Jรก ouviu falar em Marketing 5.0? Venha descobrir o que รฉ, sua importรขncia, elementos e como colocรก-lo em prรกtica dentro da organizaรงรฃo que vocรช atua!
Tempo de Leitura: 4 minutos
Assim como a indรบstria e outros setores, o Marketing estรก sempre evoluindo e, por isso, os estudiosos da รกrea dividem as movimentaรงรตes e mudanรงas em versรตes ou eras. Agora, por exemplo, estamos entrando na era do Marketing 5.0!
Se vocรช รฉ um profissional da รกrea ou um interessado, mas se confunde com esses conceitos, isso muda jรก! Neste artigo, repassaremos por todas as eras anteriores do Marketing e te explicaremos os pontos essenciais para vocรช dominar o Marketing 5.0.
Entรฃo, continue a leitura atรฉ o final para conhecer este conceito, suas caracterรญsticas, elementos e importรขncia, e, claro, como aplicรก-lo por aรญ!
O que รฉ Marketing 5.0?
Como era de se esperar, o Marketing 5.0 tem tudo a ver com a ascensรฃo dos dados, do digital e da tecnologia que estamos vivendo. Ao mesmo tempo em que o seu foco estรก nas pessoas, nas experiรชncia e na criaรงรฃo de valor na jornada do cliente.
Este conceito รฉ uma criaรงรฃo de ninguรฉm mais ninguรฉm menos que Philip Kotler, o โpaiโ do Marketing e teรณrico responsรกvel pelas demais definiรงรตes importantes da รกrea.ย
Ele aparece no livro Marketing 5.0: Tecnologia para a Humanidade, escrito por ele e outros autores colaboradores, e tem como fator acelerador a pandemia. Em seus escritos, Kotler afirma:
โO Marketing 5.0 รฉ, por definiรงรฃo, a aplicaรงรฃo de tecnologias que mimetizam o comportamento humano para criar, comunicar, entregar e aumentar o valor ao longo da jornada do cliente. Apesar da discussรฃo aprofundada sobre tecnologia, รฉ importante ter em mente que a humanidade deve continuar sendo o foco central do Marketing 5.0.โ
Ou seja, falar em Marketing 5.0 significa falar em um Marketing baseado em dados; que explore recursos como a inteligรชncia artificial, a realidade aumentada, o metaverso e a internet das coisas; e use tudo isso em favor da experiรชncia do consumidor e usuรกrio.
โร hora de as empresas liberarem plenamente a forรงa das tecnologias avanรงadas em suas estratรฉgias, tรกticas e operaรงรตes de marketing. A tecnologia deve ser alavancada para o bem da humanidade.โ, defende Philip Kotler
Philip Kotler
Como falamos, Philip Kotler รฉ um nome que nรฃo pode ser ignorado se vocรช estรก de alguma forma inserido na รกrea de Marketing, direta ou indiretamente.
Ele tem mais de 50 obras traduzidas para mais de 25 idiomas e, segundo o The Wall Street Journal, รฉ um dos 10 pensadores mais influentes da รกrea de negรณcios.
Alรฉm disso, รฉ autor de conceitos-chave como โo cliente sempre tem razรฃoโ, โos 4Pโs do Marketingโ e todas as eras anteriores deste segmento.ย
Comparando o Marketing 5.0 com os anteriores
Legenda: Eles formam uma evoluรงรฃo e acompanham as mudanรงas da nossa sociedade. | Imagem: Freepik
Para compreender ainda melhor o que propรตe o Marketing 5.0 รฉ bacana conhecer e dominar os perรญodos anteriores, pois eles formam uma evoluรงรฃo e acompanham as mudanรงas da nossa sociedade.
Marketing 1.0
O Marketing 1.0 รฉ a โera do produto''. Ele surge logo apรณs a Revoluรงรฃo Industrial e รฉ sobre otimizar a produรงรฃo, atingir mais pessoas e vender para gerar lucros.
Marketing 2.0
O Marketing 2.0 รฉ a โera dos consumidoresโ. ร aqui que os produtos passam a ser adaptados ร s necessidades e desejos dos clientes e ideias como segmentaรงรฃo do pรบblico-alvo e relacionamento com o cliente passaram a ser desenvolvidas.
