresas liberarem plenamente a força das tecnologias avançadas em suas estratégias, táticas e operações de marketing. A tecnologia deve ser alavancada para o bem da humanidade.”, defende Philip Kotler
Philip Kotler
Como falamos, Philip Kotler é um nome que não pode ser ignorado se você está de alguma forma inserido na área de Marketing, direta ou indiretamente.
Ele tem mais de 50 obras traduzidas para mais de 25 idiomas e, segundo o The Wall Street Journal, é um dos 10 pensadores mais influentes da área de negócios.
Além disso, é autor de conceitos-chave como “o cliente sempre tem razão”, “os 4P’s do Marketing” e todas as eras anteriores deste segmento.
Comparando o Marketing 5.0 com os anteriores
Para compreender ainda melhor o que propõe o Marketing 5.0 é bacana conhecer e dominar os períodos anteriores, pois eles formam uma evolução e acompanham as mudanças da nossa sociedade.
Marketing 1.0
O Marketing 1.0 é a “era do produto''. Ele surge logo após a Revolução Industrial e é sobre otimizar a produção, atingir mais pessoas e vender para gerar lucros.
Marketing 2.0
O Marketing 2.0 é a “era dos consumidores”. É aqui que os produtos passam a ser adaptados às necessidades e desejos dos clientes e ideias como segmentação do público-alvo e relacionamento com o cliente passaram a ser desenvolvidas.
Marketing 3.0
O Marketing 3.0 é a “era dos valores”. Nesse período, os consumidores continuam em foco, mas são vistos com mais profundidade e complexidade. As marcas buscam oferecer soluções que solucionem problemas sociais, reflitam uma cultura e gerem autorrealização.
Marketing 4.0
Já a Marketing 4.0 marca a “era digital” e é uma evolução natural do Marketing 3.0. O objetivo é criar experiências online e offline positivas e que conduzam o consumidor em cada etapa da jornada de compra e do funil de vendas.
Elementos do Marketing 5.0
Os principais elementos que caracterizam o Marketing 5.0 são:
Data-driven marketing
O primeiro e principal elemento do Marketing 5.0 é a sua base em dados. A coleta e análise de informações é essencial para construir cenários mais assertivos e completos, bem como guiar e otimizar as decisões e estratégias.
Marketing contextual
O marketing contextual é mais um dos elementos essenciais desta era, pois é ele que permite a personalização e humanização das interações através de sensores e interfaces.
Neste caso, dois fatores principais são considerados, os gatilhos que identificam a melhor hora e forma de impactar o público e as respostas que são as ações em si.
Marketing preditivo
Conectado ao marketing baseado em dados, outro elemento que surge nessa era é o marketing preditivo, no qual análises são usadas para prever e ajustar resultados estratégicos pensando em um lançamento futuro.
Marketing aumentado
Temos também o marketing aumentado que envolve as soluções tech que imitam a atividade humana e otimizam a rotina e resultados dos profissionais da área. Estamos falando, por exemplo, das assistentes virtuais e dos chatbots.
Marketing ágil
E, por fim, para dar conta dos demais elementos, o Marketing 5.0 precisa ser ágil e, mais uma vez, encontra sua base na tecnologia: a metodologia ágil garante a visão, diversidade e autonomia para os profissionais desenvolverem e validarem suas estratégias.
Qual a importância do Marketing 5.0?
O Marketing 5.0 reflete e colabora com o contexto atual. Vivemos num mundo hiperconectado, em que os consumidores são cada vez mais exigentes e levam muito mais do que somente o preço em conta nas suas decisões de compra.
Os clientes querem comprar de marcas que os representem, sejam socialmente e ambientalmente responsáveis, se posicionem e, principalmente, reconheçam seu valor e se ofereçam experiências diferenciadas.
E é somente a partir dessas premissas que os negócios e os relacionamentos vão evoluir e nós vamos conseguir construir uma realidade melhor para todos.
Como aplicar o Marketing 5.0?
Não há uma única maneira de colocar o Marketing 5.0 em prática, mas uma boa forma de começar é estudando e aplicando seus elementos.
Além disso, nunca esqueça de colocar o cliente no centro e buscar formas de construir experiências que sejam cada vez mais completas, sensoriais e personalizadas para ele.
Por fim, pense em estratégias para demonstrar e equilibrar as questões socioambientais, a inovação e a tecnologia!
Um fórum para profissionais de marketing de software houses
Deu para notar o quanto o segmento do marketing é complexo, potente e essencial para a evolução dos negócios e das interações entre marcas, pessoas e tecnologia, não é?
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