Marketing 3.0
O Marketing 3.0 รฉ a โera dos valoresโ. Nesse perรญodo, os consumidores continuam em foco, mas sรฃo vistos com mais profundidade e complexidade. As marcas buscam oferecer soluรงรตes que solucionem problemas sociais, reflitam uma cultura e gerem autorrealizaรงรฃo.
Marketing 4.0
Jรก a Marketing 4.0 marca a โera digitalโ e รฉ uma evoluรงรฃo natural do Marketing 3.0. O objetivo รฉ criar experiรชncias online e offline positivas e que conduzam o consumidor em cada etapa da jornada de compra e do funil de vendas.
Elementos do Marketing 5.0
Legenda: O primeiro e principal elemento do Marketing 5.0 รฉ a sua base em dados. | Imagem: Freepik
Os principais elementos que caracterizam o Marketing 5.0 sรฃo:
Data-driven marketing
O primeiro e principal elemento do Marketing 5.0 รฉ a sua base em dados. A coleta e anรกlise de informaรงรตes รฉ essencial para construir cenรกrios mais assertivos e completos, bem como guiar e otimizar as decisรตes e estratรฉgias.
Marketing contextual
O marketing contextual รฉ mais um dos elementos essenciais desta era, pois รฉ ele que permite a personalizaรงรฃo e humanizaรงรฃo das interaรงรตes atravรฉs de sensores e interfaces.ย
Neste caso, dois fatores principais sรฃo considerados, os gatilhos que identificam a melhor hora e forma de impactar o pรบblico e as respostas que sรฃo as aรงรตes em si.
Marketing preditivo
Conectado ao marketing baseado em dados, outro elemento que surge nessa era รฉ o marketing preditivo, no qual anรกlises sรฃo usadas para prever e ajustar resultados estratรฉgicos pensando em um lanรงamento futuro.ย
Marketing aumentado
Temos tambรฉm o marketing aumentado que envolve as soluรงรตes tech que imitam a atividade humana e otimizam a rotina e resultados dos profissionais da รกrea. Estamos falando, por exemplo, das assistentes virtuais e dos chatbots.
Marketing รกgil
E, por fim, para dar conta dos demais elementos, o Marketing 5.0 precisa ser รกgil e, mais uma vez, encontra sua base na tecnologia: a metodologia รกgil garante a visรฃo, diversidade e autonomia para os profissionais desenvolverem e validarem suas estratรฉgias.
Qual a importรขncia do Marketing 5.0?
O Marketing 5.0 reflete e colabora com o contexto atual. Vivemos num mundo hiperconectado, em que os consumidores sรฃo cada vez mais exigentes e levam muito mais do que somente o preรงo em conta nas suas decisรตes de compra.
Os clientes querem comprar de marcas que os representem, sejam socialmente e ambientalmente responsรกveis, se posicionem e, principalmente, reconheรงam seu valor e se ofereรงam experiรชncias diferenciadas.
E รฉ somente a partir dessas premissas que os negรณcios e os relacionamentos vรฃo evoluir e nรณs vamos conseguir construir uma realidade melhor para todos.
Como aplicar o Marketing 5.0?
Legenda: Nunca esqueรงa de colocar o cliente no centro e buscar formas de construir experiรชncias. | Imagem: Freepik
Nรฃo hรก uma รบnica maneira de colocar o Marketing 5.0 em prรกtica, mas uma boa forma de comeรงar รฉ estudando e aplicando seus elementos.ย
Alรฉm disso, nunca esqueรงa de colocar o cliente no centro e buscar formas de construir experiรชncias que sejam cada vez mais completas, sensoriais e personalizadas para ele.
Por fim, pense em estratรฉgias para demonstrar e equilibrar as questรตes socioambientais, a inovaรงรฃo e a tecnologia!
Um fรณrum para profissionais de marketing de software houses
Deu para notar o quanto o segmento do marketing รฉ complexo, potente e essencial para a evoluรงรฃo dos negรณcios e das interaรงรตes entre marcas, pessoas e tecnologia, nรฃo รฉ?
Entรฃo, nรฃo pare por aqui e venha continuar aprofundando e trocando conhecimentos dessa รกrea no fรณrum da Casa do Desenvolvedor, que tambรฉm รฉ para profissionais de marketing e vendas:
E explore tambรฉm os nossos conteรบdos sobre Marketing โ vocรช vai gostar!